Que alternativas existem ao 4x4x2 de Sérgio Conceição?

- Advertisement -

O início de época do FC Porto não tem sido o melhor, sendo que as fragilidades que já se notavam na época passada não foram colmatadas, e que são os defesas laterais. Do lado direito, João Mário é sem dúvida a melhor opção de Conceição para a posição, muito bom ofensivamente, sendo o jogador com mais assistências neste início de época ao serviço do Porto.

Num sistema defensivo com quatro defesas, como joga atualmente o Porto, notam-se muito mais as suas debilidades defensivas, principalmente em jogos com equipas mais fortes e capazes ofensivamente.

A lateral esquerda portista continua a ser para mim o setor mais frágil desta equipa, tanto ofensivamente como defensivamente. Sérgio Conceição afirmou que Zaidu é humilde, e que assim poderá progredir mais rapidamente, no entanto, e indo para a 3.º época de dragão ao peito, é notório que a evolução preconizada para Zaidu pelo treinador ainda não se verifica, embora já exista uma certa evolução de Zaidu, que como lateral ainda não sabe cruzar uma bola para a área, tendo começado a evitar fazê-los, preferindo esperar pela alternativa e passar a bola.

FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Claro que em jogos contra equipas mais fracas e que jogam mais fechadas os laterais atuam quase como alas, tendo poucas preocupações defensivas, no entanto, contra equipas mais fortes é necessário que os mesmos estejam ao seu melhor nível, algo que não se tem verificado.

Assim sendo, acho que Sérgio Conceição poderia combater os problemas nas laterais através da adoção de uma nova tática, e não colocando Pêpê na lateral direita, retirando-lhe muita preponderância no jogo, principalmente na parte mais adiantada do terreno.

Como Sérgio Conceição não pretendia jogar com um sistema de três defesas, o Porto conta apenas com quatro centrais de raiz para a posição, sendo que Mumim, ex-jogador do Vitória SC, era uma excelente opção e a um preço acessível (vendido neste mercado por 1,5 milhões de euros por 50% do passe ao Rayo Vallecano de Madrid), assim como Tormena, jogador do SC Braga, e que acaba contrato em 2024, o que poderia facilitar uma transferência.

Pepe defesa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Tirando este momento de scout, acho que a equipa do Porto poderia fazer a diferença jogando em 3x4x3, combatendo assim as debilidades nas suas laterais. Pepe poderia fazer de central pelo meio, David Carmo pela esquerda e Marcano ou Fábio Cardoso pela direita, na ala esquerda poderia jogar Galeno, que fez essa posição em Braga, e na ala direita poderia jogar Otávio.

O centro do terreno teria a dupla formada por Uribe e Eustáquio ou André Franco, e o trio ofensivo, tendo em conta as opções mais utilizadas por Sérgio Conceição, por Taremi, Evanilson e Pêpê.

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Gilberto Filipe sagra-se tricampeão mundial de Equitação de Trabalho

Gilberto Filipe tornou-se tricampeão mundial de Equitação de Trabalho. O português é o primeiro cavaleiro a alcançar este feito.

Marcus Edwards toma decisão e vai representar a seleção do Chipre

Marcus Edwards decidiu representar a seleção do Chipre. O antigo extremo do Sporting tem dupla nacionalidade britânico-cipriota.

Liga Saudita e Cristiano Ronaldo quer castigo de adeptos que provocaram Ruben Neves

A Liga da Arábia Saudita condenou os adeptos que provocaram Rúben Neves com cânticos sobre Diogo Jota. Cristiano Ronaldo também exigiu uma ação da Liga.

FC Porto: 4 jogadores trabalham em dia de folga antes da preparação para o Clássico frente ao Benfica

Em dia de folga para o resto do plantel do FC Porto, João Costa, Zaidu, Victor Froholdt e Oskar Pietuszewski realizaram trabalho de recuperação.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana desiludida com Gonçalo Ramos: «Rendimento fica aquém do investimento de 74 milhões de euros»

Três grandes jornais italianos e vários comentadores deixaram críticas a Gonçalo Ramos, que leva um golo nos primeiros quatro jogos pelo AC Milan.

Leonardo Jardim e a vitória do Flamengo sobre o Corinthians: «Se houvesse justiça, seria 10 a 1»

Leonardo Jardim elogiou Bruno Henrique e a vitória do Flamengo frente ao Corinthians, destacando o regresso à liderança do Brasileirão.

Rúben Dias acusa Bruno Fernandes de agressão: «Fiquei um bocado confuso»

Rúben Dias reagiu à vitória do Manchester City no terreno do Manchester United e afirmou que Bruno Fernandes agrediu Phil Foden no lance da expulsão.