A calma depois da tempestade | FC Porto x FC Arouca

    Primeira Liga, 4.ª jornada: domingo, 18h00, 3 de setembro de 2023

    ANTEVISÃO: FC PORTO À PROCURA DA SUA MELHOR VERSÃO, TESTADO PELA SENSAÇÃO DO ÚLTIMO CAMPEONATO

    Numa fase tão embrionária da temporada, é muito cedo, ainda, para perceber o que poderão valer e fazer FC Porto e FC Arouca ao longo da temporada.

    Os azuis e brancos, chegam à quarta jornada com um pleno de vitórias e de exibições muito pouco entusiasmantes. Depois de perderem a Supertaça para o principal rival, o SL Benfica, entraram no campeonato ainda muito longe da melhor forma. A superioridade individual tem valido aos dragões que, por entre os pingos da chuva, lá foram vencendo os seus jogos, sempre pelo mesmo resultado (2-1).

    O FC Arouca, depois de uma época de glória, entrou em 2023/2024 com uma grande desilusão. A classificação obtida na época passada garantiu-lhes presença europeia, mas esta foi desperdiçada à primeira oportunidade. Eliminados da UEFA Conference League, não conheceram, ainda assim, o sabor da derrota a nível interno. Arrancaram o campeonato com uma vitória apoteótica (4-3 ao Estoril) a que se seguiram dois empates.

    Apesar de algumas boas movimentações de mercado, são, em ambas as equipas, principalmente os nomes que transitam da época anterior que têm assumido o palco até ao momento.

    Uma vez terminada a tempestade que um mercado de transferências aberto em período competitivo provoca, os clubes navegam agora em águas mais calmas e encontram, então, o contexto ideal para começarem a subir o seu nível de jogo.

    E o FC Porto precisa, e muito, de se encontrar com o bom futebol. O teste será duro, mas a obrigação é de vencer. Perante os seus adeptos e com superioridade mais do que evidente ao nível dos plantéis, não se espera nada menos do que uma vitória, desta vez tranquila, dos comandados de Sérgio Conceição.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo de domingo é o 14º entre as equipas;
    2. Da última vez que se defrontaram, o FC Porto venceu em Arouca por 0-1;
    3. Nos 13 jogos anteriores, o FC Porto venceu 12 e perdeu um;
    4. O FC Porto encabeça a classificação do campeonato com nove pontos. O FC Arouca, por seu turno, soma cinco pontos e encontra-se a meio da tabela;
    5. Nos embates entre ambas as equipas, marcaram-se, até à data, 45 golos. O FC Porto marcou 39, os arouquenses somente seis;
    6. É o sétimo jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao FC Arouca;
    7. Nos cinco embates anteriores, venceu sempre;
    8. Na última vez que se enfrentaram no reduto portista, o FC Porto goleou (4-0);
    9. A última e única vez que o FC Arouca venceu o FC Porto foi em Fevereiro de 2016;
    10.  O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Jackson Martínez, com cinco golos.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Após a novela de verão, Taremi continua com a camisola do FC Porto.
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Mehdi Taremi – O avançado iraniano, melhor marcador do campeonato da época passada, arrancou a época irreconhecível. Com vários rumores de mercado à sua volta, Taremi mostrou-se sempre alheado dos jogos. Esteve com um pé no AC Milan, mas acabou por ficar. As suas qualidades são sobejamente conhecidas e, agora com o mercado encerrado e com a cabeça limpa, espera-se que que seja capaz de as colocar em prática.

    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    De ArruabarrenaJá foi um dos principais destaques da equipa arouquense na época passada e este ano vem-se cotando, uma vez mais, como um dos elementos em maior evidência. Num jogo em que o FC Arouca deverá ter pouca bola, as possibilidades de levar um resultado positivo do Dragão dependerão muito dos reflexos e elasticidade do guarda-redes uruguaio nos momentos de maior aperto.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Ivan Marcano e Wendell; Eustáquio e Nico González; Pepê e Galeno; Taremi e Toni Martínez

    Treinador: Sérgio Conceição

    O treinador do SC Braga não fez conferência de imprensa de antevisão.

    FC Arouca: Arruabarrena; Esgaio, Galovic, Opoku e Quaresma; Sylla, Kouassi, David Simão e Jason; Mujica e Cristo González

    Treinador: Daniel Ramos

    «É um jogo difícil, precisamos de ser muito competentes, mas o mais importante é a confiança que eu tenho na minha equipa e a confiança que temos no trabalho que estamos a realizar. Acreditamos que é possível conquistar pontos no Dragão».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 FC Arouca
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.