Carraça | reforço para a lateral direita ao estilo de Sérgio Conceição

- Advertisement -

Rui Filipe Caetano Moura é o seu nome, mas é conhecido como Carraça dentro do mundo do futebol. Apenas pela sua alcunha já conseguimos perceber o tipo de jogador que é. Com raça, lutador, em suma, um jogador à Sérgio Conceição, com o de bom e de menos bom que isso pode trazer.

Atua principalmente pela lateral-direita mas pode também fazer o papel de médio interior. Passou toda a sua carreira profissional ao serviço dos vizinhos Boavista FC, ainda que tenha passado duas épocas emprestado, primeiro com o Tondela e depois com o Santa Clara. Tem um título no seu palmarés, precisamente ao serviço do Tondela quando conquistou a II Liga Portuguesa em 2014/2015.

Chega ao FC Porto aos 27 anos a custo zero, depois de ter acabado contrato com as Panteras. Esta terá sido a principal razão da sua contratação, o baixo custo e consequente risco. Deve também auferir um salário relativamente baixo, especialmente quando comparado com outros jogadores do plantel portista.

O jogador vem para uma posição que tem sido algo problemática para os Dragões nos últimos anos. Depois de ter Ricardo Pereira na sua primeira época como treinador, Sérgio Conceição não encontrou um solução que o agradasse particularmente. São neste momento 6 os laterais-direitos que têm contrato com o clube, contudo, não há nenhum que seja indiscutível ou que tenha o seu lugar no plantel como garantido.

Entre as contratações recentes para a posição, destacam-se pela negativa Saidy Yanko, que nem chegou a jogar, João Pedro, que mostrou ter demasiadas lacunas no seu jogo defensivo, e Saravia, que desiludiu muito tendo em conta o valor da sua transferência. Apenas Manafá tem conseguido ter mais continuidade na equipa. Ainda assim, e por muito útil que seja no plantel pela sua velocidade e versatilidade, não tem convencido por completo adeptos portistas.

Carraça também não será um jogador para “pegar de estaca” na equipa e tornar-se um titular indiscutível. Será um bocado mais como Manafá tem sido. Um jogador de plantel útil, que pode cumprir em várias posições (chegou também a fazer jogos na esquerda pelo Boavista) e que se encaixa no estilo do treinador. Ainda que, na minha opinião, se o FC Porto fosse ao mercado, teria de ser para contratar um titular, aceito que devido aos problemas financeiros que se sentem que esta seja uma contratação que faz algum sentido.

O maior ponto negativo será que a entrada de Carraça pode muito bem significar que Tomás Esteves estará nas portas de saída do Dragão. Tem-se falado muito do interesse do Valência e parece que será mais um jovem formado no Olival que não se irá conseguir afirmar na equipa principal.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges após o empate sem golos no Dragão: «Soubemos sofrer, bem organizados, coesos»

Rui Borges marcou presença na sala de imprensa para fazer a análise ao FC Porto x Sporting da meia-final da Taça de Portugal.

Rui Borges revela lesões de Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand e responde a Francesco Farioli: «Deve-se ter esquecido das bolas e das toalhas»

Rui Borges analisou o desfecho da meia-final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Sporting no Estádio do Dragão.

Francesco Farioli garante que o FC Porto está de volta e ataca: «O fogo de artifício foi para celebrar o regresso do Sporting do...

Francesco Farioli analisou o desfecho da meia-final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Sporting no Estádio do Dragão.

Jan Bednarek deixa críticas a lance crítico que definiu o jogo e aponta FC Porto superior: «Eles fizeram tudo para sobreviver e atrasar o...

Jan Bednarek já reagiu ao desfecho do FC Porto x Sporting, jogo decisivo das meias-finais da Taça de Portugal. Dragões eliminados

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica e Sporting goleiam e seguem em frente: eis o quadro das meias-finais da Taça de Portugal de Futsal

O Benfica e o Sporting venceram os respetivos jogos e carimbaram o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal de Futsal. Quadro está definido.

Barcelona vence Celta de Vigo em noite amaldiçoada pelas lesões de João Cancelo e Lamine Yamal: eis os resultados do dia na La Liga

O Barcelona continua nove pontos à frente do Real Madrid na La Liga. Na 32.ª jornada, vitória sobre o Celta de Vigo.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Sporting

O FC Porto recebeu o Sporting na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Fica com os destaques do encontro.