Dragões vencem (bruxaria) e seguem em frente na Taça | GD Vilar de Perdizes 0-2 FC Porto

- Advertisement -

FC Porto venceu o GD Vilar de Perdizes por 0-2 na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os Dragões confirmaram o já esperado favoritismo e dominaram grande parte do encontro que se realizou no Estádio Municipal de Chaves. Apesar deste domínio, os azuis e brancos continuam a mostrar bastantes dificuldades no último terço, principalmente em materializar em golo a superioridade evidenciada.

Numa primeira parte de sentido único, o golo dos portistas até surge no melhor momento do Vilar de Perdizes na partida. Aos 34 minutos, a passe de João Mário, André Franco com um remate colocado fora de área colocou os visitantes na frente do marcador (0-1).

A formação de Vítor Gamito entrou em campo num 5-3-2, com os laterais a juntarem-se mais ao trio de centrais, ao invés do seu habitual 3-4-3 em que os laterais são mais “alas” do que “defesas”. No momento defensivo os homens de Montalegre posicionavam-se em 5-4-1 com Paulo Costa sozinho na frente e André Mendy a juntar-se à linha intermédia para tentar combater a profundidade e a superioridade criada nas laterais que tanto caracteriza os dragões. Como se já disto soubesse, Sérgio Conceição realizou uma alteração que se viria a tornar chave para a vitória da sua equipa: colocar André Franco como lateral esquerdo. Com Franco a jogar como lateral “interior” e Galeno a dar largura máxima, os jogadores da equipa da casa pareceram sempre desconfortáveis com as trocas posicionais criadas pelos azuis e brancos. Do outro lado acontecia o oposto. Pepê por dentro e João Mário a dar largura para provocar situações de um para um e onde, diga-se de passagem, André Raymond (lateral esquerdo e melhor em campo da equipa de Montalegre) levou quase sempre a melhor.

Na segunda parte os comandados de Sérgio Conceição continuaram com o pé no acelerador. O jogo foi-se descaracterizando e a equipa do Vilar de Perdizes começava a acusar o desgaste sofrido na primeira metade do encontro. Aos 65 minutos os dragões ampliaram a vantagem naquela que seria a sua melhor jogada coletiva em toda a partida. Jogada de combinação do lado esquerdo do ataque azul e branco, Namaso encontra André Franco (figura do encontro) que, de primeira, cruzou para o cabeceamento do recém-entrado Evanilson (0-2).

Até ao final o FC Porto ainda teve algumas oportunidades para dilatar o marcador, mas o destaque vai mesmo para a estreia do jovem de 17 anos, Martim Fernandes, uma das maiores promessas dos dragões. Na segunda metade, além de Evanilson (60’) e Martim Fernandes (73’), entraram ainda Francisco Conceição (60’), João Mendes (73’) e Gonçalo Borges (84’). Na equipa da casa entraram Renteria (68’), Diogo Almeida (68’), Cravari (75’), Parente (75’) e Rodrigo Neves (80’).

O próximo encontro do FC Porto é já quarta-feira frente aos belgas do Royal Antwerp, uma deslocação que se antecipa decisiva para as aspirações europeias dos dragões. Já o GD Vilar de Perdizes vai receber o Vila Real no próximo sábado, em jogo a contar para a sétima jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Renato Alexandre Soares
Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.

Subscreve!

Artigos Populares

Campeonato de Portugal pode mudar novamente de formato: eis o plano a ser estudado

O Campeonato de Portugal é atualmente o quarto escalão do futebol português e pode sofrer algumas alterações no seu formato.

Real Madrid reage ao embate contra o Benfica: «Não jogávamos há 60 anos e agora temos três jogos num mês»

O Real Madrid vai enfrentar o Benfica no playoff de acesso aos oitavos de final da Champions League. Os merengues já reagiram.

Sporting: lateral direito cobiçado na Bélgica

José Silva pode vir a ser o próximo jogador a deixar o Sporting. O lateral direito interessa ao Eupen, emblema da Bélgica.

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

Às Escuras: Estádio D. Afonso Henriques fica sem energia antes do apito final do Vitória SC x Moreirense

Já em tempo de compensação do Vitória SC x Moreirense, o jogo foi interrompido após o Estádio D. Afonso Henriques ficar sem energia.