As grandes decisões de Pinto da Costa: Mourinho, o treinador especial!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Costuma dizer-se que “as pessoas passam, o clube fica”. Foram muitos os treinadores e jogadores que passaram pelos dragões e conquistaram os mais variados títulos, entre eles os mais importantes da nossa história. Mas há um nome que atravessa todos estes anos e que se mantém como fio condutor de todos os sucessos do FC Porto. É ele, Jorge Nuno Pinto da Costa e é o presidente do FC Porto há 35 anos.

Ao presidente cabe-lhe, todos os anos, contratar (bem) os jogadores e claro, escolher (bem) o treinador. E terá havido escolha mais acertada para o comando técnico dos dragões do que José Mourinho a meio da época de 2001/2002? Não. Mourinho é único, Mourinho é especial!

José Mourinho chega ao FC Porto depois de uma excelente campanha ao serviço do UD Leiria e apesar de na altura não ser um treinador conceituado, a verdade é que já era figura sobejamente conhecida dos dragões não só por ter sido adjunto/tradutor de Bobby Robson, mas também por ter tido uma breve passagem pelo rival SL Benfica.

O jovem treinador português chega ao comando técnico dos dragões e depressa prometeu mundos e fundos, afirmando que “na próxima época somos campeões” e a verdade é que fomos isso e muito mais. Bicampeão nacional nos anos imediatos, Mourinho superou a promessa, trazendo para cá todos os troféus europeus em disputa. O FC Porto de Mourinho era capaz de tombar gigantes e de jogar de igual para igual em qualquer campo da Europa e do Mundo.

Apesar de ser considerado por muitos como arrogante, José Mourinho é sem dúvida o melhor treinador português da atualidade e enquanto esteve no Dragão foi o protagonista de glórias sucessivas e até então impensáveis.

Em 2003/2004 o FC Porto viria a vencer contra todas as expectativas a Liga dos Campeões e José Mourinho consagrava-se assim como o melhor da Europa. Nos dois anos e meio que esteve ao serviço dos dragões, Mourinho venceu dois Campeonatos, uma Taça Uefa e uma Liga dos Campeões.

Fonte: Chelseanews24
Fonte: Chelseanews24

Todos estes feitos notáveis do jovem treinador não passaram despercebidos aos tubarões europeus e foi o poderoso Chelsea de Roman Abramovich que garantiu a contratação do “Special One”. Apesar de não ter sido no Dragão que ganhou a alcunha imortalizada, a verdade é que foi ao serviço dos dragões que aprendeu tudo e se tornou verdadeiramente especial. José Mourinho senta-se na cátedra de um dos melhores técnicos de sempre do FC Porto. Para mim, hoje e sempre, é o melhor de todos os tempos. Marcou-me e continua a marcar até aos dias de hoje.

Apesar de ter sido ele o protagonista de todas as conquistas nacionais e europeias do FC Porto, convém não esquecer quem foi o responsável por tornar tudo isto possível: Pinto da Costa. Foi o presidente que viu naquele jovem arrogante e determinado o que ninguém, nem os rivais, viu: um campeão, à imagem do clube. As pessoas passam, mas o clube e Pinto da Costa ficarão para sempre.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Oxford United cai à League One e completa lote de equipas despromovidas no Championship

O Oxford United viu ser confirmada a sua despromoção à League One, após uma época difícil no Championship, marcada pela instabilidade.

Um campeão anunciado | FC Porto

A exibição na 31.ª jornada, na vitória pela margem mínima diante do Estrela da Amadora, é mais um dos vários triunfos que pode ser usado para explicar a superioridade azul e branca nesta época

Corrida ao título: O que falta jogar a FC Porto, Sporting e Benfica na Primeira Liga?

Numa altura em que o FC Porto se aproxima do título da Primeira Liga, Sporting e Benfica ainda sonham com a conquista do troféu.

João Henriques: «A tabela mente em relação à capacidade destes jogadores»

João Henriques analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto pode ser campeão da Primeira Liga no próximo sábado: eis os cenários

O FC Porto pode sagrar-se campeão já no próximo sábado. Os dragões estão a apenas dois pontos de garantir o título da Primeira Liga.

Francisco Trincão e o penálti do AVS SAD: «Não me pareceu, mas não vou comentar»

Francisco Trincão analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

Adriel Ramos após brilhar no empate com o Sporting: «Jogámos contra uma grande equipa»

Adriel Ramos analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.