André Silva, o fazedor de sonhos

fc porto cabeçalho

André Silva é já uma certeza no panorama futebolístico nacional. Desde cedo que todos lhe reconheceram capacidades para ser o Ponta de Lança que falta à seleção há vários anos e também o ponta de lança português que o Futebol Clube do Porto não tem desde os tempos de Domingos Paciência. Todos sabemos que é uma herança pesada nos azuis e brancos que tiveram em Fernando Gomes o expoente máximo na posição 9 mas o jovem avançado tem-se mostrado à altura dos acontecimentos com exibições e golos que fazem antever um grande presente e um ainda maior futuro.

Mas vejamos as estatísticas do natural de Baguim do Monte começando pela sua etapa na equipa de juniores A do Porto que, nas épocas 2012/2013 e 2013/2014 marcou 47 golos em 59 jogos. Números impressionantes para um avançado de 18 anos. Nessa época de 2013/2014 consegue a chamada à equipa B do Porto e, em 21 jogos, fatura por 3 ocasiões na sua estreia na 2ª Liga, um campeonato mais difícil e marcado todos os anos pela competitividade e equilíbrio entre as equipas.

Na época de 2014/2015, numa fase de consolidação, em 41 jogos faz 9 golos pela equipa B dos azuis e brancos, mas a explosão no escalão sénior dá-se na época passada ao capitanear a equipa secundária dos dragões e fazendo a bola beijar as redes por 15 vezes em 31 jogos, sagrando-se o melhor jogador e a revelação da 2ªLiga, o que permitiu a estreia na equipa A do Porto marcando três golos (dois deles na final da taça contra o Braga, e um no último jogo do campeonato). Os adeptos já pediam a estreia de André Silva e o fim de época a marcar deixou água na boca dos sócios e simpatizantes portistas. Também nas seleções jovens despontou, com aquele Campeonato Europeu de sub-19 em 2014 onde marcou 5 golos na fase final e se tornou numa das revelações da competição onde ajudou Portugal a chegar a final, perdendo com a Alemanha.

André Silva está em grande forma no FC Porto Fonte: FC Porto
André Silva está em grande forma no FC Porto
Fonte: FC Porto

A continuidade de André Silva para esta época como aposta a titular na frente de ataque do Porto foi das melhores notícias que os portistas puderam receber no início da época. A herança é pesada, mas o talento deste jogador de 20 anos, quase 21, é enorme. Bateu um recorde de 88 anos da seleção e marcou o seu primeiro hat-trick com a camisola das quinas mais cedo que Eusébio e Ronaldo, sendo também titular da frente de ataque dos dragões envergando, curiosamente, não a camisola 9 mas a 10. Quer dizer alguma coisa, não?

O futuro é promissor e com o treino e aconselhamento adequados, André Silva poderá tornar-se num caso sério no futebol nacional e, acima de tudo, do futebol europeu. Claro está, existem defeitos a ser trabalhados como o 1×1 em que se mostra ainda bastante débil e, por vezes, tem de ser mais eficaz na hora de aproveitar as oportunidades, mas o talento e a inteligência estão lá, têm de ser orientados sim para os melhores interesses do atleta e do clube.

Também é factual que a estrutura do Futebol Clube do Porto, atualmente, não é a melhor para um miúdo de 20 anos se afirmar tranquilamente, porque a cultura de campeão não existe no plantel do Porto visto que vem de épocas de fracassos, sem qualquer conquista e colocar a responsabilidade de vitórias e de golos num jogador ainda com pouca experiência pode revelar-se prejudicial na sua evolução. É necessária paciência, compreensão e apoio a um jogador que pode ficar na história do Futebol Clube do Porto e da Seleção Nacional.

A sua história está a ser escrita diariamente e as próximas páginas deste livro poderão contemplar inúmeros sucessos, vitórias e golos. Bem-haja, André Silva, por colocares esta esperança em todos nós.

Texto revisto por: Carlos Valente

Foto de capa: FC Porto

Telmo Martins
Telmo Martinshttp://www.bolanarede.pt
Eterno apaixonado por futebol, tem no Porto a sua eterna paixão. A atualidade desportiva faz parte da sua génese, lendo desde muito novo os jornais desportivos cuja leitura o avô lhe incutia. Vê jogos de futebol com o seu pai desde os três meses de idade (de pequenino é que se torce o pepino). Joga futebol e futsal com os amigos sempre que pode. Tem também pelo ciclismo um apreço especial. Fora de Portugal é adepto incondicional do Tottenham Hotspur e do Real Madrid.                                                                                                                                                 O Telmo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marselha fecha internacional francês que atua na Serie A

O Marselha fechou a contratação de Benjamin Pavard ao Inter Milão. Empréstimo com opção de compra dd 15 milhões de euros.

FC Porto interessado na contratação de Manor Solomon e com rival na Premier League

O FC Porto quer fechar a contratação de mais um extremo no último dia do mercado. Manor Solomon é uma das opções dos azuis e brancos.

Sporting chega aos 20 milhões de euros por Jota Silva: Nottingham Forest recusa proposta

O Sporting e o Botafogo apresentaram proposta ao Nottingham Forest por Jota Silva. Ingleses recusaram ofertas pelo português.

Tomané oficializado como novo ponta de lança do AVS SAD

Tomané foi oficializado como novo avançado do AVS SAD. Ponta de lança reforça opções de José Mota para a frente do ataque.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto inscreve Fábio Cardoso apesar da possibilidade Sevilha: eis o ponto de situação

Fábio Cardoso continua a ter a porta do Sevilha bem aberta. Inscrição do FC Porto foi apenas uma medida de prevenção em caso de algum problema.

Joelson Fernandes apresentado como novo jogador do Gil Vicente

Joelson Fernandes foi oficializado como reforço do Gil Vicente. O extremo português, antigo destaque da formação do Sporting, volta a Portugal.

Olheiro BnR | Pablo Rosario

Durante a sua estadia na Côte D’Azur, Pablo Rosario somou 149 partidas e registou quatro golos e cinco assistências.