
Liga dos Campeões, oitavos de final, terça-feira, 14 de março de 2023, 20:00
A ANTEVISÃO: FAZER DAS TRIPAS CORAÇÃO
A impossibilidade de ir mais além do que as limitações impostas é algo que o FC Porto contradiz anualmente. Já o vimos a acontecer em épocas transatas e podemos esperar que aconteça de novo, mesmo quando a época não tenha sido tão risonha como esperaríamos no início da mesma.
Contra o FC Internazionale joga-se a decisão da época. A derrota, pela margem mínima, na primeira mão foi marcada por alguns erros da equipa portista que demonstrou uma atitude positiva durante todo o jogo, mas fraquejou à pressão intensa dos italianos durante todo o jogo.
Na Liga dos Campeões, o FC Porto já demonstrou que consegue dar a volta às situações mais adversas, o início da competição foi um autêntico teste para o plantel, a verdade é que deu a volta por cima, mas, e este mas é muito grande, agora é a doer. É um jogo de tudo ou nada, para vencer o FC Porto terá de estar em total harmonia, defensivamente e ofensivamente, a coesão é importantíssima para esta passagem à próxima fase.
O FC Internazionale dará muita luta, afinal, a qualidade da equipa italiana é inquestionável, tem jogadores fora de série em todas as posições, daí o FC Porto precisar de fazer das “”tripas coração” para dar a volta.
10 DADOS RÁPIDOS
- Ambas as equipas já se enfrentaram cinco vezes, todas para a Liga dos Campeões;
- Nestes confrontos o FC Porto tem cinco golos, já o Internazionale leva sete marcados;
- O Inter nunca venceu no Estádio do Dragão;
- As duas equipas encontram-se no segundo lugar dos respetivos campeonatos;
- Curiosamente, ambas as equipas perderam o jogo após a primeira mão desta fase da competição;
- No total de jogos na competição, esta época, o FC Porto tem mais um golo marcado do que o Inter (12 vs 11, respetivamente);
- Sérgio Conceição não pode contar com Otávio (castigado pelo vermelho visto na primeira mão) e João Mário (lesão);
- Taremi é o 5.º melhor marcador desta edição com cinco golos marcados;
- Onana com 33 e Diogo Costa com 26 estão no top5 de guarda-redes com mais defesas desta edição;
- Pepe pode fazer a 113 aparição na Liga Milionária.
JOGADORES A TER EM CONTA

Pepe (FC Porto) – A qualidade e experiência do capitão portista podem fazer a diferença nestes momentos, terá de ser uma voz de comando em campo e dificultar a vida aos avançados do clube italiano.
Lukaku (FC Internazionale) – A potência combinada com a capacidade de marcar golos são duas das qualidades do belga, a sua presença em campo indica que os defesas da equipa adversária terão de lutar muito para o conseguir conter. Em frente à baliza não perdoa.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Marcano, Rodrigo Conceição; Grujic, Uribe, Eustáquio; Pepê, Galeno, Taremi.
Treinador: Sérgio Conceição
«Aquilo que vai ser esta partida depende do que fizermos ou para onde a queremos levar estrategicamente. Penso que será equilibrada, muito difícil e contra uma equipa recheada de bons jogadores, quase todos de diferentes seleções conceituadas. Temos noção das dificuldades, conhecemos o adversário e, principalmente, o que somos capazes de fazer. Dentro das nossas características, queremos ser intensos, pressionantes, agressivos e inteligentes. É preciso não esquecer que estamos a perder a meio deste jogo».
Internazionale: Onana; Bastoni, Acerbi, D’Ambrosio; Gosens, Mikhitaryan, Çalhanoglu, Barella, Damian; Martinez, Lukaku.
Treinador: Simone Inzaghi
«Sabemos que vamos defrontar uma equipa de qualidade num estádio muito inflamado. Vimos em Itália que eles são completos e fortes nos duelos. Conhecemos esse dado, de que as formações italianas sofreram muito nos últimos anos nas visitas ao FC Porto e preparámo-nos da melhor maneira possível, respeitando o adversário e, acima de tudo, olhando bastante para nós próprios».