As 5 melhores eliminatórias do FC Porto contra equipas italianas no século XXI

3. Época 2018/2019: AS Roma (Oitavos-de-final da Liga dos Campeões)

- Advertisement -

Esta deverá ser uma eliminatória ainda bem fresca na memória dos portistas. Já com Sergio Conceição ao leme, na sua segunda temporada como treinador do FC Porto (depois de uma época de estrei bem-sucedida), ditou o sorteio que, após uma brilhante campanha na fase de grupos da Liga dos Campeões 18/19, a AS Roma voltaria ao Estádio do Dragão para enfrentar um conjunto azul e branco, desta feita, mais pujante.

A AS Roma, com um plantel recheado de qualidade, jogava a primeira mão em casa. E, nesse primeiro jogo, pode dizer-se que os dragões passaram mal. A partida foi amplamente dominada pelos romanos, que a 15 minutos do fim venciam por 2-0. A dez minutos dos 90, sem que nada o fizesse prever, Adrián López marcou um raro golo com a camisola do FC Porto e deixou tudo em aberto para a segunda mão.

Com o Estádio do Dragão como palco, o segundo jogo da eliminatória foi bem distinto. O FC Porto apresentou-se autoritário e dominou o jogo quase por completo. Adiantou-se no marcador por Tiquinho Soares, mas, perto do intervalo, a Roma empatou de penalty. A igualdade desfez-se, por intermédio de Marega, no início da segunda parte, no entanto, apesar do domínio, os azuis e brancos não foram capazes de evitar o prolongamento.

No tempo extra, diga-se, a AS Roma até apareceu fisicamente mais capaz e esteve grande parte do tempo por cima do jogo. Ainda assim, a 3 minutos de o jogo seguir para a lotaria das grandes penalidades, o árbitro assinala castigo máximo a favor dos dragões e, Alex Telles, não tremeu e, em mais uma noite mágica do FC Porto, na Europa, colocou os comandados de Sérgio Conceição na fase seguinte da prova.

O FC Porto acabaria por cair, na fase seguinte, aos pés do todo poderoso Liverpool FC, que viria a conquistar a competição.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Utilizaram um 5-4-1, com um avançado alto para tentar explorar possibilidades no contra-ataque»

O FC Porto venceu o Rangers por 3-1 na 8.ª jornada da Europa League. Francesco Farioli respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa

EM DIRETO: O sorteio do playoff da Champions League

Realiza-se durante esta sexta-feira o sorteio do playoff de acesso aos oitavos de final da Champions League.

Tiago Teixeira soma nova vitória ao serviço dos Sub-23 do Al Wasl

Os Sub-23 do Al Wasl, orientados por Tiago Teixeira, venceram o Khorfakka, em mais uma partida do campeonato dos Emirados Árabes Unidos.

O mercado de inverno visto do banco

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

PUB

Mais Artigos Populares

O regresso de Rafa Silva ao Benfica

Dois anos depois de ter trocado o Benfica pelo Besiktas a custo zero, aí está Rafa de volta à Luz. Os encarnados desembolsaram cerca de cinco milhões de euros pelo avançado de 32 anos.

Alisson Santos deixa-se seduzir pelo Nápoles: os milhões que os italianos ponderam oferecer para convencer o Sporting

O Nápoles está a tentar o empréstimo de Alisson Santos ao Sporting, podendo colocar uma cláusula de opção de compra de 20 milhões de euros.

A Odisseia de José Mourinho: ainda é possível?

Há noites que não são apenas vitórias; são afirmações. Na quarta-feira à noite, na Luz, o Benfica viveu uma dessas raras ocasiões em que a história se escreve a vermelho e branco, com emoção, coragem e ambição