‘Bora, Helton, a baliza é tua!

- Advertisement -

atodososdesportistas

Não faz muito tempo que escrevi, num texto anterior neste mesmo espaço, que achava que Helton continuava a ser o nº 1 da baliza dos Dragões, mesmo após lesão. Ainda assim, a semana passada admiti que Fabiano está numa forma fabulosa e que o facto de o Porto jogar com uma defesa muito subida no terreno, por forma a pressionar o adversário, necessita de um guarda-redes mais rápido a sair da baliza (veja-se, por exemplo, o jogo com o Basileia).

Contudo, devido à expulsão de Fabiano no jogo com o Arouca, Lopetegui viu-se obrigado a lançar para jogo Helton e este voltou a brilhar, fazendo aquela que, a meu ver, é, até agora, a defesa do campeonato. Depois de ser o melhor em campo em Braga, em jogo a contar para a Taça da Liga, desta vez o veterano keeper “segurou” os 3 pontos em pleno Dragão e a possibilidade de os Dragões baterem o recorde de equipa com mais jogos seguidos sem sofrer golos – faltam dois.

A manter este desempenho, Helton e Fabiano darão fortes dores de cabeça ao treinador espanhol, até porque se aproxima a Champions e a aposta tem recaído em Fabiano. Teremos, até final da época, um Porto com rotação de guarda-redes ao estilo do Barcelona, com um guarda-redes para consumo interno (Helton) e outro para as competições europeias (Fabiano)? Não me parece, mas nunca se sabe…

1
Com Helton e Fabiano em pleno, qual será a escolha de Lopetegui?
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

Mudar de guardião de forma abrupta também pode ser um factor de desestabilização para a própria equipa, mas a verdade é que, se Helton está ainda a jogar, é porque continuará, pelo menos, mais um ou dois anos de azul e branco ao peito, o que é sinal de luta (e condições) pela titularidade… Gosto muito de Fabiano, mas não vejo nele o “novo” Baia, como vi no veterano brasileiro. Vejo mais um jovem – Gudiño – a chegar e jogar quando Helton “arrumar as luvas”!

Não pense o leitor que menosprezo o valor de Fabiano; também ele contribuiu para o facto do Futebol Clube do Porto ser o clube das principais ligas europeias com a melhor defesa, consentindo apenas uma média de 0,40 golos por jogo!

Tal estatística é bem representativa daquilo que é o mecanismo defensivo dos Dragões, e isso começa, desde logo, na rápida recuperação de bola, muito próxima da baliza adversária, e depois na conservação da mesma (o último jogo foi a excepção, pois invariavelmente o Porto termina com percentagens de posse de bola superiores à do seu adversário).

Em jeito de conclusão relativamente a este ponto, admito: sou um fã incondicional de Helton, e quero vê-lo a defender a baliza do meu clube, chamando-lhe o “último samurai” de uma geração que tantas alegrias nos deu. Respeitarei sempre a decisão do meu “mister” e só quero continuar a ver um Porto vencedor!

2
Perante a lesão de Jackson Martínez, Aboubakar tem jogado, marcado e convencido.
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

Por outro lado, tenho de deixar uma palavra de grande apreço a um jogador sobre o qual tive algumas dúvidas mas que parece começar a “sair da casca” e a querer assumir-se como o “novo Jackson”: Aboubakar. O camaronês, que tanta parecia jogador de contra-ataque e não de equipa que faz do ataque organizado uma constante, tem aproveitado todas as chances e minutos que tem tido, juntando exibições de grande qualidade a golos de requinte, de fazer levantar o estádio, enfim, golos à… Jackson! Convém dizer que não é propriamente um exímio tecnicista como o colombiano; tem um estilo “trapalhão” com a bola nos pés (nisso faz lembrar Pena ou Jankauskas), mas consegue desfazer-se dos adversários e tem uma eficácia tremenda na hora do remate! Afinal, a provável incursão de mercado por um avançado que faça esquecer o mais-que-anunciado-transferido-Jackson até pode ter solução a nível interno: Aboubakar, Paciência (paciência…) e André Silva, a rodar entre a equipa B e a equipa principal.

Aos poucos começo a ver que, afinal, a época foi preparada ao pormenor, não havendo espaço para “jogadores-flop” como no passado. Adrián ainda vai mostrar que vale bem os 11 milhões pagos por ele – apenas precisa de “redescobrir” a sua posição fora de um sistema de 1-4-4-2, como jogava (e que bem!) no Atlético de Madrid.

Resta-nos agora continuar a lutar e esperar pelo adversário que nos sairá no sorteio da liga milionária, sendo que uma das equipas que mais receio – e ainda que o leitor por certo discorde – é o … Mónaco! Os monegascos, pese o jogo pouco conseguido na 2ª mão diante do Arsenal, são das equipas europeias (e por consequência mundiais) com o melhor processo defensivo que se tem visto, e um feroz colectivo a explorar o contra-ataque. Ora bem, é o estilo de equipa que pode bem surpreender adversários como o Porto, que pressionam a campo inteiro e dão espaço no seu último terço defensivo. Mas vamos ver … Se queremos ganhar, teremos de jogar contra todos! Posso dar o meu palpite? PSG!

Vamos Porto, somos Porto!!!

Foto de Capa: Facebook do FC Porto

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas: «Deixou de existir agentes preferenciais no FC Porto»

André Villas-Boas analisou o atual panorama dos agentes desportivos no futebol mundial e a influência destes no FC Porto.

José Mourinho define a grande prioridade do Real Madrid para o mercado de verão

O jornal Sport avança que José Mourinho pretende encontrar um médio 'box-to-box'. Alvos como Enzo Fernández e Mateus Fernandes encaixam nesse perfil.

Norwich City contrata Sam Field em definitivo

Depois de uma passagem por empréstimo na segunda metade da última temporada, Sam Field assina pelo Norwich City em definitivo.

West Ham aciona opção de compra e garante Keiber Lamadrid

O West Ham anunciou a contratação em definitivo de Keiber Lamadrid, extremo internacional venezuelano que chegou ao clube em janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara confirma saída de Gustavo Klismahn para o Azerbaijão

O Santa Clara confirmou a transferência definitiva de Gustavo Klismahn para o Neftçi Baku, encerrando uma ligação de três temporadas.

Ricardo Soares apura Wuhan Three Towns para os oitavos-de-final da Taça da China

O português Ricardo Soares qualificou o Wuhan Three Towns para os oitavos de final da Taça da China, após eliminar o Qingdao Red Lions.

Filipe Çelikkaya sucede Nuno Campos no comando técnico do Zalaegerszegi

O português Filipe Çelikkaya foi oficializado como novo técnico do Zalaegerszegi. O treinador sucede a Nuno Campos, que ruma à Roménia.