As 10 jornadas com (ou sem) objetivos | FC Porto

- Advertisement -

Depois desta pausa no calendário dos clubes para as seleções entrarem em ação, o FC Porto vai enfrentar as 10 batalhas finais até ao encerramento do campeonato.

No título deste artigo, falei em 10 jornadas com (ou sem) objetivos. Parece-me claro que o principal objetivo da equipa azul e branca para esta época foi em vão. O título ainda é matematicamente possível, mas pensar em ver mais um troféu da Liga Portuguesa este ano no museu é praticamente uma miragem. O “com” objetivos prende-se apenas com o segundo lugar e a entrada direta na Liga dos Campeões. Na verdade, não é nenhum título, mas todos sabemos o quão importante as receitas são para o FC Porto e para as equipas portuguesas.

Olhando agora especificamente para as 10 jornadas que faltam, comecemos por analisar alguns dados relevantes que podem ter influência na equipa de Sérgio Conceição.

Em primeiro lugar, o calendário muito mais livre, que permite uma maior gestão de um plantel com alguns jogadores que não são claramente substitutos à altura. Quando o FC Porto tinha de jogar simultaneamente Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões, muitos jogadores que não acrescentam qualidade à equipa tinham de jogar e a diferença no rendimento azul e branco era notória. Atualmente, o calendário da equipa azul e branca prende-se apenas com o campeonato e com uma eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Chelsea FC.

Este é precisamente o mote para o segundo dado importante sobre o que falta do campeonato. Apesar de, como referi acima, o FC Porto ter no mínimo mais dois jogos para além dos 10 que ainda faltam, esses dois jogos vão ter um índice de desgasto físico na equipa que podiam valer por vários jogos da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Não só se vai enfrentar o 4.º classificado da Liga Inglesa com um plantel recheado de talento, como o próprio FC Porto tem a grande ambição de poder sonhar com as meias-finais depois de ter ultrapassado a Juventus FC. Até pode dar a sensação de que o FC Porto acredita mais numa Liga dos Campeões que no Campeonato…

fundamental nas 10 jornadas que faltam
No que resta do campeonato, a experiência do capitão é essencial. Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Falando dos 10 jogos específicos que faltam, existem alguns encontros a destacar e que podem ser determinantes para o que resta das ambições portistas na prova.

Destacaria daqui o jogo na Choupana frente ao CD Nacional por ser uma deslocação em que as condições climatéricas e o estado do relvado vão ser os maiores obstáculos para a equipa de Sérgio Conceição.

Também destaco claramente o grande clássico do futebol português. O FC Porto vai visitar o SL Benfica ao Estádio da Luz e nem é preciso explicar o porquê de se tratar de um jogo fulcral.

Por fim, daria também uma enorme importância ao encontro frente ao Rio Ave FC no Estádio dos Arcos. Se fosse no Estádio do Dragão, podíamos acreditar num jogo mais tendencioso para uma vitória fácil dos azuis e brancos. Mas Vila do Conde é uma deslocação historicamente difícil. O vento também é um fator a ter em conta.

Estes são teoricamente os jogos mais difíceis, mas a verdade é que nesta época já vimos os dragões a perderem pontos onde se menos esperava. São 10 jogos sem o objetivo do campeonato, mas com o objetivo claro chamado Champions League.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Claque do FC Porto provoca Benfica e Rui Costa com tarja: «Guinness confirmou o zelo»

A claque do FC Porto deixou uma provocação contra o Benfica e Rui Costa. Os adeptos dos azuis e brancos deixaram mensagem contra o clube encarnado através de uma tarja.

Parma vai voltar a avançar por Andreas Schjelderup nesta quinta-feira

O Parma está determinado em garantir a contratação de Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês do Benfica.

Francesco Farioli com elogio curioso a Samu: «Chamei-o de Francesco Totti porque fez uns passes que me lembraram da lenda italiana»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Francesco Farioli rendido a jogador do FC Porto: «Por vezes é subestimado»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli volta a elogiar José Mourinho: «É uma referência pelo trabalho defensivo, mas também pela forma como mudou várias equipas na metodologia e...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Francesco Farioli aborda transferência do estágio no Algarve para o FC Porto x Benfica e agradece: «A atmosfera no fim do jogo não é...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Carlos Vicens analisa eliminação do Braga frente ao Fafe da Taça de Portugal: «Não estivemos à altura»

Carlos Vicens falou após a eliminação do Braga frente ao Fafe, nos quartos de final da Taça de Portugal. O técnico espanhol deixou críticas à equipa.