📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Carta Aberta a: Julen Lopetegui

- Advertisement -

cartaaberta

Caro Julen Lopetegui (queria chamar-lhe mister mas nem isso consigo),

Comecei a colaborar com o Bola na Rede há pouco tempo e, por isso, tomei a liberdade de me certificar de que nunca tinha recebido nenhuma carta aberta. Engano meu. Não sou o primeiro a escrever-lhe mas, espero, vou ser o último. Gostaria, porém, de citar o que o meu colega Alcino Rodrigues escreveu aquando da carta aberta que este escreveu em maio último:

Se ficar na próxima época tenha consciência e assuma para si mesmo que falhou rotundamente em várias ocasiões. O fracasso pode ser um grande aliado mas há que ter a humildade de percebê-lo como um instrumento de realização, que já foi usado por muitas pessoas de grande sucesso que souberam aproveitá-lo. Não espere obter resultados diferentes se fizer sempre a mesma coisa, que eu também não…

E agora aproveito para o citar a si nas declarações que proferiu hoje (27 de novembro), poucos dias após o desaire em pleno Dragão frente ao Dinamo Kiev:

As reações do público são soberanas. Perdemos um jogo em 18 e o público reage como reage. Aceitamos e de bom grado. O público é soberano e tem sempre razão.

A arrogância com que profere estas palavras assinalam o seu fim no Futebol Clube do Porto. A primeira derrota da época 2015/16 deverá marcar o seu fim como treinador dos azuis-e-brancos. E quer saber porquê? Porque não é capaz de admitir que errou. Porque não é capaz de assumir que a derrota frente ao Dinamo Kiev começou ainda antes do apito inicial, nas opções técnicas que tomou. Menospreza a opinião pública porque esta não se alicerça em toda a sabedoria futebolística com que toma as suas opções. Pois bem… além de arrogante tem pouco caráter.

O que é que eu faço aqui com estes plebeus? Fonte: FC Porto
O que é que eu faço aqui com estes plebeus?
Fonte: FC Porto

Depois do jogo é fácil falar? Sim, claro que é. Mas antes do jogo também é fácil perceber que há opções que têm tudo para correr mal. E não é isso que o impede de as tomar. Opções que, em jogos cruciais, continuam a deitar tudo a perder. É conservador. Tem medo. Tem receio mesmo sendo treinador do Futebol Clube do Porto.

Julen, o problema não está na primeira derrota. Está nas exibições da equipa. Não há evolução, não há um fio condutor, não há ideias… Somos demasiado previsíveis e incapazes de manter o nível exibicional perante a rotatividade. E não há milagres para tanta incompetência da sua parte. As vitórias são algo natural no seio portista porque os jogadores são melhores. Se eu juntar dez jogadores num campo e colocar os cinco melhores numa equipa, o mais natural é que estes vençam nove em dez jogos. No mínimo! Mesmo que nunca se tenham visto na vida. Mesmo que não se conheçam. Mesmo que não falem a mesma língua. São melhores e vão, naturalmente, vencer.

O futebol até tende a ser bastante simples. Operacionalizar e interiorizar os processos é que é mais complicado. Mas nem isso você consegue. Pode ter a teoria toda na cabeça mas não consegue que os jogadores correspondam com aquilo que você exige. E a minha pergunta é: a culpa é dos jogadores?

Há ainda outro ponto em que gostava de me debruçar. Saiu este sábado (27 de novembro) a convocatória para o encontro em Aveiro frente ao Tondela. Corona e Imbula de fora porquê? São os bodes expiatórios que encontrou para justificar a derrota consentida? Então e o Casillas não sai porquê? É imprescindível? É que o erro que o espanhol cometeu é clamoroso e acabou com todas e quaisquer expetativas de recuperação. O ano passado fez o mesmo com Fabiano. Este ano, Cissokho também já passou pelo mesmo.

Quero pedir-lhe um favor! Já que estamos a deixar de fora os culpados do último desaire, deixe-se a si de fora. Diga ao Rui Barros para assumir a equipa.

Caro Julen… até pode conseguir vencer um troféu interno ou o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Mas o seu tempo aqui já acabou. Cumpra os requisitos mínimos para que consiga sair pela porta média. A grande nunca será sua e a pequena já está entreaberta. Assuma de uma vez por todas que é um fracasso como treinador de futebol.

Espero que estejas contente. Bateste mais um recorde. És, neste momento, o único visado a receber duas cartas abertas no Bola na Rede. Festeja lá isso e atira à cara dos adeptos se quiseres.

Foto de Capa: FC Porto

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.