As grandes decisões de Pinto da Costa: Mourinho, o treinador especial!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Costuma dizer-se que “as pessoas passam, o clube fica”. Foram muitos os treinadores e jogadores que passaram pelos dragões e conquistaram os mais variados títulos, entre eles os mais importantes da nossa história. Mas há um nome que atravessa todos estes anos e que se mantém como fio condutor de todos os sucessos do FC Porto. É ele, Jorge Nuno Pinto da Costa e é o presidente do FC Porto há 35 anos.

Ao presidente cabe-lhe, todos os anos, contratar (bem) os jogadores e claro, escolher (bem) o treinador. E terá havido escolha mais acertada para o comando técnico dos dragões do que José Mourinho a meio da época de 2001/2002? Não. Mourinho é único, Mourinho é especial!

José Mourinho chega ao FC Porto depois de uma excelente campanha ao serviço do UD Leiria e apesar de na altura não ser um treinador conceituado, a verdade é que já era figura sobejamente conhecida dos dragões não só por ter sido adjunto/tradutor de Bobby Robson, mas também por ter tido uma breve passagem pelo rival SL Benfica.

O jovem treinador português chega ao comando técnico dos dragões e depressa prometeu mundos e fundos, afirmando que “na próxima época somos campeões” e a verdade é que fomos isso e muito mais. Bicampeão nacional nos anos imediatos, Mourinho superou a promessa, trazendo para cá todos os troféus europeus em disputa. O FC Porto de Mourinho era capaz de tombar gigantes e de jogar de igual para igual em qualquer campo da Europa e do Mundo.

Apesar de ser considerado por muitos como arrogante, José Mourinho é sem dúvida o melhor treinador português da atualidade e enquanto esteve no Dragão foi o protagonista de glórias sucessivas e até então impensáveis.

Em 2003/2004 o FC Porto viria a vencer contra todas as expectativas a Liga dos Campeões e José Mourinho consagrava-se assim como o melhor da Europa. Nos dois anos e meio que esteve ao serviço dos dragões, Mourinho venceu dois Campeonatos, uma Taça Uefa e uma Liga dos Campeões.

Fonte: Chelseanews24
Fonte: Chelseanews24

Todos estes feitos notáveis do jovem treinador não passaram despercebidos aos tubarões europeus e foi o poderoso Chelsea de Roman Abramovich que garantiu a contratação do “Special One”. Apesar de não ter sido no Dragão que ganhou a alcunha imortalizada, a verdade é que foi ao serviço dos dragões que aprendeu tudo e se tornou verdadeiramente especial. José Mourinho senta-se na cátedra de um dos melhores técnicos de sempre do FC Porto. Para mim, hoje e sempre, é o melhor de todos os tempos. Marcou-me e continua a marcar até aos dias de hoje.

Apesar de ter sido ele o protagonista de todas as conquistas nacionais e europeias do FC Porto, convém não esquecer quem foi o responsável por tornar tudo isto possível: Pinto da Costa. Foi o presidente que viu naquele jovem arrogante e determinado o que ninguém, nem os rivais, viu: um campeão, à imagem do clube. As pessoas passam, mas o clube e Pinto da Costa ficarão para sempre.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Araújo com um olho no Mundial antes do encontro com o Real Madrid: «Qualquer jogador que esteja a jogar no Benfica pensa no Mundial»

Na antevisão ao Benfica x Real Madrid, Tomás Araújo mostrou confiança para o jogo da Champions League e falou no objetivo de estar no Mundial 2026.

Bournemouth anuncia contratações de Rayan e de Christos Mandas

O Bournemouth oficializou as contratação de Rayan e de Christos Mandas. O avançado brasileiro chegou proveniente do Vasco da Gama e o guarda-redes grego foi contratado à Lazio.

Chelsea anuncia rescisão do contrato com Raheem Sterling

Raheem Sterling já não é jogador do Chelsea. O avançado internacional inglês de 31 anos está livre para definir o futuro.

Paulo Fonseca faz história no Lyon ao quebrar recorde de 19 anos

Com a vitória por 5-2 frente ao Metz na Ligue 1, o Lyon de Paulo Fonseca chegou aos 8 triunfos consecutivos, algo que não acontecia desde 2006/07.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Gomes oficializado como reforço do Valência

Pedro Gomes foi confirmado como o mais recente reforço do Valência. O defesa volta à Europa e chega proveniente do Kapaz, do Azerbaijão.

Portugal derrota Espanha mas falha qualificação para as meias-finais do Europeu de Andebol

No último jogo da fase de grupos do Europeu de Andebol, Portugal venceu Espanha por 35-27 mas falhou a qualificação para as meias-finais.

Inter Milão tenta contratar estrela do Al Ittihad de Sérgio Conceição

O Inter Milão está a tentar a contratação de Moussa Diaby. O avançado internacional francês está ao serviço do Al Ittihad, de Sérgio Conceição.