Carta Aberta a Nuno Espírito Santo

- Advertisement -

cartaaberta

Caro Nuno Espírito Santo,

Escrevo-te esta carta para, acima de tudo, te apresentar os meus desejos enquanto portista para o ano que se avizinha. Não o faço em nome dos adeptos do FC Porto, mas a título individual. Não o faço enquanto redator desportivo tendencialmente imparcial, mas enquanto fervoroso adepto do clube que desde tenra idade me apaixona. Não o faço por duvidar das tuas capacidades técnico-táticas, mas por desejar ardentemente ver a Avenida dos Aliados inundada de cachecóis azuis e brancos no próximo mês de maio.

Sabes bem que o teu percurso no FC Porto tem sido oscilante e que nós, exigentes adeptos portistas, não perdoamos deslizes; afinal, treinas um clube que nos habituamos a ver vencer, no meu caso particular há cerca de 30 anos. Apesar de tudo, a verdade é que já lá vão quatro anos desde a última vez em que chegado a este momento da época futebolística me senti tão orgulhoso da equipa quanto me sinto agora. Orgulho-me da atitude predominantemente destemida e dominadora em campo e, sobretudo, orgulho-me da qualidade de alguns dos jovens futebolistas do plantel e do potencial de crescimento que reconheço à equipa, quer a nível individual, quer a nível coletivo.

Nuno Espírito Santo foi jogador e agora é treinador do FC Porto Fonte: FC Porto
Nuno Espírito Santo foi jogador e agora é treinador do FC Porto
Fonte: FC Porto

A ti Nuno, em particular, naquele que é o teu papel enquanto treinador do FC Porto, o pedido que te faço para o ano 2017 é muito simples: que continues a colocar, tal como até aqui tens (quase sempre) feito, os melhores jogadores disponíveis em campo nas posições em que estes apresentam um melhor rendimento. Foi assim, sem grande brilhantismo tático mas com a capacidade de perceber, a cada momento, quem são os melhores e quais as posições nas quais as suas capacidades podem ser exponenciadas, que Rui Vitória venceu um campeonato com o SL Benfica. A somar a isso, que já mostraste saber fazer tão bem, peço-te um desejo adicional um pouco mais ambicioso: que procures solidificar o modelo de jogo da equipa. Com um plantel globalmente inferior, em termos de qualidade, ao do SL Benfica, mas com um treinador capaz de perceber quem são os melhores e coloca-los em campo, é provável que o fator diferenciador que nos poderá levar à vitória seja esse mesmo: o desenvolvimento de um modelo de jogo sólido.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica garante contratação de guarda-redes internacional pelos Camarões

A guarda-redes de 22 anos, Michaely Bihina será reforço do Benfica durante as próximas três temporadas, após deixar o Racing Power.

Sporting: Nápoles quer fechar Alisson Santos neste sábado

O Nápoles está interessado em contratar Alisson Santos ao Sporting por empréstimo e espera fechar o processo no sábado.

UFC 325: Mais uma voltinha, Senhor Volk?

Nesta madrugada de domingo, no UFC 325, o campeão Alexander Volkanovski vai por o seu cinturão a jogo novamente, desta vez com um rosto reconhecido

Golo de Cristiano Ronaldo e bis de assistências de João Félix na vitória do Al Nassr: eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 29.ª jornada da Liga Saudita, o Al Nassr bateu o Al Kholood por 3-0 e o Damac de Armando Evangelista perdeu por 3-0 na visita ao Neom.

PUB

Mais Artigos Populares

A importância tática dos laterais no FC Porto de Francesco Farioli

A importância dos laterais nas dinâmicas ofensivas do FC Porto de Francesco Farioli e o impacto no sucesso da equipa.

Treinador do Club Brugge manifesta interesse por Andreas Schjelderup: «A Direção está a tratar do assunto. Sei que é um jogador muito bom»

Ivan Leko, treinador do Club Brugge, deixou claro o seu interesse por Andreas Schjelderup, referindo que apenas precisou de 10 minutos para perceber o seu talento.

Al Rayyan de Artur Jorge não vai além do empate a uma bola na visita ao Al Duhail

O Al Rayyan de Artur Jorge empatou a uma bola frente ao Al Duhail, esta sexta-feira, num encontro da 14.ª jornada da Liga do Catar.