Somar e seguir | FC Porto x Rio Ave FC

    Primeira Liga, jornada 21, 20:30, sábado, 18 de fevereiro de 2023

    ANTEVISÃO: FC PORTO DESFALCADO À PROCURA DE MANTER O BOM MOMENTO

    O jogo deste sábado, no Estádio do Dragão, que irá opor o FC Porto ao Rio Ave FC será sempre de extrema importância para o FC Porto. Após a vitória em Alvalade na jornada anterior e de ter voltado a encurtar a distância pontual para o primeiro classificado, os azuis e brancos sabem que têm que reforçar a sua posição enquanto principal perseguidor do SL Benfica e manter uma forte pressão sobre as águias que chegam a esta jornada após jogo europeu a meio da semana. Resta ao FC Porto, uma vez mais, somar pontos de forma consecutiva e esperar por deslizes de um SL Benfica que, nas últimas semanas, não tem claudicado.

    O FC Porto é favorito e está obrigado a confirmar esse mesmo favoritismo quando, por volta das 20h30, soar o apito inicial da partida. A essa hora ainda não será conhecido o resultado dos encarnados, pelo que se apresenta uma oportunidade rara para os dragões se colocarem, ainda que à condição, a 2 pontos do topo. Vale o que vale, mas é sempre uma forma de criar pressão adicional e será essa mesma pressão o alimento e o sustento do FC Porto enquanto os dois primeiros classificados não se defrontarem no Estádio da Luz.

    O jogo dependerá sempre mais daquilo que o FC Porto seja capaz de fazer, do ritmo que conseguir impor e da concentração, disciplina, abnegação e qualidade que for capaz de impor no seu jogo. No entanto, são quase duas mãos cheias de ausências na equipa de Sérgio Conceição e que devem colocar em sentido todo o plantel azul e branco. Jogadores como Fábio Cardoso, Wendell, Otávio, Uribe, Galeno e Evanilson são cartas e ases fora do baralho. Estas ausências representam um risco adicional num jogo frente a um adversário que não deve ser desvalorizado.

    O Rio Ave FC tem um dos plantéis mais interessantes do campeonato e chega a esta partida após uma saborosa vitória na Amoreira. Os vila-condenses têm vindo a protagonizar um campeonato regular e convém, ainda, não esquecer que bateram, com justiça, o FC Porto, na primeira volta, por 3-1.

    Os sinais de alerta são vários e variados e só um FC Porto no seu melhor será capaz de vencer o jogo e manter o bom momento.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo deste sábado é o 68.º entre as duas equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, o Rio Ave FC bateu o FC Porto por 3-1
    3. Nos 67 jogos anteriores, os vila-condenses apenas foram capazes de bater os dragões em 3 ocasiões. Somam-se 14 empates e 50 vitórias portistas
    4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O Rio Ave FC, por seu turno, está na 11.ª posição da tabela
    5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 194 golos. 156 marcados pelo FC Porto e 38 pelo Rio Ave
    6. É o 12.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Rio Ave FC
    7. Nos 11 jogos anteriores, o treinador portista venceu 8, empatou 2 e perdeu por uma vez
    8. A única vez que o Rio Ave FC bateu o FC Porto na condição de visitante foi em Dezembro de 1981
    9. Na última vez que as duas equipas se encontraram no Estádio do Dragão, os azuis e brancos venceram por 1-0, num jogo a contar para a fase de grupos da Taça da Liga
    10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Fernando Gomes.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Pepê FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    PepêPerante tantas ausências no plantel e depois da exibição de luxo em Alvalade, é incontornável nomear Pepê como o principal perigo apontado à baliza adversária. Depois de um período de menor fulgor exibicional, o brasileiro está de volta à melhor forma.

    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    GugaPerante tantas ausências no plantel e depois da exibição de luxo em Alvalade, é incontornável nomear Pepê como o principal perigo apontado à baliza adversária. Depois de um período de menor fulgor exibicional, o brasileiro está de volta à melhor forma.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu; Grujic, Folha, Eustáquio, Pepê; Toni Martínez e Taremi

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Temos oito jogadores de fora. Não tendo jogadores para o banco, apelo para que o 12.º jogador – ou neste caso o 19.º e o 20.º – seja o público. Se há dias e jogos em que vamos precisar de apoio… Todos os que gostam das cores azul e branca e que tem como emblema um dragão, apareçam amanhã para nos apoiar».

    FCF (3x5x2): Jonathan; Patrick William, Renato Pantalon, Josué; Costinha, Baeza, Samaris, Guga, Fábio Ronaldo; Leonardo Ruíz e Boateng

    Treinador: Luís Freire

    «Temos de olhar para nós, temos de fazer o nosso jogo, se não formos competentes vamos perder o jogo porque o FC Porto é uma grande equipa, recheada de qualidade, muito organizada e fortíssima a jogar em casa».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 Rio Ave FC
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.