A 10 jornadas do final do campeonato o FC Porto desloca-se hoje a Portimão para o embate da 24ª ronda da Liga. Com cinco pontos de avanço sobre os adversários directos na luta pelo título conserva a liderança da tabela classificativa, com 61 pontos e segue invicto, registando apenas quatro empates. Pela frente tem um Portimonense SC recém-subido ao principal escalão do futebol nacional, mas que tem feito um percurso regular e se mantém afastado dos lugares de despromoção.

A formação às ordens de Sérgio Conceição ultrapassou durante a semana um teste que se encontrava pendente desde o arranque da segunda volta. Regressou ao António Coimbra da Mota com a missão de recuperar de uma desvantagem de um golo frente ao GD Estoril Praia e acertar as contas da classificação. Com o fecho do mercado entre a primeira e a segunda parte, assim como lesões dos dois lados, as equipas que reiniciaram a partida eram já bastante diferentes. Com uma entrada forte, o FC Porto acabou por simplificar o que poderia ter sido complicado e garantiu mesmo a conquista dos três pontos, tendo apenas um senão a retirar desse confronto: Alex Telles. O defesa esquerdo saiu lesionado e foi aumentar a lista de nomes presentes no boletim clínico azul e branco.

A atravessar um bom momento de forma, afirmando-se como o mestre das assistências no plantel, o brasileiro será o principal ausente desta noite, no Algarve. Até agora, Sérgio Conceição tem conseguido encontrar soluções para as adversidades, mantendo firme a ideia de que tem à disposição um plantel competitivo, com todos os jogadores a serem capazes de oferecer garantias. Ainda assim, não esconde considerar esta uma das deslocações mais difíceis até ao final da época, não se poupando em elogios à formação às ordens de Vítor Oliveira.

Sérgio Conceição espera uma deslocação difícil ao terreno do Portimonense SC
Fonte: FC Porto

A verdade é que até ao cair do pano, em Maio, falta este e mais 10! Desses 10 jogos, dois são os “clássicos”, frente aos adversários directos desta corrida. E é já na próxima jornada que o Dragão volta a receber o Sporting CP, desta vez para as contas do campeonato, e para tentar desempatar o resultado de duelos já realizados entre ambos esta época: até agora, um empate para a Liga, uma vitória para os leões na Taça da Liga e outra para os dragões, na primeira mão da Taça de Portugal.

A vantagem de cinco pontos na frente é claramente um indicador positivo, algo que o FC Porto já não via acontecer há muito e que, quando viu,  não deixou escapar e agarrou o título. No entanto, há que continuar com foco no caminho a percorrer, um percurso que continua esta noite frente ao Portimonense SC.

Foto de Capa: FC Porto

Comentários