As grandes decisões de Pinto da Costa: Museu do FC Porto

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Inaugurado a 28 de Setembro de 2013, dia do 120º aniversário do clube, e aberto ao público desde 26 de Outubro do mesmo ano, o Museu FC Porto vai além da exposição de troféus, tendo um papel cultural muito importante com a partilha da identidade e património não só do clube mas também da Cidade.

Através da visita é possível perceber a ligação da história do clube à história da cidade. Os primeiros corredores sombrios e com soalhos cinzentos contam a história do clube e das primeiras conquistas azuis e brancas. Após 1974 e o fim do regime Estado Novo, o espaço alarga-se e pinta-se de azul e de brilhos refletidos nas centenas de troféus.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Exposto está muito daquilo que faz parte da história do clube, desde os mais conhecidos momentos de glória a objetos pessoais de algumas das suas maiores figuras, como a bola com que Zé Maria marcou o primeiro golo portista nas competições europeias, as Botas de Ouro de Fernando Gomes e até mesmo o boné de José Maria Pedroto. Citando o presidente Pinto da Costa, “o Museu tem um discurso emocional.”.

O Museu proporciona ao visitante uma experiência fora do comum que impressiona pela coleção de troféus e pela exposição tecnologicamente avançada e interativa.

O museu foi distinguido com o Prémio Inovação e Criatividade pela Associação Portuguesa de Museologia em 2015, esteve nos 49 finalistas para o Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) de 2016, entre mais de 20 mil espaços, e é o primeiro museu do mundo a pertencer à Organização Mundial de Turismo (OMT), agência das Nações Unidas, fazendo do FC Porto o primeiro clube do mundo representado na OMT.

 

Foto de Capa: atwill.pt

artigo revisto por: Ana Ferreira

Beatriz Silva
Beatriz Silvahttp://www.bolanarede.pt
Azul e branco é o coração. Portista é a alma. Mais colombiana do que portuguesa. O papel e a caneta são o seu maior refúgio. Gosta de concentrar todas as suas frustrações na correção de erros gramaticais e/ou ortográficos.                                                                                                                                                 A Beatriz escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca contrata avançado ao Braga: «Tem um projeto muito ambicioso»

O Alverca oficializou este sábado a contratação de Samy Merheg. Braga fica com 50% do passe do jovem avançado de 19 anos.

Lionel Messi aborda a fotografia viral com Lamine Yamal: «É uma loucura»

Lionel Messi deixou fortes elogios a Lamine Yamal e comentou a icónica fotografia, captada há 19 anos no âmbito de uma campanha solidária 

Francisco Trincão deixa Sporting e está confirmado no Al Ahli

O Al Ahli oficializou este sábado a contratação de Francisco Trincão. Avançado de 26 anos deixa Sporting e ruma à Arábia Saudita.

Sporting vende Francisco Trincão: os candidatos a assumir o lugar do internacional português

O Sporting prepara-se para vender Francisco Trincão no mercado de transferências de verão ao Al Ahli.

PUB

Mais Artigos Populares

Ainda te lembras de Andrea Belotti? Avançado sofre revés na carreira e está livre no mercado

Andrea Belotti está oficialmente livre no mercado depois de não ter conseguido passar nos exames médicos do Cagliari.

Braga vai emprestar Amine El Ouazzani a clube da Ligue 1

O Braga vai emprestar Amine El Ouazzani ao Angers num negócio de empréstimo de uma época sem opção de compra.

Benfica em conversações por Yves Bissouma: médio também interessa a clube da Premier League

O Benfica iniciou conversações para garantir a contratação de Yves Bissouma. O médio está livre no mercado de transferências.