As 5 melhores eliminatórias do FC Porto contra equipas italianas no século XXI

3. Época 2018/2019: AS Roma (Oitavos-de-final da Liga dos Campeões)

- Advertisement -

Esta deverá ser uma eliminatória ainda bem fresca na memória dos portistas. Já com Sergio Conceição ao leme, na sua segunda temporada como treinador do FC Porto (depois de uma época de estrei bem-sucedida), ditou o sorteio que, após uma brilhante campanha na fase de grupos da Liga dos Campeões 18/19, a AS Roma voltaria ao Estádio do Dragão para enfrentar um conjunto azul e branco, desta feita, mais pujante.

A AS Roma, com um plantel recheado de qualidade, jogava a primeira mão em casa. E, nesse primeiro jogo, pode dizer-se que os dragões passaram mal. A partida foi amplamente dominada pelos romanos, que a 15 minutos do fim venciam por 2-0. A dez minutos dos 90, sem que nada o fizesse prever, Adrián López marcou um raro golo com a camisola do FC Porto e deixou tudo em aberto para a segunda mão.

Com o Estádio do Dragão como palco, o segundo jogo da eliminatória foi bem distinto. O FC Porto apresentou-se autoritário e dominou o jogo quase por completo. Adiantou-se no marcador por Tiquinho Soares, mas, perto do intervalo, a Roma empatou de penalty. A igualdade desfez-se, por intermédio de Marega, no início da segunda parte, no entanto, apesar do domínio, os azuis e brancos não foram capazes de evitar o prolongamento.

No tempo extra, diga-se, a AS Roma até apareceu fisicamente mais capaz e esteve grande parte do tempo por cima do jogo. Ainda assim, a 3 minutos de o jogo seguir para a lotaria das grandes penalidades, o árbitro assinala castigo máximo a favor dos dragões e, Alex Telles, não tremeu e, em mais uma noite mágica do FC Porto, na Europa, colocou os comandados de Sérgio Conceição na fase seguinte da prova.

O FC Porto acabaria por cair, na fase seguinte, aos pés do todo poderoso Liverpool FC, que viria a conquistar a competição.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.

Já é oficial: Bukayo Saka renova contrato com o Arsenal

Bukayo Saka renova contrato com o Arsenal. Imprensa inglesa garante que o novo vínculo do avançado é válido até 2031.

Pauleta estreia-se na convocatória da Seleção Nacional: «A palavra é felicidade»

Pauleta foi convocada pela primeira vez à Seleção Nacional Feminina. Média do Benfica reagiu e assumiu estar feliz.

PUB

Mais Artigos Populares

A época do Tenerife: transformar uma subida de divisão numa mera formalidade

O Tenerife foi despromovido à Primera RFEF, mas encontra-se na disputa pela subida direta às competições profissionais espanholas.

Sporting realiza mais um treino e informa data e hora da próxima conferência de Rui Borges

O Sporting realizou esta quinta-feira mais um treino. Leões preparam deslocação ao terreno do Moreirense para a Primeira Liga.

Francisco Neto explica 3 novidades na convocatória de Portugal: «Tem-nos encantado pela sua irreverência com bola»

Francisco Neto, selecionador nacional, explicou as chamadas de Pauleta (Benfica), Daniela Areia Santos (Valadares Gaia) e Nádia Bravo (Braga).