📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que alternativas existem ao 4x4x2 de Sérgio Conceição?

- Advertisement -

O início de época do FC Porto não tem sido o melhor, sendo que as fragilidades que já se notavam na época passada não foram colmatadas, e que são os defesas laterais. Do lado direito, João Mário é sem dúvida a melhor opção de Conceição para a posição, muito bom ofensivamente, sendo o jogador com mais assistências neste início de época ao serviço do Porto.

Num sistema defensivo com quatro defesas, como joga atualmente o Porto, notam-se muito mais as suas debilidades defensivas, principalmente em jogos com equipas mais fortes e capazes ofensivamente.

A lateral esquerda portista continua a ser para mim o setor mais frágil desta equipa, tanto ofensivamente como defensivamente. Sérgio Conceição afirmou que Zaidu é humilde, e que assim poderá progredir mais rapidamente, no entanto, e indo para a 3.º época de dragão ao peito, é notório que a evolução preconizada para Zaidu pelo treinador ainda não se verifica, embora já exista uma certa evolução de Zaidu, que como lateral ainda não sabe cruzar uma bola para a área, tendo começado a evitar fazê-los, preferindo esperar pela alternativa e passar a bola.

FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Claro que em jogos contra equipas mais fracas e que jogam mais fechadas os laterais atuam quase como alas, tendo poucas preocupações defensivas, no entanto, contra equipas mais fortes é necessário que os mesmos estejam ao seu melhor nível, algo que não se tem verificado.

Assim sendo, acho que Sérgio Conceição poderia combater os problemas nas laterais através da adoção de uma nova tática, e não colocando Pêpê na lateral direita, retirando-lhe muita preponderância no jogo, principalmente na parte mais adiantada do terreno.

Como Sérgio Conceição não pretendia jogar com um sistema de três defesas, o Porto conta apenas com quatro centrais de raiz para a posição, sendo que Mumim, ex-jogador do Vitória SC, era uma excelente opção e a um preço acessível (vendido neste mercado por 1,5 milhões de euros por 50% do passe ao Rayo Vallecano de Madrid), assim como Tormena, jogador do SC Braga, e que acaba contrato em 2024, o que poderia facilitar uma transferência.

Pepe defesa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Tirando este momento de scout, acho que a equipa do Porto poderia fazer a diferença jogando em 3x4x3, combatendo assim as debilidades nas suas laterais. Pepe poderia fazer de central pelo meio, David Carmo pela esquerda e Marcano ou Fábio Cardoso pela direita, na ala esquerda poderia jogar Galeno, que fez essa posição em Braga, e na ala direita poderia jogar Otávio.

O centro do terreno teria a dupla formada por Uribe e Eustáquio ou André Franco, e o trio ofensivo, tendo em conta as opções mais utilizadas por Sérgio Conceição, por Taremi, Evanilson e Pêpê.

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Fernando Tavares: Peço desculpas a João Noronha Lopes»

Fernando Tavares, antigo vice-presidente do Benfica, decidiu pedir desculpas a João Noronha Lopes, ex-candidato à liderança dos encarnados.

Taça de Portugal: jogador do Atlético CP marca reencontro com o Benfica

O Atlético CP conta no seu plantel principal com um elemento que fez parte da sua formação no Benfica. Paulinho é lateral direito.

Gonçalo Guedes tenta ‘renascer’ na Real Sociedad: os números do internacional português em 2025/26

Gonçalo Guedes foi contratado esta temporada pela Real Sociedad, deixando o Wolverhampton por quatro milhões de euros.

Juventus atenta a defesa francês do AS Mónaco

Christian Mawissa está na rota da Juventus para reforçar o eixo defensivo da Vecchia Signora. O jovem francês pertence aos quadros do AS Mónaco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid e Manchester City estão atentos: Elche quer 20 milhões de euros por pérola

O Real Madrid e o Manchester City estão interessados em Rodrigo Mendoza, médio que pertence aos quadros do Elche.

RFEF confirma o estádio que vai acolher as próximas 3 finais da Taça do Rei de Espanha

O estádio La Cartuja vai acolher as próximas três finais da Taça do Rei de Espanha. A informação foi oficializada pela Federação Espanhola.

Frederico Varandas prepara-se para ter adversário nas presidenciais do Sporting

O Sporting vai contar com eleições presidenciais em março de 2026 e Frederico Varandas não deve ser o único candidato.