Até ao fim | FC Porto x Vitória SC

    Primeira Liga, 34.ª jornada: sábado, 18h00, 27 de maio de 2023

    A ANTEVISÃO: CAI O PANO NA PRIMEIRA LIGA 2022/2023

    Chegou a última jornada do campeonato. Ao contrário do que era expectável há umas semanas, o FC Porto entra para o derradeiro encontro ainda com possibilidades matemáticas de se sagrar, novamente, campeão nacional.

    A verdade é que é apenas isso, uma hipótese matemática. O SL Benfica precisa de apenas um ponto num jogo em casa frente ao último classificado e, como tal, pelas 20 horas deste sábado já deverá estar a celebrar o título de campeão nacional, quatro anos depois da última vez.

    Ao FC Porto há que reconhecer o mérito de ter sido capaz de reduzir a distância pontual e de ter sido capaz de colocar uma enorme pressão num rival que estava desafogado. E esse mérito existe porque sucede ao demérito demonstrado em vários jogos que atrasaram a equipa na tabela classificativa e que retiraram aos azuis e brancos, uma vez mais, a possibilidade de celebrarem o bicampeonato.

    Neste último jogo, o objetivo é claro. Manter a pressão até ao fim. Se o SL Benfica se vai sagrar campeão nacional terá que ser pelo que fizer em campo e não pelo que o FC Porto não foi capaz de fazer a 300km de distância.

    Para o Vitória SC o jogo também é decisivo. Os vimaranenses têm assegurada a participação nas provas da UEFA do próximo ano, mas procuram manter o 5.º lugar que atualmente ocupam. O FC Arouca, com dois pontos de atraso, entra em campo à mesma hora e, em caso de vitória, obrigará a turma de Guimarães a assegurar um pouco habitual bom resultado no reduto portista para manter a posição que ocupa.

    Apesar de uma época algo irregular, os recentes bons resultados do Vitória SC atestam bem a qualidade do plantel vimaranense. Será um jogo disputado e caberá ao FC Porto, do alto do seu estatuto, impor a sua lei.

    Importa fechar bem o campeonato e preparar bem a final da Taça de Portugal. O jogo no Jamor, após a derrota no campeonato, pese embora o apuramento direto para a Liga dos Campeões, será determinante na avaliação final à época portista.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo deste sábado é o 177.º entre as duas equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, o FC Porto venceu em Guimarães por 0-1
    3. Nos 176 jogos anteriores, o FC Porto venceu 115, empatou 37 e perdeu 24
    4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O Vitória SC, por seu turno, está na 5.ª posição da tabela
    5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 542 golos. 389 marcados pelo FC Porto e 153 pelo Vitória SC
    6. É o 14.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente à sua antiga equipa
    7. Nos 13 jogos anteriores, o treinador portista venceu onze, perdeu um e empatou outro
    8. Da última vez que se encontraram no reduto portista, o FC Porto venceu por 2-1
    9. A última vez que o Vitória bateu o FC Porto foi em Agosto de 2018, no Estádio do Dragão
    10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Fernando Gomes

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Mehdi Taremi – Depois de uma primeira volta de alto nível, o iraniano vacilou na segunda. Em Famalicão, pela mão da marca dos 11 metros, reabilitou-se e assumiu a dianteira da lista de melhores marcadores do campeonato. Em forma, e com os índices anímicos estáveis, Taremi é um avançado completo e determinante em toda a manobra ofensiva do FC Porto.

    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Jota Silva – O extremo contratado ao Casa Pia no início da época tem vindo a protagonizar uma temporada irregular. No entanto, quando inspirado, é o jogador mais entusiasmante deste Vitória. No Dragão, Moreno e os seus companheiros vão precisar da inspiração do Jack Grealish português.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, Pepê, Pepe, Marcano, Wendell; Uribe, Eustáquio, Otávio, Galeno; Taremi e Toni Martínez

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Espero um jogo competitivo frente a um adversário que vem de quatro vitórias consecutivas. Estamos num bom momento a todos os níveis. Conseguimos levar o campeonato até última jornada, amanhã cabe-nos ganhar os três pontos frente a uma equipa difícil».

    Vitória SC (3x4x3): Bruno Varela, André Amaro, Bamba, Villanueva; Miguel Magalhães, Tiago Silva (em dúvida), Tomás Handel, Afonso Freitas (em dúvida); Jota Silva, Mikey Johnston e André Silva

    Treinador: Moreno

    «Só dependemos de nós, e só a vitória nos assegura acabar nesta posição, independentemente do resultado do nosso rival direto».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Vitória SC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.