Que alternativas existem ao 4x4x2 de Sérgio Conceição?

- Advertisement -

O início de época do FC Porto não tem sido o melhor, sendo que as fragilidades que já se notavam na época passada não foram colmatadas, e que são os defesas laterais. Do lado direito, João Mário é sem dúvida a melhor opção de Conceição para a posição, muito bom ofensivamente, sendo o jogador com mais assistências neste início de época ao serviço do Porto.

Num sistema defensivo com quatro defesas, como joga atualmente o Porto, notam-se muito mais as suas debilidades defensivas, principalmente em jogos com equipas mais fortes e capazes ofensivamente.

A lateral esquerda portista continua a ser para mim o setor mais frágil desta equipa, tanto ofensivamente como defensivamente. Sérgio Conceição afirmou que Zaidu é humilde, e que assim poderá progredir mais rapidamente, no entanto, e indo para a 3.º época de dragão ao peito, é notório que a evolução preconizada para Zaidu pelo treinador ainda não se verifica, embora já exista uma certa evolução de Zaidu, que como lateral ainda não sabe cruzar uma bola para a área, tendo começado a evitar fazê-los, preferindo esperar pela alternativa e passar a bola.

FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Claro que em jogos contra equipas mais fracas e que jogam mais fechadas os laterais atuam quase como alas, tendo poucas preocupações defensivas, no entanto, contra equipas mais fortes é necessário que os mesmos estejam ao seu melhor nível, algo que não se tem verificado.

Assim sendo, acho que Sérgio Conceição poderia combater os problemas nas laterais através da adoção de uma nova tática, e não colocando Pêpê na lateral direita, retirando-lhe muita preponderância no jogo, principalmente na parte mais adiantada do terreno.

Como Sérgio Conceição não pretendia jogar com um sistema de três defesas, o Porto conta apenas com quatro centrais de raiz para a posição, sendo que Mumim, ex-jogador do Vitória SC, era uma excelente opção e a um preço acessível (vendido neste mercado por 1,5 milhões de euros por 50% do passe ao Rayo Vallecano de Madrid), assim como Tormena, jogador do SC Braga, e que acaba contrato em 2024, o que poderia facilitar uma transferência.

Pepe defesa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Tirando este momento de scout, acho que a equipa do Porto poderia fazer a diferença jogando em 3x4x3, combatendo assim as debilidades nas suas laterais. Pepe poderia fazer de central pelo meio, David Carmo pela esquerda e Marcano ou Fábio Cardoso pela direita, na ala esquerda poderia jogar Galeno, que fez essa posição em Braga, e na ala direita poderia jogar Otávio.

O centro do terreno teria a dupla formada por Uribe e Eustáquio ou André Franco, e o trio ofensivo, tendo em conta as opções mais utilizadas por Sérgio Conceição, por Taremi, Evanilson e Pêpê.

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.