Dérbi da Invicta | FC Porto x Boavista FC

    Primeira Liga, 30.ª Jornada: domingo, 18h00, 29 de Abril de 2023

    ANTEVISÃO: AXADREZADOS SÃO O OBSTÁCULO QUE SE SEGUE NA PERSEGUIÇÃO AO LÍDER

    O momento de forma do SL Benfica bem como as implicações anímicas que os recentes resultados têm provocado já foram amplamente discutidas e entreabriram, novamente, as portas do título ao FC Porto.

    As probabilidades continuam a jogar contra os portistas, mas os 4 pontos de distância são hoje vistos como um fosso alcançável, situação diametralmente oposta à miragem de 10 pontos que separavam as duas equipas há poucas semanas.

    Sem esquecer que a distância para a terceira posição (que não dá acesso direto à Liga dos Campeões) é, ainda, mais curta do que a que separa os portistas do primeiro lugar, é no topo da liga que os azuis e brancos, liderados por Sérgio Conceição, estão focados.

    Ora, as aspirações portistas, dependem, todavia, e para além dos necessários deslizes do SL Benfica, da capacidade do FC Porto de vencer todos os jogos que restam. Essa deve ser a principal preocupação azul e branca na certeza de que as contas, no final do campeonato, serão muito mais fáceis de fazer se tal vier a suceder. A Liga dos Campeões ficará assegurada e o título nacional poderá ser bem mais do que uma memória do ano passado.

    O próximo obstáculo portista é o Boavista FC. O derby da Invicta jogar-se-á no Estádio do Dragão e, uma vez mais, por todas as razões e mais algumas, este é, na perspetiva portista, mais um jogo decisivo.

    Apesar de os axadrezados se encontrarem confortavelmente a meio da tabela classificativa e já sem grandes objetivos que lhe restem, um derby nortenho acarreta sempre um nível de risco elevado. É certo que o FC Porto, nos últimos anos, tem sido quase sempre capaz de, com maior ou menor dificuldade, vencer o seu rival, mas não é menos verdade que, quando não o conseguiu, o palco desses encontros foi o Estádio do Dragão.

    Para lá da rivalidade, a época positiva que Petit e o seu Boavista têm protagonizado, bem como a qualidade acima da média de alguns dos seus jogadores são outros fatores que atestam, e bem, que não haverá espaço para errar. Os últimos jogos do FC Porto, apesar de se contarem por vitórias, têm mostrado uma equipa ansiosa na procura do golo e, por vezes, errática na circulação. Estou em crer que se tal voltar a suceder, os boavisteiros apresentarão as contemplações que Portimonense, Santa Clara ou Paços de Ferreira tiveram.

    Posto isto, o jogo dependerá muito daquilo que o FC Porto for capaz de fazer, da frieza no ataque à baliza adversária, do ritmo que conseguir impor e da concentração, disciplina, abnegação e, acima de tudo, qualidade que for capaz de imprimir no seu jogo.

    Sem desvalorizar os perigos de derby portuense, cabe ao FC Porto, numa fase tão crucial da época, impor a sua lei.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo deste Domingo é o 146.º entre as duas equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, o FC Porto venceu, no Bessa, por 1-4
    3. Nos 145 jogos anteriores, os axadrezados foram capazes de bater os dragões em 23 ocasiões. Somam-se 22 empates e 100 vitórias portistas
    4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O Boavista FC, por seu turno, está na 11ª posição da tabela
    5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 450 golos. 337 marcados pelo FC Porto e 113 pelo Boavista
    6. É o 12.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Boavista
    7. Nos 11 jogos anteriores, o treinador portista venceu 10 e empatou um
    8. A última vez que os boavisteiros bateram o FC Porto foi em Abril de 2007
    9. Na última vez que as duas equipas se encontraram no Estádio do Dragão, para o campeonato, os dragões venceram por 4-1
    10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Fernando Gomes

    JOGADORES A TER EM CONTA

    FC Porto x Sporting CP
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Matheus Uribe – Com o FC Porto novamente dentro da luta pelo título, é de prever que a equipa se lance para o ataque desde o primeiro minuto de jogo. Com tantos jogadores de cariz ofensivo, caberá ao médio colombiano funcionar como tampão da defesa. O raio de ação de Uribe será decisivo não só para a recuperação de bola em zonas adiantadas, mas também como bombeiro de resgate nos momentos de contra-ataque axadrezado.

    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Gaius Makouta – O médio congolês está a realizar uma temporada de alto nível ao serviço do Boavista e poderá ser um elemento decisivo com e sem bola. A sua versatilidade e capacidade física conferem-lhe atributos tanto a defender (forte nos duelos e com excelente ocupação dos espaços) como a atacar (bom na condução e dono de um potente remate).


    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, Manafá, Pepe, Marcano, Wendell; Uribe, Otávio, Pepê, Galeno; Toni Martínez, Taremi

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Um dérbi é sempre um jogo difícil, como todos os que ainda vamos ter. À medida que caminhamos para o final, os jogos ganham outra dimensão e peso, com menos tempo para recuperar de um eventual mau resultado. É nesse sentido que vamos trabalhar e entrar amanhã para ganhar o jogo».

    Boavista FC (4x5x1): Bracali, Cannon, Abascal, Sasso e Ricardo Mangas; Seba Pérez, Makouta, Bruno Lourenço, Salvador Agra, Pedro Malheiro; Yusupha

    Treinador: Petit

    «O FC Porto vem de cinco vitórias consecutivas e nove jogos sem perder. Joga em sua casa, com um ambiente fantástico. Vamos tentar sair do Dragão com um bom resultado fazendo o que fizemos na última partida. Temos de dar uma boa resposta».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 Boavista FC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Carlo Ancelotti: «No Real Madrid há um antes e um depois de Cristiano Ronaldo»

    Carlo Ancelotti esteve presente na conferência de imprensa de...

    Fluminense oficializa contratação de Thiago Silva

    Thiago Silva foi confirmado como reforço do Fluminense. O...

    André Villas-Boas aborda primeira medida como presidente do FC Porto

    André Villas-Boas tomou posse como presidente do FC Porto...
    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.