CD Aves 1-1 FC Porto: Aves trava líder do campeonato

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO CD Aves e o FC Porto empataram a uma bola, numa partida a contar para a 12ª jornada da Primeira Liga. Os “azuis e brancos” marcaram primeiro, mas a equipa da casa conseguiu igualar o marcador no decorrer do segundo tempo.

Casa completamente cheia na Vila das Aves para receber os avenses e os “dragões”. A equipa da casa procurava surpreender o líder do campeonato, de modo a conseguir fugir da zona de descida. O FC Porto surpreendeu com o regresso de Tiquinho Soares ao onze inicial, algo que não acontecia há mais de dois meses.

Os pupilos de Sérgio Conceição tentaram controlar a partida desde o primeiro minuto ao construir os seus processos ofensivos desde a sua linha defensiva. O Aves, quando recuperava a posse de bola, tentava surpreender os “azuis e brancos” com transições rápidas. Salvador Agra foi o primeiro a criar perigo, com um remate ao lado à passagem do minuto 4.

O Porto pressionava alto e acabou por chegar ao golo com apenas seis minutos de jogo. Tiquinho Soares desmarcou Ricardo Pereira na perfeição e o internacional português não vacilou na cara de Quim. Colocando-se cedo na liderança, a equipa portuense controlou o jogo à sua maneira na etapa inicial. A turma da casa não baixou a cabeça e assustou José Sá aos dez minutos da partida com um remate à trave, da autoria de Amilton.

Após um início de jogo frenético, o ritmo de jogo quebrou. Por outro lado, Sérgio Conceição pedia mais concentração à sua equipa, que perdia algumas bolas no meio-campo atacante após iniciativas individuais.

O Porto procurava libertar espaço nas linhas, focando mais a sua atenção do lado direito do ataque, para dar uso das investidas de Ricardo Pereira e Corona. Apesar do ímpeto inicial, a vantagem tangencial dos forasteiros manteve-se até ao intervalo.

A segunda parte iniciou tal como a primeira: os “azuis” controlavam as operações, enquanto que o conjunto local apostava nos contra-ataques. Numa altura em que o Porto parecia “dono e senhor” do jogo, Corona foi expulso por acumulação de amarelos aos 52 minutos. O treinador do Porto reagiu de imediato com a entrada de Maxi Pereira, de modo a obter algum equilíbrio defensivo.

A verdade é que, com mais um jogador em campo, os avenses conseguiram dominar as iniciativas. Lito Vidigal queria mais lançou Ryan Gauld na partida no lugar de Rodrigo Defendi. O Aves insistiu e conseguiu chegar à igualdade, por intermédio de Vítor Gomes. O médio avense ganhou espaço na área contrária e desfez a vantagem mínima dos portistas, respondendo ao cruzamento certeiro de Amilton.

Ciente da possibilidade de perder pontos nesta deslocação ao concelho de Santo Tirso, Conceição ordenou a entrada de Marega. O maliano, que entrou para o lugar de Aboubakar, tentou pressionar os centrais do Aves na construção de jogo adversária. Contudo, os recém-promovidos à Liga NOS continuavam mais perigosos, com Salvador a tentar a sua sorte de fora da área por duas ocasiões num espaço de dez minutos. O Porto tinha pela frente uma missão muito complicada, frente a um Desportivo das Aves aguerrido e organizado.

O jovem André Pereira foi a última aposta do Porto para tentar conquistar os três pontos. O avançado, no entanto, não conseguiu intervir com eficácia. O líder do campeonato pressionou nos minutos finais, mas o empate manteve-se.

O Porto perde, assim, dois pontos na Vila da Aves e pode ver os rivais Sporting e Benfica aproximarem-se na luta pela liderança. O Aves, por sua vez, conquista um ponto importante na luta pela manutenção na Liga.

João Filipe Coelho
João Filipe Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O desporto sempre fez parte da vida do João, apesar de não ter um clube de futebol em Portugal. Jogou futsal desde os 12 anos e terminou a sua carreira no Desportivo das Aves, optando por focar-se na área da Comunicação na universidade. Fora da quadra, mantém-se atento a todas as modalidades, desde o futebol até ao wrestling, que acompanha desde os 10 anos. Acompanha regularmente o Futsal Nacional, Futebol Argentino e MLS.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Silva e a entrada dura sobre Martin Odegaard: «É futebol, amigo»

Martin Odegaard não gostou da entrada tardia de Bernardo Silva perto do apito final, levando a uma troca de palavras intensas entre os médios.

Gilberto Mora pode rumar à Europa: os 2 gigantes interessados

Gilberto Mora pode mudar-se para a Europa num dos próximos mercados. O Barcelona e o Real Madrid estão interessados no médio ofensivo.

Ravens vencem no último segundo no Maracanã e Jaguars atropelam os Patriots: Eis os resultados da semana 3 da NFL

No Maracanã, os Ravens bateram os Cowboys por 34-31, com um field goal no último segundo. Os Patriots foram derrotados pelos Jaguars por 35-6.

Vai acabar do outro lado do Atlântico? Renato Sanches recebe oferta do Brasileirão

O Corinthians pode ser o próximo clube de Renato Sanches. O internacional português está livre no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Oskar Pietuszewski fora dos planos da Polónia: extremo do FC Porto foi chamado para ir para a bancada

Oskar Pietuszewski não faz parte da lista de convocados para a partida entre a Polónia e a Suécia, para a Liga das Nações.

Ruben Amorim não quer só Gonçalo Inácio: AC Milan está interessado noutro defesa central

O AC Milan é um dos grandes interessados em garantir a contratação de Kim Min-jae, defesa central que pertence ao Bayern Munique.

Pedro Gonçalves e a chegada à Fiorentina: «Rui escreveu páginas lindíssimas da Fiorentina, sei-o bem. Ele fez muito»

Pedro Gonçalves comentou a sua chegada à Fiorentina e recordou que Rui Costa é um histórico da formação de Florença.