📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Chegou a época D(alot)!

- Advertisement -

É um dos produtos da formação azul e branca mais observado neste momento. Se no início da época falávamos da sua integração na equipa B, neste momento já o podemos ver ao mais alto nível, de dragão ao peito pela equipa principal do FC Porto. Diogo Dalot tem merecido a confiança de Sérgio Conceição e os aplausos dos adeptos, orgulhosos com o trabalho do “menino” da casa.

A qualidade e o potencial já lhe são conhecidos há algum tempo. Para além de ter dado nas vistas pelas camadas jovens do FC Porto, também o fez ao serviço dos vários escalões da seleção portuguesa e a sua apresentação pela equipa principal este ano não foi uma surpresa. Como não foi surpresa que, mesmo assim, assumisse funções primeiro na equipa B. No entanto, o percurso de Diogo Dalot levou-o ao concretizar de um sonho ainda este ano: a estreia no Dragão!

Sérgio Conceição sempre deixou claro que todos os jogadores estavam conscientes da sua importância no plantel e que, a qualquer momento, podiam ser chamados a jogo. Para o jovem português esse momento chegou frente ao Rio Ave FC, na 23ª jornada. Havia chegado ao banco na sequência de lesão de Ricardo Pereira e, com o resultado já feito e com contornos de goleada, Diogo Dalot entrou para o lugar de Alex Telles, a cerca de 15 minutos do fim. Depois disso, não precisou esperar muito para ser chamado à titularidade. Cerca de três dias depois da sua estreia na Liga viu Telles lesionar-se no Estoril e passou a assumir o lado esquerdo da defesa, apesar de jogar habitualmente na direita.

Na estreia a titular, em Portimão, fez duas assistências para golo
Fonte: FC Porto

Fez o primeiro jogo a titular na jornada 24, em Portimão, e logo aí deu mostras de merecer os elogios de que vinha sido alvo. Para os mais desatentos às camadas jovens e equipa B do clube, Portimão foi o palco em que Dalot se revelou um nome a reter. Na goleada por 5-1 fez duas assistências e deu mostras de domínio com os dois pés: assistiu Tiquinho Soares para o quarto da partida com o pé direito e Brahimi para o quinto com o pé esquerdo. A juntar a tudo isso mais um lugar na história azul e branca: tornou-se o quinto jogador mais jovem a alinhar a titular pela equipa principal neste século.

Jogou o seu primeiro “clássico” na semana seguinte, frente ao Sporting CP, e voltou a não desiludir. Com apenas 18 anos soube gerir a emoção que envolve um jogo desta dimensão, mostrou que sabe posicionar-se, ser seguro na defesa e aproveitar espaços para ir à frente e ajudar a equipa nos processos ofensivos.

No entanto, depois da primeira derrota do FC Porto no campeonato e já a poucos dias do derby com os vizinhos da Boavista FC, o nome de Alex Telles parece querer sair do boletim clínico e, com Ricardo também já recuperado e a alinhar na direita, fica a dúvida se Diogo Dalot vai segurar a titularidade. As mostras de qualidade ficaram mais do que dadas e se dúvidas houvesse acerca do potencial do jovem português, por esta altura já não existem. Na reta final de um campeonato que provou aos dragões que nem sempre é preciso procurar talento fora Diogo Dalot é, com certeza, um dos nomes que mais vai orgulhar todos os adeptos do clube.

Foto de Capa: FC Porto

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim de uma era? Mohamed Salah já tem um pé fora do Liverpool

Representantes de Mohamed Salah estão prontos para negociar uma possível rescisão de contrato com o Liverpool em breve, segundo a TeamTalk.

Kylian Mbappé falha treino antes da receção ao Manchester City na Champions League

Más notícias para o Real Madrid: Kylian Mbappé não participou na sessão de treinos desta terça-feira, antes do encontro com o Manchester City.

Jota Silva sofre lesão no jogo do Besiktas e vai parar por várias semanas

Jota Silva foi diagnosticado com uma rotura parcial do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e estará afastado nas próximas semanas.

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha: Ricardo Sousa vai deixar Vizela

Ricardo Sousa vai deixar o Vizela. Quem assumirá os treinos será Ronald Ramírez, treinador dos sub-23 da equipa.

Novidades no Mundial 2026: jogos vão ter uma pausa para hidratação em cada parte

A FIFA anunciou que os jogos do Mundial 2026 serão interrompidos por uma pausa para hidratação em cada parte, com a duração de 3 minutos.

Benfica na Champions League: Onde ver o jogo contra o Nápoles?

O Benfica vai receber esta quarta-feira o Nápoles na Champions League. Jogo será transmitido na Sport TV 5.