Boulaye Dia: Possível substituto para Marega?

- Advertisement -

Desde o fim do campeonato e início da janela de transferências do FC Porto, a posição que tem sido mais debatida tem sido a de avançado. Muitos nomes têm sido associados e parece neste momento que, pelo menos, Taremi pode estar mesmo a caminho do Dragão. Isto tudo porque parecia faltar um nome forte para fazer dupla com Marega, jogador indispensável para a ideia de jogo de Conceição.

Contudo, têm surgido nos últimos dias muitas notícias que falam da recusa de um novo contrato por parte do avançado maliano, condição que seria completamente necessária para a sua continuidade no FC Porto, dado que termina contrato em junho de 2021. Se de facto Marega abandonar o clube, muda muito o paradigma da busca por avançados na mente dos dirigentes portistas. Em vez de ser necessário um jogador que complemente as qualidades do maliano, é agora fundamental encontrar um jogador mais nos moldes de Marega.

Aqui entra Boulaye Dia, avançado francês que atua, atualmente, no Stade de Reims. É forte, possante e consegue atingir velocidades bem acima da média. Com a bola nos pés, parece estar mais à vontade do que Marega, ainda que não seja um tecnicista de eleição. Marcou uns respeitáveis oito golos na passada edição da Ligue 1, sendo um dos protagonistas da boa campanha do Reims.

O que parece dificultar um possível negócio pelo avançado francês pode ser o preço exigido pelo Stade de Reims. Os valores que têm sido falados devem rondar os 15 milhões de euros. Caso seja este o valor, parece-me que a transferência não se concretizará. Como é sabido, o FC Porto não passa pelo seu melhor período em termos de segurança financeira, e mesmo com o valor que receberia de Marega, é difícil imaginar os Dragões passarem sequer os 10 milhões por um jogador.

Ainda assim, algo que pode ser vantajoso neste possível negócio é a idade de Boulaye. O francês tem apenas 23 anos e tem, portanto, uma margem de progressão razoável. Considerando que muitas das compras dos últimos anos dos Dragões têm sido de jogadores mais nos 27/28/29 anos (Uribe, Marchesín, Zé Luís, Claúdio Ramos, Carraça), seria interessante ver o FC Porto a voltar a apostar em jogadores mais novos que possam significar, depois de algumas boas épocas, um forte encaixe financeiro numa consequente venda.

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Pares: Francisco Cabral segue para os quartos de final do torneio de Roterdão

Francisco Cabral e Lucas Miedler qualificaram-se esta terça-feira para os quartos de final de pares do torneio de Roterdão.

Víctor Font joga cartada final: Leo Messi e Erling Haaland são sonhos para o projeto do Barcelona

Em entrevista, o candidato à presidência do Barcelona, Víctor Font, detalhou o plano financeiro para viabilizar o regresso de Lionel Messi e a contratação de Erling Haaland.

Resposta ao PSG: Barcelona prepara «golpe» na formação dos parisienses após perder Dro Fernández

Após o recente ataque do PSG ao plantel de Hansi Flick, ao contratar Dro Fernandez, o Barcelona pretende avançar para a contratação de Emmanuel Mbemba.

Xavi Malián renova pelo o FC Porto até 2027

Xavi Malián é o mais recente hoquista do FC Porto a renovar contrato. O guarda-redes de 36 anos representa os dragões desde 2019 e vai continuar a fazê-lo até 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Cabral deixa o Estrela da Amadora a título definitivo e assina pelo Paide da Estónia

Daniel Cabral já não é jogador do Estrela da Amadora. Depois de uma passagem sem brilho pela Reboleira, o médio é reforço do Paide, da Estónia.

Rui Vitória estreia-se pelo Al Wasl em jogo de muitos golos na Champions League Asiática 2

O Al Wasl perdeu fora de casa com o Al Zawraa por 3-2 na Champions League Asiática 2. Foi a estreia de Rui Vitória.

Sporting confirma contratação de Délcio Aurélio

Délcio Aurélio é a mais recente contratação do Sporting. O avançado angolano chega diretamente do Interclube do Girabola e vai ter a sua primeira experiência fora do país natal.