Renascida a esperança do título | Portimonense x FC Porto

FC Porto Cabeçalho
Primeira Liga, 25.ª jornada: sexta-feira, 8 de março de 2024, 18h45.

A ANTEVISÃO: DRAGÕES DEFRONTAM PORTIMONENSE SUPER MORALIZADOS COM A GOLEADA APLICADA AO BENFICA. OS ALGARVIOS QUEREM REGRESSAR URGENTEMENTE ÀS VITÓRIAS.

Tendo em conta o que se passou no Estádio do Dragão no passado domingo, o Portimonense que se cuide para não passar pelo mesmo pesadelo que o Benfica passou, ao ser goleado por 5-0. O FC Porto desloca-se hoje ao Algarve para enfrentar a formação alvinegra, e vai querer provar que a manita dada aos encarnados não foi apenas fogo de vista. Os dragões são claramente favoritos para este duelo (a história assim o diz), mas esta temporada o conjunto orientado por Sérgio Conceição já sentiu na pele que tudo muda num abrir e fechar de olhos.

O técnico portista continua sem poder contar com os lesionados Iván Marcano, Zaidu e Mehdi Taremi, este último cada vez mais perto do regresso, e tem agora outro jogador com problemas físicos. Wendell sofreu uma entorse no tornozelo direito e está em dúvida para o encontro de hoje. Caso se confirme a ausência do lateral esquerdo brasileiro, João Mendes avança para a titularidade. Todos estes contratempos parecem não preocupar muito Sérgio Conceição, que já definiu um onze à sua imagem, e mesmo com as limitações do plantel, por muitos considerado o mais fraco dos últimos anos, lá vai aguentando um barco que já esteve perto de se afundar. Certo é que os jogadores do FC Porto estão a melhorar o seu rendimento individual, e isso tem-se refletido no nível exibicional da equipa, que tem vindo a crescer de jogo para jogo. Galeno e Francisco Conceição, dois dos melhores em campo frente ao Benfica, são um bom exemplo de que a máquina azul e branca promete começar a trabalhar em pleno e de uma forma mais consistente.

Nico González no FC Porto x Portimonense
O FC Porto venceu o Portimonense no encontro da primeira volta do campeonato
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Em Portimão as previsões meteorológicas não são as melhores, e o vendaval de golos que se abateu no norte do país no último fim de semana, desloca-se agora para sul e promete fazer estragos. Cabe agora ao treinador do Portimonense, Paulo Sérgio, evitar que a sua formação seja, também ela, vítima da intempérie de concretização azul e branca. Rigor tático e concentração defensiva podem ser a chave do sucesso algarvio, tentando depois explorar os pontos fracos do FC Porto, já expostas por outras equipas durante este campeonato. Cartas fora do baralho para logo à tarde são duas. Paulo Estrela, lesionado, e Pedrão, expulso, não vão poder dar o seu contributo e ajudar os seus colegas a derrotar o emblema da cidade invicta.

O FC Porto ocupa o terceiro lugar do campeonato, e depois do triunfo gordo frente ao Benfica, ainda sonha em conquistar o título nacional. Numa prova como esta em que a regularidade é determinante para as contas finais, os azuis e brancos têm esbanjado muitos pontos, situação anormal num clube que está habituado a vencer. Quanto ao Portimonense, atualmente na 14.ª posição, há cinco jogos que não conquista os três pontos e necessita urgentemente de vitórias para fugir cada vez mais da zona de despromoção.

O árbitro da partida é Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Portimonense e FC Porto já se defrontaram 44 vezes em todas as competições. Quatro vitórias para os algarvios e 36 triunfos para os dragões.

2. Nesses 44 jogos, os alvinegros marcaram 24 golos e o FC Porto 116.

3. O Portimonense nunca conseguiu vencer o FC Porto no seu estádio por mais de um golo.

4. A maior goleada dos azuis e brancos em Portimão aconteceu na época 2017/2018, para o campeonato. 1-5 foi o resultado.

5. O resultado mais comum entre as duas formações no Estádio Municipal de Portimão é de 1-0, e já se verificou por quatro ocasiões.

