Carta aberta a: Iker Casillas

- Advertisement -

cartaaberta

A posição de guarda-redes é provavelmente a mais ingrata no mundo do futebol. É aquela posição em que não podes falhar porque podes deitar tudo a perder. Enquanto os outros podem perder a bola imensas vezes, o guarda-redes não pode deixar escapar uma. E se erra… A probabilidade de ser golo é grande. E momentos infelizes acontecem até aos melhores do mundo!

“Vivemos de mãos dadas com o erro e a ingratidão” – Vítor Baía

E, depois do jogo de Braga, todos voltaram a apontar-te o dedo por causa daquele terceiro golo que confirmou a vitória da equipa da casa. Um golo que não teve influência no desfecho do encontro mas que acaba por servir de fundamento para inúmeras críticas e gozos. Porque, como já é hábito no futebol, um dia estás no céu e no dia seguinte voltas a cair para o inferno. E, confesso-te, Iker… Esse golo foi uma patetice, algo que não pode voltar a acontecer apesar de eu compreender o desespero que te levou ao erro.

Iker, quero que saibas que continuo a confiar plenamente nas tuas capacidades. Tens feito um esforço sobre-humano para manter a baliza inviolada mas nenhum guarda-redes consegue fazer milagres sem uma equipa sólida pela frente. Não te posso desculpar o segundo golo que sofreste contra o Dínamo Kiev, que acabou por derrotar animicamente o FC Porto. Ou, mais recentemente, o golo sofrido frente ao Vitória de Guimarães… Mas onde estaria o FC Porto sem as tuas grandes defesas em muitos outros jogos? Recordo-me, por exemplo, dos jogos contra o Benfica, tanto no Dragão como na Luz. Recordo-me da grande penalidade que defendeste contra o Tondela, numa infantilidade de Maicon. E ainda tenho presentes os últimos jogos que tens disputado com a camisola do FC Porto! Contra o Dortmund, contra o Belenenses, contra o Arouca…

Fonte: Iker Casillas
O 12.º jogador vai estar sempre a apoiar
Fonte: Instagram de Iker Casillas

Há quem diga que a nível desportivo não vieste trazer nada de mais. Que ter um Helton ou um Fabiano seria a mesma coisa. E que, tendo em conta o que custaste, deverias render muito mais. Mas o que é render muito mais? E até que ponto é que podemos afirmar que eles fariam melhor figura? É tudo baseado em suposições e tu tens provado em vários jogos que és capaz de muito. Infelizmente, não és um super-homem, algo de que o FC Porto bem precisa neste momento. Há culpados bem maiores e para os quais nem se aponta o dedo. É tão relativo dizer que estás a jogar bem ou a jogar mal porque tens sofrido tantos golos… E é também bastante injusto tendo em conta que não jogas sozinho.

Quero ainda dizer-te que já ganhaste a minha admiração. Não pelo jogador que sempre foste mas pela pessoa que descobri que és. Alguém humilde e dedicado. Alguém que preza e respeita a instituição que representa, os próprios adeptos e adversários. Há uns tempos, foste o único que deu a cara e que pediu desculpa aos adeptos. Uma atitude destas, de um jogador que ainda nem tem um ano de casa, é de louvar.

Iker, temos dez finais pela frente. Ninguém atira a toalha ao chão! Eu olho para ti e vejo-te como um exemplo. Levanta-me esse balneário e berra com eles! Ainda vais conhecer a festa que se faz nos Aliados. Eu acredito!

Foto de Capa: Instagram de Iker Casillas

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão oferece-se a tubarão europeu e transferência pode ficar fechada por 50 milhões de euros

Rafael Leão ofereceu-se ao Barcelona. Transferência do AC Milan para a Catalunha pode ficar fechada por 50 milhões de euros.

Al Nassr pode juntar Cristiano Ronaldo e Cristiano Ronaldo Júnior já em 2026/27: eis o plano

O Al Nassr está a pensar incluir Cristiano Ronaldo Júnior no plantel principal já a partir da próxima temporada.

Real Madrid quer tirar o domínio do Barcelona no futebol feminino e quer contratar 2 estrelas

O Real Madrid pretende contratar duas jogadoras no mercado de verão. Mayra Ramírez e Elisa Senss são alvos dos merengues.

Braga não facilita e aponta aos 80 milhões de euros por 2 jogadores

O Braga tem pouco interesse em vender Lukas Hornicek e Rodrigo Zalazar no mercado de transferências de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Para estarem na Primeira Liga em 2026/27? Os 4 portugueses do Wolverhampton, equipa despromovida da Premier League

O Wolverhampton tem quatro portugueses no seu plantel principal. O conjunto foi recentemente despromovido ao Championship.

Manchester City: jogador abre a porta de saída e já tem interessado

James Trafford procura deixar o Manchester City no mercado de verão, de modo a somar mais minutos em 2026/27.

Sporting: os convocados para a partida frente ao FC Porto

O Sporting vai enfrentar o FC Porto na segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal, jogo que se realiza no Estádio do Dragão.