Depois de seis pontos perdidos, com empates concedidos ante V. Setúbal, Benfica e Braga, eis que se conjuntura a “dura realidade” de não dependermos apenas de nós na luta pelo título de campeões. Se no início da época poucos esperariam um FC Porto capaz de lutar até ao fim pela conquista do campeonato também é certo que, chegados agora à reta final, precisamente com este cenário, poucos conseguem aceitar os “tremeliques” impróprios de um candidato que já mostrou fibra.
Mas que ninguém caia na ingenuidade de pensar que o nosso adversário direto não depende também de terceiros. Por mais paradoxal que pareça, e ainda que a classificação e a matemática mostrem o contrário, certo é que faltando a ajuda dos avançados extra que teimam sempre em aparecer nos períodos mais complicados, a tarefa de conquistar o ‘tetar’ afigurar-se-á bastante complicada.

Fonte: FC Porto
À imagem do seu rival, também o FC Porto necessita da “ajuda” de terceiros. Para além do Sporting, Guimarães, Rio Ave, Estoril e Boavista, urge que as terceiras equipas dos jogos do FC Porto (já dou de barato que os beneficiem a eles à descarada, desde que parem de nos prejudicar obscenamente) apliquem critérios de igualdade e justiça que levem a que os resultados sejam sempre espelho da real valia das equipas, e não um constante desvirtuamento da competição a que temos assistido.
Não obstante toda a adversidade que nos espera, urge ainda mais recuperar o bom futebol que consumou o melhor Porto da época. Restam cinco finais que têm de se traduzir na conquista imperiosa de quinze pontos. Para além disso, não basta vencer, mas sim destruir por completo o adversário, goleando-o, criando essa almofada de conforto de, em caso de igualdade pontual no final da prova, vermos o esforço recompensado.
Focados, rumo ao título!
P.S. – Entretanto, Saponjic, avançado da equipa B do Benfica, foi suspenso por três jogos por um soco a um jogador do Fafe. É assim que, neste país, se tentam calar as vozes que se elevam perante a vergonha. Enquanto isso, Luisão soltou umas gargalhadas e o pugilista grego Samaris, esse… Corou de vergonha…
Foto de Capa: FC Porto
Artigo revisto por Mafalda Carraxis