Carta aberta a: Iker Casillas

cartaaberta

A posição de guarda-redes é provavelmente a mais ingrata no mundo do futebol. É aquela posição em que não podes falhar porque podes deitar tudo a perder. Enquanto os outros podem perder a bola imensas vezes, o guarda-redes não pode deixar escapar uma. E se erra… A probabilidade de ser golo é grande. E momentos infelizes acontecem até aos melhores do mundo!

“Vivemos de mãos dadas com o erro e a ingratidão” – Vítor Baía

E, depois do jogo de Braga, todos voltaram a apontar-te o dedo por causa daquele terceiro golo que confirmou a vitória da equipa da casa. Um golo que não teve influência no desfecho do encontro mas que acaba por servir de fundamento para inúmeras críticas e gozos. Porque, como já é hábito no futebol, um dia estás no céu e no dia seguinte voltas a cair para o inferno. E, confesso-te, Iker… Esse golo foi uma patetice, algo que não pode voltar a acontecer apesar de eu compreender o desespero que te levou ao erro.

Iker, quero que saibas que continuo a confiar plenamente nas tuas capacidades. Tens feito um esforço sobre-humano para manter a baliza inviolada mas nenhum guarda-redes consegue fazer milagres sem uma equipa sólida pela frente. Não te posso desculpar o segundo golo que sofreste contra o Dínamo Kiev, que acabou por derrotar animicamente o FC Porto. Ou, mais recentemente, o golo sofrido frente ao Vitória de Guimarães… Mas onde estaria o FC Porto sem as tuas grandes defesas em muitos outros jogos? Recordo-me, por exemplo, dos jogos contra o Benfica, tanto no Dragão como na Luz. Recordo-me da grande penalidade que defendeste contra o Tondela, numa infantilidade de Maicon. E ainda tenho presentes os últimos jogos que tens disputado com a camisola do FC Porto! Contra o Dortmund, contra o Belenenses, contra o Arouca…

Fonte: Iker Casillas
O 12.º jogador vai estar sempre a apoiar
Fonte: Instagram de Iker Casillas

Há quem diga que a nível desportivo não vieste trazer nada de mais. Que ter um Helton ou um Fabiano seria a mesma coisa. E que, tendo em conta o que custaste, deverias render muito mais. Mas o que é render muito mais? E até que ponto é que podemos afirmar que eles fariam melhor figura? É tudo baseado em suposições e tu tens provado em vários jogos que és capaz de muito. Infelizmente, não és um super-homem, algo de que o FC Porto bem precisa neste momento. Há culpados bem maiores e para os quais nem se aponta o dedo. É tão relativo dizer que estás a jogar bem ou a jogar mal porque tens sofrido tantos golos… E é também bastante injusto tendo em conta que não jogas sozinho.

Quero ainda dizer-te que já ganhaste a minha admiração. Não pelo jogador que sempre foste mas pela pessoa que descobri que és. Alguém humilde e dedicado. Alguém que preza e respeita a instituição que representa, os próprios adeptos e adversários. Há uns tempos, foste o único que deu a cara e que pediu desculpa aos adeptos. Uma atitude destas, de um jogador que ainda nem tem um ano de casa, é de louvar.

Iker, temos dez finais pela frente. Ninguém atira a toalha ao chão! Eu olho para ti e vejo-te como um exemplo. Levanta-me esse balneário e berra com eles! Ainda vais conhecer a festa que se faz nos Aliados. Eu acredito!

Foto de Capa: Instagram de Iker Casillas

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.