Belenenses SAD x FC Porto: Vencer para não se deixar apanhar

Primeira Liga, Jornada 18: Domingo, 20h30, 16 de janeiro de 2022
ANTEVISÃO: COMEÇAR A SEGUNDA VOLTA COMO SE ACABOU A PRIMEIRA

Depois de fechada a primeira volta, FC Porto e Belenenses SAD voltam a encontrar-se, desta vez no Estádio do Jamor.

OS DRAGÕES PROCURAM MANTER A DISTÂNCIA PARA O SPORTING CP NO CAMPEONATO. SERÁ QUE VENCEM? APOSTA JÁ NA BWIN.PT!

Os dragões acabaram os primeiros 17 jogos de forma exímia, registando apenas dois empates e nenhuma derrota.

Mas a história foi bem diferente para os visitados. O Belenenses SAD encontra-se em último lugar, com apenas duas vitórias. A equipa, desde que perdeu a grande referência ofensiva da época passada, Cassierra, que tem enormes dificuldades em visar a baliza do adversário.

Assim, primeiro e último encontram-se novamente, ambos com três pontos de diferença para a equipa mais próxima, com os dragões a terem que ganhar para não se deixarem apanhar pelo Sporting CP, e para fugir ainda mais do SL Benfica, que já perdeu nesta jornada.

Para a equipa agora orientada por Franclim Carvalho, espera-se apenas uma tentativa de aguentar a partida, e tentar numa saída rápida ferir o adversário.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Com 17 jornadas completadas, as equipas estão separadas por 36 pontos;
  2. FC Porto apresenta o segundo melhor ataque (44 golos), atrás do SL Benfica, e a segunda melhor defesa (11 golos), atrás do Sporting CP;
  3. O Belenenses SAD é a equipa que menos golos marca na Primeira Liga, com apenas 9 (a seguinte é o Paços de Ferreira FC com 13, subindo depois a marca para os 16 do FC Vizela), sendo que já concedeu também 28 golos, havendo quatro equipas com registos piores nesse aspecto;
  4. FC Porto não perde para o campeonato desde 30 de outubro de 2020, totalizando já 45 jogos seguidos a pontuar;
  5. O Belenenses SAD está já no terceiro treinador da temporada com Franclim Carvalho, depois de Petit e Filipe Cândido;
  6. Luis Díaz é o melhor marcador dos dragões, com 13 golos;
  7. Do lado do Belenenses SAD, Alisson Safira marcou um terço dos golos da equipa no campeonato, com 3 tentos;
  8. Desde a separação entre o clube e a sociedade desportiva, o Belenenses SAD nunca conseguiu vencer ao FC Porto, registando sete derrotas e dois empates;
  9. Ainda assim, os azuis e brancos não conseguiram triunfar nas duas últimas deslocações a casa do Belenenses SAD;
  10. Afonso Sousa pode voltar a defrontar o clube que o formou, ainda que nunca tenha alinhado na equipa principal do FC Porto;

JOGADORES A TER EM CONTA

Belenenses SAD FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Tomás Ribeiro (Belenenses SAD) – era possível destacar algum jogador mais atacante da equipa, como Pedro Nuno, mas devido àquilo que se espera da partida, se a formação da casa quiser ter algum sucesso na partida, terá que contar com um jogo inspirado de Tomás Ribeiro. Um central esquerdino, com boa saída de bola, e que já merecia um palco mais alto para brilhar.

FC Porto Belenenses SAD
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vitinha (FC Porto) – depois de Luis Díaz, a quem já é difícil de arranjar novos elogios, Vitinha tem sido a grande estrela da época do FC Porto. Esteve quase para sair, mas acaba por ficar e por se tornar num grande reforço para Sérgio Conceição. Sentou Sérgio Oliveira, que entretanto até já saiu da equipa, e mudou a forma do dragão pensar o seu meio-campo. Um toque de bola magistral, leitura de jogo, posicionamento, criatividade, último passe e até mesmo remate. Vitinha tem tudo.

XI’S PROVÁVEIS

Belenenses SAD (3x4x3): Luiz Felipe, Cafu Phete, Yohan Tavares, Tomás Ribeiro, Diogo Calila, Yaya Sithole, Andrija Lukovic, Nilton Varela, Abel Issa Camara, Alisson Safira, Pedro Nuno;

Treinador: Franclim Carvalho

“O objetivo do final da época parece-me claro. Tenho a certeza de que vamos fazer mais pontos que na primeira volta e que não vamos terminar no lugar em que estamos. O que interessa é viver o dia a dia e não há outra forma de encarar este jogo que não ganhar”

FC Porto (4-4-2): Diogo Costa, Pepê, Chancel Mbemba, Fábio Cardoso, Wendell, Fábio Vieira, Matheus Uribe, Vitinha, Luis Díaz, Mehdi Taremi, Evanilson;

Treinador: Vítor Bruno (Sérgio Conceição estará castigado)

O FC Porto não realizou conferência de imprensa de antevisão à partida

PREVISÃO DE RESULTADO: BELENENSES SAD 0-4 FC PORTO

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona assegura renovação de craque: «Sim, vou assinar um novo contrato»

Frenkie De Jong vai mesmo renovar contrato com o Barcelona. Médio neerlandês confirma que assinará novo vínculo com o clube.

Lembras-te de Franculino Djú do Benfica: «Quero jogar no Barcelona e ganhar a Champions League»

Franculino Djú passou pela formação do Benfica e joga no Midtylland. Jovem avançado admite desejo de jogar no Barcelona.

Diretor desportivo do Lecce revela como descobriu Morten Hjulmand: «É extraordinário em todos os sentidos»

Morten Hjulmand trocou o Lecce pelo Sporting em 2023. Pantaleo Corvino, diretor desportivo do clube italiano, deixou elogios ao médio.

João Félix é o 4.º jogador que mais dinheiro movimentou na história: Eis o top-10

João Félix já fez movimentar cerca de 225,7 milhões de euros. Cristiano Ronaldo está no pódio e Neymar Júnior lidera a lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Alejandro Garnacho quer trocar Manchester United por outro gigante da Premier League

Alejandro Garnacho está na porta de saída do Manchester United. Extremo argentino quer mudança para o Chelsea.

João Palhinha pode estrear-se pelo Tottenham… contra o Bayern Munique

João Palhinha vai trocar o Bayern Munique pelo Tottenham nos próximos dias. Médio português pode ter estreia curiosa.

Custaram mais de 55 milhões de euros e o Manchester City pode emprestá-los ao Girona

O Manchester City pode emprestar Vítor Reis e Claudio Echeverri ao Girona. Já há acordo para ceder o defesa brasileiro.