As grandes decisões de Pinto da Costa: Mourinho, o treinador especial!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Costuma dizer-se que “as pessoas passam, o clube fica”. Foram muitos os treinadores e jogadores que passaram pelos dragões e conquistaram os mais variados títulos, entre eles os mais importantes da nossa história. Mas há um nome que atravessa todos estes anos e que se mantém como fio condutor de todos os sucessos do FC Porto. É ele, Jorge Nuno Pinto da Costa e é o presidente do FC Porto há 35 anos.

Ao presidente cabe-lhe, todos os anos, contratar (bem) os jogadores e claro, escolher (bem) o treinador. E terá havido escolha mais acertada para o comando técnico dos dragões do que José Mourinho a meio da época de 2001/2002? Não. Mourinho é único, Mourinho é especial!

José Mourinho chega ao FC Porto depois de uma excelente campanha ao serviço do UD Leiria e apesar de na altura não ser um treinador conceituado, a verdade é que já era figura sobejamente conhecida dos dragões não só por ter sido adjunto/tradutor de Bobby Robson, mas também por ter tido uma breve passagem pelo rival SL Benfica.

O jovem treinador português chega ao comando técnico dos dragões e depressa prometeu mundos e fundos, afirmando que “na próxima época somos campeões” e a verdade é que fomos isso e muito mais. Bicampeão nacional nos anos imediatos, Mourinho superou a promessa, trazendo para cá todos os troféus europeus em disputa. O FC Porto de Mourinho era capaz de tombar gigantes e de jogar de igual para igual em qualquer campo da Europa e do Mundo.

Apesar de ser considerado por muitos como arrogante, José Mourinho é sem dúvida o melhor treinador português da atualidade e enquanto esteve no Dragão foi o protagonista de glórias sucessivas e até então impensáveis.

Em 2003/2004 o FC Porto viria a vencer contra todas as expectativas a Liga dos Campeões e José Mourinho consagrava-se assim como o melhor da Europa. Nos dois anos e meio que esteve ao serviço dos dragões, Mourinho venceu dois Campeonatos, uma Taça Uefa e uma Liga dos Campeões.

Fonte: Chelseanews24
Fonte: Chelseanews24

Todos estes feitos notáveis do jovem treinador não passaram despercebidos aos tubarões europeus e foi o poderoso Chelsea de Roman Abramovich que garantiu a contratação do “Special One”. Apesar de não ter sido no Dragão que ganhou a alcunha imortalizada, a verdade é que foi ao serviço dos dragões que aprendeu tudo e se tornou verdadeiramente especial. José Mourinho senta-se na cátedra de um dos melhores técnicos de sempre do FC Porto. Para mim, hoje e sempre, é o melhor de todos os tempos. Marcou-me e continua a marcar até aos dias de hoje.

Apesar de ter sido ele o protagonista de todas as conquistas nacionais e europeias do FC Porto, convém não esquecer quem foi o responsável por tornar tudo isto possível: Pinto da Costa. Foi o presidente que viu naquele jovem arrogante e determinado o que ninguém, nem os rivais, viu: um campeão, à imagem do clube. As pessoas passam, mas o clube e Pinto da Costa ficarão para sempre.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o motivo da ausência de Morten Hjulmand do Sporting x CD Nacional

Morten Hjulmand é baixa confirmada do Sporting x CD Nacional. Questões pessoais motivam ausência do capitão dos leões.

Nápoles tenta levar outro jogador do Sporting por 20 milhões de euros depois de Alisson Santos e vê proposta rejeitada

O Sporting rejeitou uma proposta do Nápoles por Iván Fresneda. Napolitanos dispostos a chegar aos 20 milhões de euros.

Nuno Santos regressa aos relvados depois de 463 dias afastado

Nuno Santos sofreu uma rutura total do tendão rotuliano do joelho direito em novembro de 2024, e fez o seu regresso ao serviço do Sporting B, este domingo.

Eis os onzes oficiais do Sporting x CD Nacional da Primeira Liga

O Sporting recebe o CD Nacional na 20.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Jude Bellingham saiu lesionado e em lágrimas aos 10 minutos da vitória do Real Madrid

Jude Bellingham pode falhar o embate com o Benfica na Champions League. O médio inglês abandonou o jogo com o Rayo Vallecano aos 10 minutos, em lágrimas.

Michael Carrick mantém registo perfeito com o Manchester United e Brentford vence o Aston Villa: Eis os resultados da tarde na Premier League

Na 24.ª jornada da Premier League, o Manchester United bateu o Fulham por 3-2 e o Brentford surpreendeu com uma vitória por 1-0 no terreno do Aston Villa.

André Villas-Boas e a renovação de Francesco Farioli: «Desde o primeiro dia, compreendeu que o FC Porto não vive de atalhos nem de facilidades»

O presidente do FC Porto deixou fortes elogios a Francesco Farioli, numa reflexão sobre a recente renovação de contrato.