As grandes decisões de Pinto da Costa: Museu do FC Porto

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Inaugurado a 28 de Setembro de 2013, dia do 120º aniversário do clube, e aberto ao público desde 26 de Outubro do mesmo ano, o Museu FC Porto vai além da exposição de troféus, tendo um papel cultural muito importante com a partilha da identidade e património não só do clube mas também da Cidade.

Através da visita é possível perceber a ligação da história do clube à história da cidade. Os primeiros corredores sombrios e com soalhos cinzentos contam a história do clube e das primeiras conquistas azuis e brancas. Após 1974 e o fim do regime Estado Novo, o espaço alarga-se e pinta-se de azul e de brilhos refletidos nas centenas de troféus.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Exposto está muito daquilo que faz parte da história do clube, desde os mais conhecidos momentos de glória a objetos pessoais de algumas das suas maiores figuras, como a bola com que Zé Maria marcou o primeiro golo portista nas competições europeias, as Botas de Ouro de Fernando Gomes e até mesmo o boné de José Maria Pedroto. Citando o presidente Pinto da Costa, “o Museu tem um discurso emocional.”.

O Museu proporciona ao visitante uma experiência fora do comum que impressiona pela coleção de troféus e pela exposição tecnologicamente avançada e interativa.

O museu foi distinguido com o Prémio Inovação e Criatividade pela Associação Portuguesa de Museologia em 2015, esteve nos 49 finalistas para o Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) de 2016, entre mais de 20 mil espaços, e é o primeiro museu do mundo a pertencer à Organização Mundial de Turismo (OMT), agência das Nações Unidas, fazendo do FC Porto o primeiro clube do mundo representado na OMT.

 

Foto de Capa: atwill.pt

artigo revisto por: Ana Ferreira

Beatriz Silva
Beatriz Silvahttp://www.bolanarede.pt
Azul e branco é o coração. Portista é a alma. Mais colombiana do que portuguesa. O papel e a caneta são o seu maior refúgio. Gosta de concentrar todas as suas frustrações na correção de erros gramaticais e/ou ortográficos.                                                                                                                                                 A Beatriz escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gianni Infantino mantém confiança para o Mundial 2026 apesar da situação no México: «Tudo será fantástico»

Gianni Infantino, presidente da FIFA, mantém confiança no México como um dos organizadores do Mundial 2026.

Luis Suárez | O “9” que faz jogar

Porém, se a taxa de acerto fosse ainda maior, aos 28 anos Luis Suárez já poderia ter seguido as pisadas do seu homónimo.

Portugal anuncia jogo particular com o Chile antes do início do Mundial de 2026

Portugal vai jogar frente ao Chile no próximo dia 6 de junho. A equipa das quinas mede força com uma das seleções sul-americanas que não garantiram o acesso à fase final da prova.

Javier Saviola fala do caso entre Prestianni e Vinícius Júnior e lança prognóstico para o Real Madrid x Benfica: «O Madrid passa»

Javier Saviola falou antes do jogo entre o Real Madrid e o Benfica. O avançado argentino atribuiu favoritismo ao clube da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid anuncia lista de convocados e confirma baixa de peso para o jogo frente ao Benfica

Já é conhecida a lista de convocados do Real Madrid para o jogo frente ao Benfica. Kylian Mbappé falha mesmo a partida.

Eduardo Coudet prestes a render Marcelo Gallardo no River Plate

Eduardo Coudet está a preparar a desvinculação do Alavés. O técnico argentino de 51 anos está prestes a assinar pelo River Plate.

John Textor demitido após tentativa de “golpe de estado”

John Textor foi despedido do cargo de diretor da Eagle Football Holdings Bidco. O empresário contestou a decisão e colocou-se a si mesmo de volta no posto.