BATE Borisov 0-3 FC Porto: Sem espinhas

- Advertisement -

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

Se pudesse adjectivar este jogo e a fase de grupos realizada pelo Porto, a palavra seria tranquilidade. Ignorando os calafrios normais de um jogo de futebol, o que é certo é que o Porto conseguiu sempre superar as dificuldades, que nunca foram muitas. Só o jogo com o Shaktar Donetsk é que esteve em causa e mesmo nessa partida os dragões mereciam os três pontos. Hoje tratou-se de mais uma vitória anunciada: depois de três goleadas, o BATE Borisov uma vez mais provou que não é equipa com estofo para estas andanças e, mesmo apresentando-se organizado na 1ª parte, nunca conseguiu criar perigo aos dragões.

O Porto até começou adormecido, com alguma dificuldade nas transições, não conseguindo circular a bola de maneira eficiente. Nesta altura, a sensação era a de que os jogadores estavam simplesmente a deixar o jogo correr, sem grandes ansiedades, sem grandes pressas. A defesa esteve sólida (Marcano e Indi formaram a dupla de centrais) e uma boa organização defensiva por parte de Herrera e Casemiro foram deitando por terra os ataques trapalhões dos bielorussos. No ataque, Oliver perdia algumas bolas e Quaresma e Brahimi, não parecendo inspirados, foram cumprindo, e assim o tempo decorreu até ao final da primeira parte. Sem grande história, sem grandes percalços.

1
Tello e Herrera marcaram dois dos golos da vitória portista e festejaram assim no balneário
Fonte: Página de Facebook de Cristian Tello

Na segunda parte, o Porto entrou mais esclarecido e por vários momentos sufocou a defesa do BATE Borisov – este ascendente materializou-se no grande golo de Herrera, aos 56 minutos. Nem parece o mesmo o mexicano: está mais confiante e eficiente, não falha tantos passes e pauta melhor os momentos de jogo. É certo que esta partida não é a melhor para avaliar este “novo” Herrera, sendo que só o tempo dirá se o jogador teve evolução ou se foram simplesmente momentos de maior qualidade nas suas inconstantes exibições. Voltando à segunda parte de Borisov, Brahimi subiu de produção e, na direita, com um Quaresma um pouco desinspirado, Danilo deu conta da ala por completo, subindo e descendo com uma facilidade admirável – fez-lhe bem a confiança dada por Dunga.

Aos 65’, Jackson Martinez concluiu com eficácia uma jogada pela esquerda do ataque portista e trouxe (mais) tranquilidade à equipa portuguesa, e assim já leva 5 golos na fase de grupos. Por sua vez, já com o jogo a terminar, Tello concluiu uma jogada de contra-ataque do Porto – sendo um jogador que precisa de confiança, o golo chega em boa altura, até porque Quaresma está sempre à espreita pela titularidade.

O Porto terminou o jogo com um score favorável de 3-0, alcançando os 13 pontos na fase de grupos e logrando mais 1 milhão de euros a entrar nos seus cofres (na fase de grupos já contabiliza quase 20M€). Com tranquilidade e sem muita história a contar, os portistas seguem invictos na Liga dos Campeões.

 

A Figura

Herrera – Esteve presente nos 3 golos portistas e assinalou uma grande exibição. Bons passes, dribles vistosos e um grande golo foram a marca de Herrera neste jogo, ainda que o mexicano também tenha estado em evidência na maneira como, na segunda parte, conduziu a bola para o ataque.

O Fora-de-jogo

Quaresma/Brahimi – Nenhum dos dois esteve mal; foram sempre dando sequência às jogadas de ataque (Quaresma com menos eficácia) mas não se pode dizer que tenham estado tão vistosos como em outras partidas.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jornada de luxo: eis as datas do Braga x Sporting e Benfica x FC Porto

Os encontros entre o Braga e o Sporting e o Benfica e o FC Porto marcam a 25.ª jornada da Primeira Liga. Já se conhecem as datas das partidas.

Benfica reage e nega que Gianluca Prestianni tenha admitido ter proferido insulto racista

O Benfica desmentiu em comunicado que Gianluca Prestianni tenha proferido um insulto racista no encontro frente ao Real Madrid.

Al Wasl de Rui Vitória em negociações avançadas por defesa que esteve várias épocas na Premier League

O Al Wasl de Rui Vitória está em negociações avançadas com Kurt Zouma. Defesa-central encontra-se sem clube.

Roberto Martínez elogia Viktor Gyokeres: «Tem potencial para ser o melhor marcador do Arsenal nos próximos 4 ou 5 anos»

Roberto Martínez deixa vários elogios a Viktor Gyokeres. Selecionador Nacional fala também sobre Benjamin Sesko.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Seabra antevê FC Porto x Arouca: «Temos muito respeito, mas esse respeito não representa medo, representa vontade de competir»

Vasco Seabra projeta o FC Porto x Arouca. Duelo da jornada 24 da Primeira Liga acontece esta sexta-feira pelas 18h45.

Tomás Handel e a Seleção Nacional: «Tendo sucesso no clube e nas competições europeias, estarei mais perto de ser chamado. É esperar»

Tomás Handel falou sobre vários temas em entrevista ao jornal O Jogo. Médio de 25 anos fala sobre a Seleção Nacional.

Tomás Handel: «Se gostava de ter tido uma oportunidade de jogar num dos “grandes” em Portugal? Sim, claro»

Tomás Handel falou sobre vários temas em entrevista. Médio de 25 anos aborda passagem pelo futebol português.