Belenenses SAD x FC Porto: conseguirão os dragões engatar a sexta?

- Advertisement -

O FC Porto dirige-se, nesta 13ª jornada, a uma casa difícil, mas frente a um adversário que está muito aquém das expetativas geradas antes do arranque da Primeira Liga. Apesar deste Belenenses SAD ser totalmente diferente daquele que conhecíamos há uns anos atrás, os jogos no Estádio do Jamor são, geralmente, complicados, muito por culpa das condições do relvado. Sérgio Conceição é conhecedor das limitações do mítico relvado do Jamor, uma vez que afirmou, na conferência de imprensa, que era um “relvado de barba branca”, mas que tinham de jogar nas condições que foram dadas. Com já cinco vitórias consecutivas na bagageira, conseguirão os pupilos do FC Porto engatar a sexta e reaproximarem-se do SL Benfica?

O Belenenses SAD, com toda a certeza, apresentar-se-à com a moral em cima depois da vitória em casa do CD Tondela. Em 12 jogos a contar para o campeonato, conseguiram apenas quatro vitórias, dois empates e seis derrota, colocando o clube, neste momento, na 13ª posição da Primeira Liga Portuguesa. Uma derrota da equipa liderada por Pedro Ribeiro, ex-líder da equipa de sub-23 do conjunto de Belém, pode levá-los para bem perto da zona de despromoção. Com caras bem conhecidas do FC Porto na frente de ataque (Silvestre Varela e Licá), este Belenenses SAD poderá muito bem apanhar a equipa do norte de surpresa. Eduardo Kau, Gonçalo Silva, Nilton Varela e Diogo Calila, muito provavelmente, falharão o jogo por lesão.

Alex Telles foi quem marcou o golo da vitória no último jogo do FC Porto em casa do Belenenses SAD a contar para o campeonato
Fonte: FC Porto

O FC Porto vai enfrentar este Belenenses SAD com uma condição física renovada, muito por culpa do jogo desta semana frente ao Casa Pia AC para a Taça da Liga, que foi muito oportuno para rodar jogadores. Com a lesão de Aboubakar no último jogo para o campeonato e o belíssimo golo de Zé Luís, muito provavelmente o cabo-verdiano saltará para o onze inicial. Ficam algumas dúvidas em quem assumirá o lado direito da defesa, visto que ainda não há um lateral com lugar reservado nesta posição. Caso vença a partida, o FC Porto continuará a dois pontos de distância para o seu maior rival e detentor da liderança, SL Benfica. É, portanto, um jogo importante, visto que uma “escorregadela” por parte da equipa visitante pode deitar tudo a perder na perseguição ao primeiro lugar. A pressão de conquistar a sexta vitória pode ser um fator com impacto positivo ou negativo, uma vez que a pressão impingida aos jogadores para ganhar pode provocar algum tipo de pressão e/ou nervosismo.

As odds estão favoráveis ao FC Porto, mas o futebol não é uma ciência exata e o FC Porto já não vive a era do velho ditado adaptado dos alemães – “são 11 contra 11 e no fim ganha o FC Porto”. Em 2017/2018 os dragões perderam frente aos azuis de Belém, mas eram ainda apelidados de CF Os Belenenses. Já com o Belenenses SAD, o FC Porto nunca perdera e nem sequer empatara. A bola vai rolar ás 20h no Estádio do Jamor e espera-se uma boa adesão por parte dos adeptos do FC Porto.

Foto de Capa: FC Porto

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Seleção Nacional: definida a data e hora do último particular de Portugal antes do Mundial 2026

Portugal vai enfrentar a Nigéria no dia 10 de junho a partir das 20h45, num jogo que será disputado no Dr. Magalhães Pessoa.

FC Porto a olhar para o futuro: dragões querem renovar com mais jovens promessas

O FC Porto pretende renovar o contrato de mais jovens promessas, depois de Bernardo Lima ter prolongado o seu vínculo pelos dragões.

Horários da penúltima jornada da Primeira Liga: 7 jogos serão disputados às 20h15 de segunda-feira

A Liga Portugal anunciou, esta terça-feira, os horários da 33.ª e penúltima jornada da Primeira Liga. Haverá sete jogos na segunda-feira.

André Villas-Boas recorda triunfo frente ao Sporting em Alvalade: «Jogos contra os grandes em fases iniciais da época marcam momentos»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários momentos da Primeira Liga 2025/26 e recordou ainda a temporada passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé podia ter sido reforço do… Barcelona: «Disseram que o valor dele era 180 milhões de euros»

Josep Maria Bartomeu, antigo presidente do Barcelona, assumiu que Kylian Mbappé podia ter reforçado os catalães.

Pep Guardiola aborda corrida pelo título da Premier League: «Estava nas nossas mãos, agora já não»

Pep Guardiola analisou o desfecho do Everton x Manchester City. Jogo terminou empatado a três bolas para a Premier League.

Sporting: reforço convence os adeptos

Luis Guilherme foi um dos reforços do Sporting no mercado de janeiro e está a agradar os adeptos dos leões.