Carraça | reforço para a lateral direita ao estilo de Sérgio Conceição

- Advertisement -

Rui Filipe Caetano Moura é o seu nome, mas é conhecido como Carraça dentro do mundo do futebol. Apenas pela sua alcunha já conseguimos perceber o tipo de jogador que é. Com raça, lutador, em suma, um jogador à Sérgio Conceição, com o de bom e de menos bom que isso pode trazer.

Atua principalmente pela lateral-direita mas pode também fazer o papel de médio interior. Passou toda a sua carreira profissional ao serviço dos vizinhos Boavista FC, ainda que tenha passado duas épocas emprestado, primeiro com o Tondela e depois com o Santa Clara. Tem um título no seu palmarés, precisamente ao serviço do Tondela quando conquistou a II Liga Portuguesa em 2014/2015.

Chega ao FC Porto aos 27 anos a custo zero, depois de ter acabado contrato com as Panteras. Esta terá sido a principal razão da sua contratação, o baixo custo e consequente risco. Deve também auferir um salário relativamente baixo, especialmente quando comparado com outros jogadores do plantel portista.

O jogador vem para uma posição que tem sido algo problemática para os Dragões nos últimos anos. Depois de ter Ricardo Pereira na sua primeira época como treinador, Sérgio Conceição não encontrou um solução que o agradasse particularmente. São neste momento 6 os laterais-direitos que têm contrato com o clube, contudo, não há nenhum que seja indiscutível ou que tenha o seu lugar no plantel como garantido.

Entre as contratações recentes para a posição, destacam-se pela negativa Saidy Yanko, que nem chegou a jogar, João Pedro, que mostrou ter demasiadas lacunas no seu jogo defensivo, e Saravia, que desiludiu muito tendo em conta o valor da sua transferência. Apenas Manafá tem conseguido ter mais continuidade na equipa. Ainda assim, e por muito útil que seja no plantel pela sua velocidade e versatilidade, não tem convencido por completo adeptos portistas.

Carraça também não será um jogador para “pegar de estaca” na equipa e tornar-se um titular indiscutível. Será um bocado mais como Manafá tem sido. Um jogador de plantel útil, que pode cumprir em várias posições (chegou também a fazer jogos na esquerda pelo Boavista) e que se encaixa no estilo do treinador. Ainda que, na minha opinião, se o FC Porto fosse ao mercado, teria de ser para contratar um titular, aceito que devido aos problemas financeiros que se sentem que esta seja uma contratação que faz algum sentido.

O maior ponto negativo será que a entrada de Carraça pode muito bem significar que Tomás Esteves estará nas portas de saída do Dragão. Tem-se falado muito do interesse do Valência e parece que será mais um jovem formado no Olival que não se irá conseguir afirmar na equipa principal.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Fabrizio Romano avança: Atlético de Madrid interessado em extremo do FC Porto

Fabrizio Romano avança que o Atlético de Madrid quer William Gomes. O jogador tem contrato com o Porto até ao ano 2029.

Já há mais detalhes sobre a ida de Doumbia para o Sporting

O Sporting está perto de fechar a contratação do médio Issa Doumbia ao Venezia por 23 milhões de euros e oferece um contrato até 2031.

Utrecht exerce opção de compra e garante Ángel Alarcón ao FC Porto: eis os valores do negócio

O Utrecht pagou dois milhões de euros ao FC Porto e contratou Ángel Alarcón em definitivo. O extremo assina pelo emblema neerlandês.

Southampton expulso do play-off de acesso à Premier League por espionagem: Middlesbrough avança para a final

O Southampton foi excluído do play-off de acesso à Premier League por filmar treinos adversários. O Middlesbrough avança para a final frente à equipa do Hull City.

PUB

Mais Artigos Populares

Tudo ou nada em Istambul | Aston Villa x Freiburg

O Aston Villa chega à final da Europa League, frente ao Freiburg, apoiado numa dinâmica ofensiva extremamente perigosa.

Benfica deixa mensagem para António Silva: «Um de nós»

O Benfica deixou mensagem para António Silva. «Um de nós», lê-se na publicação partilhada pelo clube encarnado nas redes sociais.

Diogo Costa mostra-se rendido a Victor Froholdt e elogia depois jogador do Sporting: «Cresceu muito e eu admiro-o»

Diogo Costa falou sobre muitos temas em entrevista. Guarda-redes do FC Porto destacou Victor Froholdt e Francisco Trincão.