Cinco Notas Soltas

- Advertisement -

Pronúncia do Norte

1. A vitória sobre o Sporting de Braga. O FC Porto entrou nervoso e periclitante, esbarrando numa defesa subida e organizada, e foi novamente incapaz de ter um fio de jogo ao longo de todo o primeiro tempo. Na segunda parte, tudo mudou. A entrada de Carlos Eduardo ao intervalo e o consequente reposicionamento dos elementos do meio-campo ditaram uma melhoria substancial da produção ofensiva. Quando Paulo Fonseca se decidiu pelo óbvio – reinverter o triângulo e esquecer o duplo pivô -, a equipa soltou-se, cresceu e foi capaz de partir para um triunfo mais do que justo. Os últimos 45 minutos no Dragão parecem ter sido a resposta que o treinador anunciava há demasiadas jornadas. Terá sido o derradeiro “pontapé na crise”?

2. Carlos Eduardo e Kelvin. Os dois brasileiros, apostas frequentes na equipa B, nem sequer estão inscritos na Liga dos Campeões. No entanto, ambos podem aspirar a uma maior utilização na formação principal. Kelvin somou os primeiros minutos no campeonato e, dada a escassez de extremos de qualidade indiscutível no plantel, creio que pode (e deve) entrar mais frequentemente. Carlos Eduardo teve, pela primeira vez, a oportunidade de jogar uma parte inteira. A dinâmica que imprimiu à equipa e os pormenores técnicos que apresentou fizeram-no ganhar pontos importantes na luta por um lugar no meio-campo. Parece pronto para mais.

Carlos Eduardo foi uma das grandes figuras da última partida, frente ao Braga. / Fonte: Record
Carlos Eduardo foi uma das grandes figuras da última partida, frente ao Braga. / Fonte: Record

3. Importante e difícil confronto com o Atlético. O próximo desafio dos azuis e brancos é no Vicente Calderón. Embora não dependa somente de si para passar à fase seguinte, o FC Porto ainda pode chegar aos oitavos-de-final. Tem, nesta última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a obrigação de se superar e de demonstrar cabalmente uma ruptura com o passado recente. Apesar de ter pela frente uma das melhores equipas da Europa, exige-se que vá a Madrid discutir os três pontos. Não é possível ganhar sem apresentar o nível da segunda parte da última partida e não é possível manter a estabilidade com mais uma derrota. Logo, é crucial, do ponto de vista anímico, fazer uma boa exibição e chegar a um bom resultado. Este jogo é a prova dos nove.

4. Regresso de Quaresma. Parece que o retorno do Mustang está praticamente consumado. Apesar da falta de ritmo competitivo (já não joga há mais de meio ano), das dúvidas em torno da sua condição física (foi operado nos últimos meses), das incertezas em relação à sua postura (se a sua carreira não foi mais brilhante foi porque a sua cabeça não o permitiu) e de eventuais dificuldades de entrosamento (não fazer a pré-época e entrar na equipa a meio do ano faz diferença), é inquestionável que Quaresma tem um talento fantástico. Embora esteja um pouco céptico em relação a esta transferência, espero que consiga fazer a diferença. Seria excelente para o FC Porto (e até para a selecção nacional) se Quaresma conseguisse reencontrar-se consigo próprio nestes próximos meses.

5. Renovação com Fernando. Está longe de ser oficial, mas já se gerou algum burburinho – na imprensa e nas redes sociais – em redor da renovação do contrato do “Polvo”. Parece que é provável que fique. Não me canso de o dizer: seria a melhor contratação que o FC Porto poderia fazer. Garantir a permanência de um médio com a qualidade de Fernando é fantástico, mas assegurar que há um jogador com o perfil indicado para envergar a braçadeira de capitão quando Lucho e Helton abandonarem o clube é ainda mais valioso.

Subscreve!

Artigos Populares

Nicolás Otamendi anuncia fim da carreira pela seleção argentina: «Obrigado por me teres permitido realizar o sonho de ser campeão do mundo e de...

Nicolás Otamendi anunciou nas redes sociais o fim da carreira internacional. Defesa central despede-se da seleção argentina.

Surpresa: ‘dispensado’ está a agradar (e muito) a José Mourinho

Franco Mastantuono é um dos nomes que está a impressionar José Mourinho durante a pré-temporada do Real Madrid.

Benfica: ‘terramoto’ previsto no centro da defesa antes da segunda partida contra o St. Gallen

O Benfica corre o sério risco de ter de mexer no centro da defesa para a segunda partida frente ao St. Gallen. António Silva deve sair.

AC Milan fecha reforço por 2 milhões de euros e dá mais um defesa a Ruben Amorim

O AC Milan fechou a contratação de Sankhoun Diawara. Defesa de 20 anos chega aos italianos proveniente do Troyes e da Ligue 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Nestory Irankunda está entusiasmado com o Sporting: proposta pelo extremo é inferior aos 15 milhões de euros

Nestory Irankunda está a ser apontado ao Sporting. A oferta dos leões para o Watford é inferior aos 15 milhões de euros.

Benfica: Marco Silva com regresso certo para a segunda partida contra o St. Gallen

Gianluca Prestianni pode voltar a ser utilizado pelo Benfica nas competições europeias, depois de ter cumprido uma suspensão.

Anderlecht de Vítor Bruno empata e Pafos de Ricardo Sá Pinto perde: eis os resultados do dia na Europa League

Dia de muitos jogos na qualificação para a Europa League. O Anderlecht de Vítor Bruno empatou e o Pafos de Ricardo Sá Pinto perdeu.