Dragões vencem (bruxaria) e seguem em frente na Taça | GD Vilar de Perdizes 0-2 FC Porto

- Advertisement -

FC Porto venceu o GD Vilar de Perdizes por 0-2 na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os Dragões confirmaram o já esperado favoritismo e dominaram grande parte do encontro que se realizou no Estádio Municipal de Chaves. Apesar deste domínio, os azuis e brancos continuam a mostrar bastantes dificuldades no último terço, principalmente em materializar em golo a superioridade evidenciada.

Numa primeira parte de sentido único, o golo dos portistas até surge no melhor momento do Vilar de Perdizes na partida. Aos 34 minutos, a passe de João Mário, André Franco com um remate colocado fora de área colocou os visitantes na frente do marcador (0-1).

A formação de Vítor Gamito entrou em campo num 5-3-2, com os laterais a juntarem-se mais ao trio de centrais, ao invés do seu habitual 3-4-3 em que os laterais são mais “alas” do que “defesas”. No momento defensivo os homens de Montalegre posicionavam-se em 5-4-1 com Paulo Costa sozinho na frente e André Mendy a juntar-se à linha intermédia para tentar combater a profundidade e a superioridade criada nas laterais que tanto caracteriza os dragões. Como se já disto soubesse, Sérgio Conceição realizou uma alteração que se viria a tornar chave para a vitória da sua equipa: colocar André Franco como lateral esquerdo. Com Franco a jogar como lateral “interior” e Galeno a dar largura máxima, os jogadores da equipa da casa pareceram sempre desconfortáveis com as trocas posicionais criadas pelos azuis e brancos. Do outro lado acontecia o oposto. Pepê por dentro e João Mário a dar largura para provocar situações de um para um e onde, diga-se de passagem, André Raymond (lateral esquerdo e melhor em campo da equipa de Montalegre) levou quase sempre a melhor.

Na segunda parte os comandados de Sérgio Conceição continuaram com o pé no acelerador. O jogo foi-se descaracterizando e a equipa do Vilar de Perdizes começava a acusar o desgaste sofrido na primeira metade do encontro. Aos 65 minutos os dragões ampliaram a vantagem naquela que seria a sua melhor jogada coletiva em toda a partida. Jogada de combinação do lado esquerdo do ataque azul e branco, Namaso encontra André Franco (figura do encontro) que, de primeira, cruzou para o cabeceamento do recém-entrado Evanilson (0-2).

Até ao final o FC Porto ainda teve algumas oportunidades para dilatar o marcador, mas o destaque vai mesmo para a estreia do jovem de 17 anos, Martim Fernandes, uma das maiores promessas dos dragões. Na segunda metade, além de Evanilson (60’) e Martim Fernandes (73’), entraram ainda Francisco Conceição (60’), João Mendes (73’) e Gonçalo Borges (84’). Na equipa da casa entraram Renteria (68’), Diogo Almeida (68’), Cravari (75’), Parente (75’) e Rodrigo Neves (80’).

O próximo encontro do FC Porto é já quarta-feira frente aos belgas do Royal Antwerp, uma deslocação que se antecipa decisiva para as aspirações europeias dos dragões. Já o GD Vilar de Perdizes vai receber o Vila Real no próximo sábado, em jogo a contar para a sétima jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Renato Alexandre Soares
Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Benfica e Braga é visto como o futuro da seleção italiana

Cher Ndour, médio de 21 anos com passagens no Benfica e Braga, tem impressionado ao serviço da Fiorentina, com cinco golos e três assistências.

Incidente em torneio Sub-15 termina com três jogadores do Sporting expulsos

No torneio sub-15, East Mallorca Cup, três jogadores de ambas equipas foram expulsos após um incidente no encontro entre Penya Arrabal e Sporting.

Atlético Madrid chega a acordo com Éderson e prepara-se para apresentar proposta milionária à Atalanta: eis os detalhes

O Atlético Madrid tem um acordo com o médio brasileiro da Atalanta, Éderson, para um contrato válido por quatro temporadas, com um salário de 5 milhões de euros.

Kevin De Bruyne confessa que perdeu a paixão pelo futebol: «Ao fim de 30 anos…»

Em declarações à Gazzetta dello Sport, Kevin De Bruyne afastou a possibilidade de se aposentar no final da temporada, mas admitiu já não ter a mesma paixão pelo futebol.

PUB

Mais Artigos Populares

A qualidade de Daniel Bragança, a esperança em Nel e a falta de adaptação de Souleymane Faye (tudo acompanhado por barulho) | Sporting 4-2...

O Sporting recebeu e venceu o Santa Clara por quatro bolas a duas, num encontro da 28.ª jornada da Primeira Liga.

Afonso Moreira reflete sobre a experiência no Lyon: «Estou apenas a demonstrar o meu potencial»

Afonso Moreira abordou a transferência para o Lyon, o grande momento de forma e o papel de Paulo Fonseca no seu crescimento como jogador.

Pedro Gonçalves iguala registo de Viktor Gyokeres no Sporting

Pedro Gonçalves igualou o registo de golos de Viktor Gyokeres no Sporting. O internacional português chegou aos 97 golos pelo conjunto leonino.