Boulaye Dia: Possível substituto para Marega?

- Advertisement -

Desde o fim do campeonato e início da janela de transferências do FC Porto, a posição que tem sido mais debatida tem sido a de avançado. Muitos nomes têm sido associados e parece neste momento que, pelo menos, Taremi pode estar mesmo a caminho do Dragão. Isto tudo porque parecia faltar um nome forte para fazer dupla com Marega, jogador indispensável para a ideia de jogo de Conceição.

Contudo, têm surgido nos últimos dias muitas notícias que falam da recusa de um novo contrato por parte do avançado maliano, condição que seria completamente necessária para a sua continuidade no FC Porto, dado que termina contrato em junho de 2021. Se de facto Marega abandonar o clube, muda muito o paradigma da busca por avançados na mente dos dirigentes portistas. Em vez de ser necessário um jogador que complemente as qualidades do maliano, é agora fundamental encontrar um jogador mais nos moldes de Marega.

Aqui entra Boulaye Dia, avançado francês que atua, atualmente, no Stade de Reims. É forte, possante e consegue atingir velocidades bem acima da média. Com a bola nos pés, parece estar mais à vontade do que Marega, ainda que não seja um tecnicista de eleição. Marcou uns respeitáveis oito golos na passada edição da Ligue 1, sendo um dos protagonistas da boa campanha do Reims.

O que parece dificultar um possível negócio pelo avançado francês pode ser o preço exigido pelo Stade de Reims. Os valores que têm sido falados devem rondar os 15 milhões de euros. Caso seja este o valor, parece-me que a transferência não se concretizará. Como é sabido, o FC Porto não passa pelo seu melhor período em termos de segurança financeira, e mesmo com o valor que receberia de Marega, é difícil imaginar os Dragões passarem sequer os 10 milhões por um jogador.

Ainda assim, algo que pode ser vantajoso neste possível negócio é a idade de Boulaye. O francês tem apenas 23 anos e tem, portanto, uma margem de progressão razoável. Considerando que muitas das compras dos últimos anos dos Dragões têm sido de jogadores mais nos 27/28/29 anos (Uribe, Marchesín, Zé Luís, Claúdio Ramos, Carraça), seria interessante ver o FC Porto a voltar a apostar em jogadores mais novos que possam significar, depois de algumas boas épocas, um forte encaixe financeiro numa consequente venda.

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli invicto em clássicos de Liga entre Ajax e FC Porto: eis o registo

O FC Porto e o Benfica encontram-se este domingo para mais um clássico na Primeira Liga. Vê o registo de Francesco Farioli.

Académica bate o Real SC e avança para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

A vitória da Académica por 3-1 sobre o Real SC abriu as contas da segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Daniel Podence relembra experiência com Jorge Jesus: «Encontrávamo-nos no ginásio e decidíamos quem tinha ouvido mais gritos»

Daniel Podence relembrou histórias dos tempos no Sporting, em que era treinado pelo novo selecionador nacional, Jorge Jesus.

Martín Anselmi conquista a primeira vitória no comando do Elche com 10 jogadores em campo

Na sétima jornada da La Liga, o Elche de Martín Anselmi alcançou a primeira vitória da temporada, batendo o Espanyol por 3-1.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Mónaco vence Lens e assume liderança da Ligue 1

AS Mónaco venceu o Lens por 2-1 no Estádio Luís II, no encontro de abertura da 5.ª jornada da Ligue 1.

Monza vence Sassuolo com bis de Gustavo Varela

O Monza venceu na receção ao Sassuolo por 2-1, em jogo referente à 5.ª jornada da Serie A. Gustavo Varela bisou ao serviço da equipa italiana.

Bayern Munique goleia Union Berlin por 7-0 na abertura da 4.ª jornada da Bundesliga

O Bayern Munique recebeu e goleou o Union Berlin por 7-0, na 4.ª jornada da Bundesliga. Michael Olise assinou um hat-trick.