Até sempre, Esquerdinha

- Advertisement -

José Marcelo Januário de Araújo, mais conhecido no mundo do futebol por Esquerdinha, faleceu na passada quarta-feira vítima de um enfarte fulminante, após um jogo de futebol com amigos em Paraíba.

O ex-futebolista tinha apenas 46 anos e ao longo da sua carreira representou o Botafogo, Corinthians, Bahia, Fluminense e Vitória antes de ter chegado a Portugal em 1999 para representar o FC Porto.

Esquerdinha venceu pelos dragões o famoso pentacampeonato, uma supertaça e duas Taças de Portugal, disputando no total 87 partidas e marcando 9 golos.

Esquerdinha foi pentacampeão pelos dragões
Fonte: FC Porto

Seguiu para os espanhóis do Zaragoza e pouco depois voltaria a Portugal em 2002/03 para representar a Académica de Coimbra. Porém as lesões impediram o seu regresso triunfante e apenas disputou três jogos pelos homens da Briosa.

Acabaria por voltar ao Brasil para representar o Góias e em 2007 terminou a carreira no Botafogo-PR.

Um enfarte num jogo de futebol amador retirou a vida deste jogador acarinhado pelos adeptos portistas e respeitado pelos adeptos de futebol. Descansa em paz Esquerdinha.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira projeta duelo entre Brondby e Sporting na Taça Europa: «Não podemos ter medo de jogar»

Micael Sequeira fez a antevisão ao duelo com o Brondby, num jogo a contar para a primeira mão da segunda eliminatória da Liga Europa Feminina

CTA admite erro grave no dérbi entre Atlético Madrid e Real Madrid: Kang-In Lee devia ter visto vermelho

O Comité Técnico de Árbitros analisou o dérbi de Madrid e reconheceu um erro grave, considerando que Kang-In Lee deveria ter sido expulso.

Carlos Espí agradece a José Mourinho: «Faz-me sentir mais cómodo, mais seguro, com mais confiança»

Carlos Espí abordou a mudança para o Real Madrid, o grande arranque de temporada e a relação com José Mourinho.

Rodrigo Mora abre o livro sobre a saída do FC Porto: «Precisava de um novo desafio na minha vida»

Em entrevista ao Canal 11, Rodrigo Mora refletiu sobre a despedida difícil do FC Porto e a mudança para a AS Roma.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica revela novos detalhes da lesão de Enzo Barrenechea

O Benfica anunciou que Enzo Barrenechea foi submetido a uma artroscopia do joelho esquerdo para tratamento de rotura do menisco medial.

Diogo Travassos ambicioso antes do jogo de Portugal frente à Bulgária em Sub-21: «Queremos ganhar os jogos com qualidade e personalidade»

Diogo Travassos destacou o percurso de Portugal na qualificação e garantiu que a equipa quer manter o nível apresentado até agora.

Frederico Varandas comenta o Relatório e Contas do Sporting: «Mantivemo-nos fiéis ao ADN que nos distingue»

Frederico Varandas descreveu a temporada 2025/26 do Sporting como «um período de crescimento e afirmação».