Análise aos pecados do FC Porto em 2016/2017

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Nota introdutória: num país onde imperasse a seriedade notas como estas seriam desnecessárias, mas como não é o caso, vejo-me forçado a escrevê-la. A análise abaixo serve para expor aquilo que, na minha opinião, foram os erros do FC Porto na época 2016/2017, não serve em momento algum para desculpar os erros de arbitragem que entregaram de bandeja o título de campeão ao Benfica.

No momento em que escrevo isto ainda não há treinador contratado para a próxima época, embora se fale insistentemente em Marco Silva. E, caso se confirme, chega com alguns anos de atraso. Um, pelo menos. Nuno Espírito Santo (NES) nunca teria sido a minha escolha. E não o digo com base nos resultados, porque em condições de igualdade na competição entre todos os candidatos o FC Porto teria sido campeão apesar de NES. Digo-o porque lhe faltava experiência, faltava-lhe ter dado provas no passado, faltava-lhe mostrar alguma chama. Não é que o MS seja um veterano, mas, mesmo na altura, quando se comparava o percurso de um e outro, a escolha tornava-se óbvia.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Além de não ter sido uma escolha que entusiasmasse os adeptos, NES recebeu ainda um grupo de trabalho com algumas lacunas e alguns problemas. A defesa só ficou completa no fim de Agosto com a chegada de Boly; Brahimi ficou mas não contava; para o ataque havia dois miúdos (André Silva e Jota) e Depoitre que não merece grandes comentários; e no meio-campo era a confusão total tendo em conta a quantidade de jogadores para aquele sector. Chega Setembro, sai Antero Henrique e entra Luís Gonçalves (LG), e algo me diz que a trapalhada que foi para formar o plantel não pode ser dissociada desta troca de director desportivo, chamemos-lhe assim.

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica não perde na Primeira Liga há um ano

Com a vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica cumpriu 12 meses sem derrotas. A última derrota veio a 25 de janeiro de 2025 frente ao Casa Pia.

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.

Manchester City pode perder um dos defesas-centrais a custo zero no final da temporada

John Stones está preparado para abandonar o Manchester City no final da temporada. O inglês não chegou a acordo para renovação e termina o atual contrato em junho.

O regresso de Álvaro Carreras ao Estádio da Luz

Na Luz, Samuel Dahl continua sem fazer esquecer totalmente Álvaro Carreras, que desbrava mundo em Madrid e assume-se como um dos melhores laterais da actualidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidas as horas das conferências de imprensa de José Mourinho e de Álvaro Arbeloa para o Benfica x Real Madrid

José Mourinho vai fazer a conferência de imprensa de antevisão do Benfica x Real Madrid, nesta terça-feira, às 14h. Já Álvaro Arbeloa fala às 19h.

Atenção Benfica: André Luiz quer rumar ao Olympiacos e os seus representantes já reuniram com o clube

Os representantes de André Luiz já reuniram com o Olympiacos, numa altura em que, tanto o jogador como o clube grego, estão interessadas em finalizar a transferência.

Gonçalo Paciência pode estar de regresso ao futebol português

Gonçalo Paciência está na lista do Santa Clara. O ponta de lança de 31 anos está sem clube, depois de ter terminado a ligação ao Sport Recife.