Balanço do mercado portista

- Advertisement -

A poucos dias do mercado de transferências fechar, fazemos agora um balanço da postura do FC Porto no mercado de transferências, num ano em que se deram várias mudanças no Dragão.

O mercado de verão foi crucial para o FC Porto. Após a saída de vários titulares, era imperativo trazer novos talentos que tivessem qualidade para dar resultados aos azuis e brancos. Assim foi feito, com algumas surpresas à mistura.

O mercado teve a marca de Sérgio Conceição que, em conjunto com a direção portista, procurou colmatar as saídas dos titulares que abandonaram o clube neste defeso. Para já, Marchesín e Zé Luís têm-se mostrado as apostas mais acertadas, tendo contribuído, cada um à sua maneira, para os resultados positivos que o FC Porto tem arrecadado. À parte destes dois, são de registar as prestações de Luis Díaz e Matheus Uribe, que vêm evoluindo de jogo para jogo e mostrando que são reforços no verdadeiro sentido da palavra.

Nem tudo foi perfeito neste mercado, e a prova disso é o titular na lateral direita dos portistas, Corona. O mexicano, extremo por natureza, é, por estes dias, o lateral direito de eleição para Sérgio Conceição, depois de Manafá e Saravia não terem cumprido satisfatoriamente naquela posição. Depois de uma época em que Militão, defesa central de raíz, foi adaptado, na maioria dos jogos, a lateral, urgia a necessidade de contratar um jogador para essa posição que desse garantias. A escolha recaiu em Saravia, mas não se revelou acertada, já que o argentino mostrou muitas debilidades defensivas, assim como no seu jogo posicional.

Romário Baró tem sido um dos destaques dos Dragões no início da temporada
Fonte: FC Porto

Além dos milhões gastos, Sérgio Conceição aproveitou a prata da casa para acrescentar qualidade ao seu plantel. Os jovens campeões europeus nos sub-19 tiveram hipóteses na equipa principal e houve um que pegou de estaca no onze inicial do treinador português, Romário Baró. O médio tem grande presença no meio-campo, quer a nível ofensivo ou defensivo, e isso faz dele uma mais-valia, ganhando o estatuto de titular face aos graúdos.

Com alguns dias ainda no mercado, seria aconselhável para o FC Porto tentar adquirir um reforço para a lateral direita que chegasse ao Dragão com qualidade para ser titular indiscutível na posição. Além disso, os dragões devem colocar noutras equipas os excedentários do plantel, de forma a que a massa salarial seja menor, numa altura em que os portistas estão sob a alçada da UEFA e do seu plano de gestão financeira.

Os azuis e brancos apresentam um saldo positivo de 28 milhões de euros, após terem recebido 88 milhões provenientes das vendas de Militão, Felipe, Óliver Torres, Galeno e José Sá e gasto 60 milhões nas aquisições de Nakajima, Uribe, Zé Luís, Loum ( que havia chegado ao FC Porto através de um empréstimo com compra obrigatória), Marchesín, Luis Díaz, Saravia e Marcano.

Foto de capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

Às Escuras: Estádio D. Afonso Henriques fica sem energia antes do apito final do Vitória SC x Moreirense

Já em tempo de compensação do Vitória SC x Moreirense, o jogo foi interrompido após o Estádio D. Afonso Henriques ficar sem energia.

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

PUB

Mais Artigos Populares

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.

Espanyol chega ao 5º jogo consecutivo sem vencer e pode cair do top-5 da La Liga

O Espanyol perdeu em casa com o Alavés por 2-1 na jornada 22 da La Liga. Emblema da Catalunha volta a não conseguir ganhar.

Vitinha marca mas Lazio vence nos minutos finais frente ao Genoa

Num jogo de grande equilíbrio, a Lazio bateu o Genoa por 3-2, com o golo da vitória a surgir com 10 minutos de compensação.