Club Atlético de Madrid x FC Porto | Déjà Vu

    Liga dos Campeões, 1.ª Jornada, Fase de grupos: quarta-feira, 20h00, 7 de setembro de 2022

    ANTEVISÃO: ESTREIA NO MESMO PALCO

    Está de regresso a Liga dos Campeões. O FC Porto, clube português com mais participações na competição, volta a estar presente na fase de grupos. O título nacional da época passada garantiu aos azuis e brancos entrada direta na prova e direito a um lugar no primeiro pote do sorteio de início de época.

    Quis o disto sorteio que o FC Porto medisse forças, num sprint de seis jogos, com o Atlético de Madrid (adversário desta quarta-feira), o Bayer 04 Leverkusen (3.º classificado do último campeonato alemão) e o Club Brugge KV (campeão belga).

    Se, por um lado, o sorteio acaba por ter sido simpático por ter permitido aos dragões evitar o confronto com os grandes tubarões dos dias de hoje, não deixa de se poder considerar muito perigoso de elevado grau de dificuldade.

    À primeira vista, e pela história portista na competição, pode pensar-se que o FC Porto e o Club Atlético de Madrid são, claramente, favoritos a seguir em frente. No entanto, quem está atento ao fenómeno do futebol, rapidamente colocará alguma água na fervura e lembrará que o Bayer Leverkusen tem papel de destaque num dos campeonatos mais difíceis do mundo e que tem um nível de talento no seu plantel e uma pujança financeira superiores ao campeão nacional. Isto sem esquecer a equipa do Club Brugge que, ainda que num campeonato mais periférico, é dono e senhor e tem mostrado ser cada vez mais capaz de ser competitivo a este nível.

    O FC Porto tem, naturalmente, boas hipóteses de passar à fase seguinte, mas, em bom futebolês, cada jogo será uma final.

    Diego Simeone Atlético Madrid jogadores FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Quanto à partida desta quarta-feira, tem a particularidade de repetir a estreia de FC Porto e Atlético de Madrid na Liga dos Campeões da época passada. Também na época 2021/2022, dragões e colchoneros se enfrentaram na primeira jornada da fase de grupos, precisamente no mesmo palco, o Wanda Metropolitano. Na altura, 0-0 foi o resultado final. No final da fase de grupos, foi o Atlético que seguiu em frente (juntamente com o todo-poderoso Liverpool FC), relegando o FC Porto para a Liga Europa.

    Apesar da habitual incerteza de início de época e de um arranque mais ou menos titubeante das equipas ao nível dos resultados, mas principalmente, ao nível das exibições, o facto de ambas as equipas contarem com o mesmo treinador há já largos anos permite antecipar com algum grau de confiança os moldes em que a partida se disputará.

    É sabido que o Atlético de Madrid não representa o arquétipo do bom futebol, mas e reconhecido, também, que tem demonstrado ao longo dos últimos anos que é capaz de se bater com qualquer equipa e que é uma das equipas mais competitivas do Velho Continente. Outro facto conhecido em relação aos comandados de Simeone é que, neste contexto, são capazes dos melhores resultados frente a equipas que se balanceiam para a frente e que deixam bastante espaço nas costas da defesa.

    E pode estar aí a chave do jogo na perspetiva da equipa de Sérgio Conceição. Não se deixar iludir pela incapacidade ofensiva espanhola e manter a paciência e os índices de intensidade e agressividade nos limites. Certamente, com o decorrer do jogo se abrirão os espaços que permitam aos dragões ferir o adversário e trazer para a invicta um bom resultado.

    Em suma, ainda que não seja esperado um jogo de grande espetáculo, podem os adeptos do futebol confiar num jogo de enorme riqueza tática e os portistas acreditar nas hipóteses da sua equipa levar de vencido um adversário de grande nomeada.

     

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. No total de confrontos ente FC Porto e Atlético de Madrid, contam-se duas vitórias portistas, quatro vitórias madrilenas e, ainda, quatro empates.
    2. Nos jogos disputados entre ambas as equipas, marcaram-se, até ao momento, 21 golos. O FCP marcou 10 e o Atlético apontou 11.
    3. Este será o 8.º jogo entre FC Porto e o Atleti a contar para a Liga dos Campeões.
    4. Histórico na prova milionária favorável aos colchoneros: três vitórias contra duas dos portistas.
    5. Em encontros disputados em solo espanhol, o Atlético mantém a vantagem mínima (duas vitórias contra uma).
    6. O último jogo entre ambas as equipas foi disputado no Estádio do Dragão e resultou em derrota azul e branca (1-3). Griezman, Correa, De Paul e Sérgio Oliveira foram os autores dos golos.
    7. Esta será a 3.ª vez que Sérgio Conceição enfrentará o Atlético de Madrid, enquanto treinador. Soma, até ao momento, uma derrota e um empate.
    8. No caso de Simeone, será o 5.º confronto com o FC Porto. Três vitórias e um empate é, para já, o saldo do treinador argentino frente aos dragões.
    9. Sérgio Conceição e Diego Simeone foram, enquanto jogadores, companheiros de equipa na SS Lazio.
    10. Lisandro López e Radamel Falcao, com dois golos cada, são os melhores marcadores do FC Porto em jogos frente aos espanhóis. Igualmente com dois golos, Rivés, é o melhor marcador do Atlético em jogos com os portistas.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    João Félix – O talento e qualidade do internacional português são inegáveis. Desde que aterrou em Espanha tem-lhe faltado consistência e alguma sorte no que a problemas físicos diz respeito. Em todo o caso, é o jogador com maior talento individual da equipa colchonera e o principal perigo apontado à baliza do FC Porto. Seja nos espaços entre linhas ou na área a finalizar, num dia bom, ganha jogos sozinho.

     

    Pepê FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Pepê – O extremo brasileiro tem vindo a protagonizar um bom início de época e nada melhor do que o palco da Liga dos Campeões para a explosão definitiva. Não tem paralelo ao nível da fantasia no plantel e a sua velocidade e capacidade de drible podem ser decisivos num jogo frente a um adversário que deixará muito pouco espaço para jogar.

     

    XI’S PROVÁVEIS

    Atlético de Madrid (3x5x2): Oblak; Gimenez, Witsel, Reinildo; Llorente, Saúl Ñiguez, Koke, De Paul, Carrasco; João Félix e Morata.

    Treinador: Diego Simeone

    “O FC Porto é uma equipa à imagem do seu treinador, contagiante com entusiasmo, trabalho, um bloco muito intenso no momento ofensivo e defensivo, que fazem deles um dos clubes mais competitivos do campeonato português da Europa”

    FC Porto (4x3x3): Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu; Uribe, Eustáquio, Otávio; Pepê, Taremi e Toni Martínez.

    Treinador: Sérgio Conceição

    “O Atlético Madrid é sempre um dos clubes favoritos a ganhar esta competição, até pelo que tem demonstrado nos últimos anos em que chega sempre muito próximo. É um clube liderado por um ex-jogador que foi meu companheiro e que se nota muito do que ele é nos princípios da equipa.”

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.