📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bem-vindo de volta, Grujic! | FC Porto

- Advertisement -

Marko Grujic, o médio-defensivo de 25 anos que vestiu a camisola azul e branca na época passada, regressou a “casa” na passada terça-feira e, desta vez, veio para ficar. Enquanto que na temporada transacta o sérvio ingressara no FC Porto a título de empréstimo sem qualquer opção de compra, desta vez, existe uma cláusula de compra obrigatória, entre os 10 e os 12 milhões de euros.

Este é um verdadeiro reforço para os dragões, dada a escassez de opções que existiam para papéis mais defensivos no centro do terreno, não esquecendo da segurança que Marko proporcionou nos jogos em que participou.

O número 16 vem suprir uma lacuna que há muito não é preenchida – o papel de nº6, um médio mais recuado e com tarefas praticamente defensivas, participando na construção de jogo a partir de trás. Papel este que foi durante muito tempo cumprido por Danilo Pereira, que abandonara os azuis e brancos no mercado de verão na época passada e fez com que Grujic fosse o escolhido como seu substituto.

Tendo jogado Uribe e Sérgio Oliveira no meio campo praticamente a época toda (Uribe faz mais o papel de 8 do que de 6), seria natural vermos um FC Porto mais desfalcado a defender por faltar uma referência no meio campo que ajudasse a defesa a destruir o jogo do adversário e a construir o próprio jogo ofensivo. E isso, Grujic fá-lo perfeitamente.

De realçar a vontade que Grujic teve em regressar ao FC Porto. Segundo a comunicação social afirmou, o centro-campista sérvio rejeitou propostas oriundas da Holanda, Itália e inclusive do Sporting CP para que pudesse vestir novamente a “pele” do dragão.

Este foi um ato decisivo para a transferência de Grujic para o FC Porto e certamente que caiu bem no seio dos adeptos, da equipa técnica e também da direção do clube, que podem agora contar com um jogador que dá garantias dentro de campo e fora dele.

Marko Grujic treinou no próprio dia em que foi novamente apresentado no Estádio do Dragão e seguiu para o estágio no Algarve. Tendo em conta que Matheus Uribe saiu lesionado da Copa América e está, neste momento, na Colômbia a recuperar da mesma, é muito provável que Grujic esteja no onze inicial aquando do arranque do campeonato.

Marko Grujic
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É que, para além do tempo de recuperação de Uribe, o jogador terá ainda de cumprir uma quarentena de 14 dias após aterrar em Portugal e só depois poderá treinar com a equipa principal. Nasce assim uma oportunidade para Marko Grujic assumir, desde cedo, a titularidade, o que poderá originar alterações no sistema tático de Sérgio Conceição.

À partida, no centro do terreno, fará parelha com Sérgio Oliveira, isto se o português não concretizar uma transferência para outro emblema antes do início da Primeira Liga.

Sendo assim, o FC Porto adquire um médio-defensivo com 25 anos, mas ainda em ascensão, dado o percurso que a sua carreira teve até ao momento. É que, nas cinco épocas como jogador do Liverpool FC (irá agora para a sexta, pois ainda está emprestado), quatro delas foram como emprestado – um ano no Cardiff City FC, duas temporadas no Hertha Berlin SC e outra no FC Porto.

Agora, Marko Grujic tem uma perspetiva de carreira mais estável e o FC Porto conta com um médio que oferece essa mesma estabilidade no centro do terreno e uma qualidade acima da média. Bem-vindo de volta, Grujic!

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.