As primeiras decisões!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Decorre a época 2017/2018 e, até ao momento, o FC Porto está a protagonizar um início de temporada, no mínimo, auspicioso.

Resta sensivelmente um mês e meio da parte da época relativa ao presente ano civil e antes da pausa natalícia vão jogar-se as primeiras decisões.

Na dia 17 de Novembro os comandados de Sérgio Conceição enfrentam o Portimonense no Estádio do Dragão numa partida referente à 4ª Eliminatória (decide-se a passagem aos oitavos-de-final) da Taça de Portugal. As grandes dificuldades residem em dois pontos fundamentais: Primeiro dizer que os alvinegros, orientados por Vítor Oliveira (uma velha raposa do nosso futebol), praticam um futebol entusiasmante e têm uma equipa com bastante qualidade (com Paulinho e Nakajima à cabeça). Depois importa realçar que é um jogo que sucede a uma pausa para seleções e que um plantel curto como o do FC Porto poderá sofrer as, por vezes nefastas, consequências do vírus FIFA.

Na menos importante mas sempre relevante competição do nosso futebol (Taça da Liga) também se avizinham jogos decisivos. No dia 29 deste mês o FC Porto desloca-se à Mata Real para defrontar o Paços de Ferreira de Petit e poucos dias antes do Natal recebe o exuberante Rio Ave de Miguel Cardoso. Depois do dececionante empate caseiro frente ao Leixões o FC Porto vê-se obrigado a vencer as derradeiras partidas do Grupo D sob pena de voltar a ficar pelo caminho precocemente como sucedeu na temporada transata. O primeiro dos dois jogos encerra o risco acrescido de anteceder (joga-se 3 dias antes) o Clássico entre FC Porto e Benfica referente à 13ª jornada da Liga NOS.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

No que concerne à mais importante prova de clubes a nível europeu (quiçá mundial), a UEFA Champions League, os azuis e brancos encontram-se em segundo lugar (com 6 pontos) do grupo G a 4 pontos do Besiktas e com 2 e 4 pontos de avanço sobre o Leipzig e Mónaco respetivamente. Restam duas jornadas e ainda tudo pode acontecer. Na próxima semana o FC Porto desloca-se à Turquia e no dia 6 de Dezembro (pouco dias após o Clássico) recebe o atual campeão francês. Dois jogos de grau de dificuldade elevadíssimo que separam os Dragões dos oitavos-de-final da competição e, mais importante, dos milhões referentes à participação nessa fase da prova.

Por fim, importa referir as quatro jornadas da Liga NOS que se vão jogar ainda em 2017. Receções a Benfica (1/12) e Marítimo (17/12) e deslocações à Vila das Aves (25/11) e a Setúbal (10/12). Quatro jogos fundamentais que podem começar a definir distâncias importantes sobre os mais diretos rivais e ter o condão de lançar o FC Porto para o título nacional.

Em suma, avizinha-se um ciclo infernal de jogos até à viragem de ano que pode ter uma enorme influência no resultado final da época do FC Porto. Cabe a Sérgio Conceição e a toda a estrutura técnica e, até, diretiva preparar a equipa física e mentalmente para todos estes desafios e aos adeptos continuarem a apoiar afincadamente a equipa para que este seja, finalmente, o ano do Dragão.

Foto de Capa: FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Novo grande golo: Vinícius Júnior marca com grande remate e empata o Brasil x Marrocos no Mundial 2026

Vinícius Júnior empatou o jogo com um grande remate em arco. Brasil e Marrocos defrontam-se no Grupo C do Mundial 2026.

Golaço de Ismael Saibari mete Marrocos a vencer o Brasil no Mundial 2026

Que grande golo de Ismael Saibari, a abrir o marcador no encontro. Brasil e Marrocos defrontam-se no Grupo C do Mundial 2026.

Jovem egípcio revela proposta do Benfica e garante: «Viajo nos próximos dias para Portugal»

Ziad Saoudi, extremo de 17 anos ao serviço do Pyramids FC, garante que o Benfica já apresentou proposta e que já tem viagem marcada para Portugal.

Al Sadd oficializa saída de Roberto Mancini que tem agora caminho aberto para assumir a seleção italiana

Roberto Mancini deixou o Al Sadd após 30 jogos. O italiano concorre com Antonio Conte pelo comando da seleção italiana.

PUB

Mais Artigos Populares

Fernando Meira é o novo diretor desportivo do Vitória SC após eleição de Rui Rodrigues

Fernando Meira é o novo diretor desportivo do Vitória SC. O português assume o cargo após a eleição de Rui Rodrigues.

EM DIRETO: Vitinha lança Mundial 2026 por Portugal e fala já nos EUA

Vitinha faz a antevisão do Mundial 2026. Médio português é o primeiro jogador da seleção a falar em solo norte-americano.

Sporting: Giorgi Kochorashvili a caminho da La Liga por empréstimo com opção de compra

O jornal A Bola avança que o Celta de Vigo está interessado em garantir os serviços do médio do Sporting, Giorgi Kochorashvili.