6. O último triunfo do Portimonense frente ao FC Porto remonta ao ano de 1987.

7. O conjunto orientado por Sérgio Conceição tem apenas uma derrota nas últimas 14 partidas.

8. O Portimonense tem 15 jogadores brasileiros no seu plantel.

9. A média de golos marcados por jogo dos dragões esta temporada é de 1,95.

10. O FC Porto apadrinhou a estreia do Portimonense no escalão máximo do futebol português, ao vencer no Estádio das Antas a equipa algarvia por 3-0, na primeira jornada do campeonato da época 1976/1977.

JOGADORES A TER EM CONTA

Hélio Varela no jogo entre o Portimonense e o Farense
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Hélio Varela (Portimonense) – Com cinco golos marcados e uma assistência esta temporada, este extremo esquerdo cabo-verdiano de apenas 21 anos, que o Portimonense foi buscar ao Sintrense em 2021, promete ser uma dor de cabeça para a defesa portista no duelo desta tarde. Varela é um jogador muito forte fisicamente, além de ser bastante rápido e decidido na hora de atirar à baliza.

Wenderson Galeno FC Porto
Fonte: FC Porto

Galeno (FC Porto) – O bis no clássico frente ao Benfica só veio confirmar o grande momento de forma que o jogador brasileiro atravessa. Marcou cinco golos nos últimos cinco encontros e promete continuar a faturar. Galeno é um extremo que joga pelo lado esquerdo do ataque, é bom tecnicamente e possui um remate forte e colocado. Foi no Braga que começou a mostrar todo o seu talento e o FC Porto nem hesitou em contratá-lo. Com ele em campo, Sérgio Conceição pode dormir descansado.

XI´s PROVÁVEIS

Portimonense: Nakamura; Igor Formiga, Alemão, Gonçalo Costa e Filipe Relvas; Dener e Lucas Ventura; Jasper, Carlinhos e Varela; Hildeberto Pereira

Treinador: Paulo Sérgio

«Obviamente que o último resultado do FC Porto trará mais confiança ao grupo e a tudo o que o envolve. Nós temos mais uma partida em que estão três pontos em disputa, em que temos toda a obrigação de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para tentar tirar alguma coisa dessa mesma partida, não é diferente dos outros. Desde que aqui estou já houve várias vezes em que tornámos as coisas bastante difíceis ao FC Porto, mas também sabemos que há trinta e não sei quantos anos que o Portimonense não vence o FC Porto. Não é fácil, são níveis completamente diferentes, mas é nossa obrigação tentar criar uma estratégia e uma ideia, em que todos acreditemos que será possível tirar alguma coisa deste jogo, seja um ponto, seja os três. É entrar para dentro de campo para trabalhar durante todo o tempo de jogo».

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio e Wendell; Nico González e Alan Varela; Francisco Conceição, Pepê e Galeno; Evanilson

Treinador: Sérgio Conceição

«Espero um jogo difícil, de campeonato, perante uma equipa que no seu estádio consegue, de certa forma, complicar a vida aos adversários. Lembro-me de alguns jogos muito difíceis que fizemos em Portimão, onde ganhámos no último minuto. Espera-nos uma tarefa complicada, que faz parte destas batalhas que acontecem no campeonato. Vai depender do que fizermos e da forma como estivermos no jogo, interpretando e percebendo aquilo que poderá acontecer. Este jogo é complicado porque o Paulo (Sérgio) tem variado muito de sistema, muitas vezes de uma semana para a outra há linha de cinco, de quatro, até no meio-campo. Fica difícil de analisar e olhar para essas diferentes formas e perceber que jogadores utiliza. Acredito que umas vezes seja por necessidade e outras por estratégia, mas para quem analisa e vai dissecar o adversário fica mais difícil. Temos de nos preparar para esses cenários, olhando para jogadores que têm na frente e que são muito rápidos e vão aproveitar alguma desorganização que possamos ter no jogo. Nas bolas paradas também é uma equipa forte. É verdade que o Pedrão foi expulso, mas têm outros jogadores fortes nesse momento. Temos de fazer o nosso jogo e ir à procura dos três pontos para continuarmos nessa luta».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portimonense 1-2 FC Porto

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.