Dragões não querem perder o comboio | FC Porto x Moreirense

    Primeira Liga, 18.ª jornada: sábado, 20 de janeiro de 2024, 20h30.

    A ANTEVISÃO: FC PORTO COM JOGO COMPLICADO NO ESTÁDIO DO DRAGÃO

    O FC Porto quer continuar na luta pelo título da Liga Portugal. Depois das vitórias dos eternos rivais, Sporting e Benfica, os Dragões não querem perder o comboio, por isso têm de vencer o Moreirense, a equipa sensação do campeonato nacional, em casa.

    Sete vitórias nos últimos sete jogos em casa e apenas dois golos sofridos nos últimos cinco jogos em todas as competições, o FC Porto está num bom momento na época. Os Dragões não perdem em casa há sete jogos em todas as competições, tendo isso em conta querem manter o registo vitorioso em casa.

    Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, sabe que não vai contar com cinco jogadores: Mehdi Taremi (está na Taça Asiática); Zaidu Sanusi (está na CAN); Nico González (impedido de participar por acumulação de amarelos); Ivan Marcano (lesionado); e Gonçalo Borges (lesionado).

    O Moreirense quer voltar a causar surpresa na casa de um dos grandes esta época, depois do empate no Estádio da Luz frente ao Benfica, e alargar a distância para o Famalicão, 7.º classificado, para manter vivo o sonho europeu. A equipa de Moreira de Cónegos, que na época passada estava na Segunda Liga, promete dar luta no último jogo deste sábado na Liga Portugal.

    Rui Borges, treinador do Moreirense, vai ao Estádio do Dragão com duas ausências na ficha de jogo, os lesionados Alhassane Sylla e Hernâni Infande.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O FC Porto não perdeu nos últimos 13 jogos frente ao Moreirense.
    2. O FC Porto tem 53 golos marcados esta temporada (e 26 sofridos), o Moreirense tem 21 sofridos (e 26 marcados).
    3. Os forasteiros perderam duas vezes nos últimos 10 jogos – Casa Pia AC, na Liga Portugal, e USC Paredes, na Taça de Portugal.
    4. O Moreirense não perde fora de casa há cinco jogos.
    5. Os homens de Rui Borges estão com um saldo positivo nos últimos cinco jogos, marcaram 10 golos e sofreram oito golos.
    6. Dos 13 duelos entre as duas equipas na casa do FC Porto, os Dragões venceram todos os jogos (100% vitoriosos).
    7. Das duas equipas, apenas André Castro representou os dois lados –  representa atualmente o Moreirense e foi jogador do FC Porto desde a formação até à época 2012-13. Gonçalo Franco, atleta do Moreirense, representou o FC Porto apenas na formação, não representou a equipa sénior.
    8. Nos últimos três jogos entre as duas equipas no Estádio do Dragão em todas as competições, o FC Porto venceu sempre por, pelo menos, três golos de diferença.
    9. As únicas duas vitórias dos Cónegos frente ao FC Porto ocorreram na época 2016-17, vencendo por 3-1 e 1-0, na Liga Portugal e Taça da Liga, respetivamente, com ambos os jogos realizados em Moreira dos Cónegos.
    10. O FC Porto não perde em casa há sete jogos (0-1 frente ao Estoril, na Liga Portugal).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    EvanilsonNão há duas sem três’ ou ‘às três é de vez’? Evanilson quer confirmar o bom momento de forma. O avançado de 24 anos marcou quatro golos nos últimos dois jogos e quer provar que merece ser o principal ponta de lança dos Dragões. Numa altura em que Mehdi Taremi parece estar de saída no final da época e está a participar na Taça Asiática, Evanilson deverá ser o único jogador na frente de ataque da equipa da casa. É o homem-chave do FC Porto para desbloquear o marcador no Estádio do Dragão.

    Gonçalo Franco Moreirense vs Acdémico
    Fonte: Bola na Rede/ Pedro Loureiro

    Gonçalo Franco É uma das surpresas da Liga Portugal 2023-24, até ao momento. Depois de ter brilhado contra o SL Benfica, Gonçalo Franco tem uma nova oportunidade de fazer uma exibição de grande nível num jogo importante. O médio de 23 anos, que tem recebido vários elogios dos comentadores de futebol, vai ser o cérebro e motor do meio-campo dos Cónegos. Será mais um grande teste para o jovem jogador.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Wendell; Stephen Eustáquio, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno; Evanilson.

    Treinador: Sérgio Conceição

    «[O Moreirense] É se calhar o campeão de inverno. Olhar ao que o Moreirense tem feito e é mais do que evidente que tem sido uma equipa muito competente, que tem conquistado pontos e tem perdido poucos. Defensivamente, trabalham bem, linhas muito juntas, jogadores humildes na sua capacidade de perceber o que têm de fazer quando têm e não têm bola, não só na 1.ª fase, mas num terço intermédio e na frente. Os jogadores exploram bem a largura, com jogo interior muito forte. É um bom adversário e cabe-nos fazer o que trabalhámos e definimos como estratégia para ganhar».

    Moreirense: Kewin Silva; Fabiano Souza, Marcelo, Maracás, Pedro Amador; Kobamelo Kodisang, Pedro Aparício, Gonçalo Franco, João Camacho e Madson; Alanzinho.

    Treinador: Rui Borges

    «Os jogadores adoram este tipo de jogos, temos de desfrutar, jogar com alegria e responsabilidade. Nestes jogos, os atletas não sentem tanta pressão e estão sempre muito motivados. É o FC Porto mais equilibrado e forte que vamos encontrar esta época e está numa fase muito boa e coesa. Conseguiu introduzir uma nova dinâmica, talvez pela ausência do Taremi. Sinceramente, acho que vamos defrontar o FC Porto mais forte da época. Vamos encontrar um ambiente difícil, mas não temos nada a perder, só a ganhar. Temos de ser muito competentes em vários momentos e temos de evitar ao máximo que o FC Porto crie oportunidades de golo. Acho que somos a segunda equipa do campeonato que menos espaço dá aos adversários, atrás do Sporting CP. Sabemos que é difícil, mas queremos a vitória, não deixamos de a ambicionar».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Moreirense

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.