Cláudio Ramos, Marchesín, Diogo Costa: de quem será a baliza portista?

- Advertisement -

Cláudio Ramos, segundo avança a maioria da imprensa nacional, vai ser reforço do FC Porto para a próxima temporada. A notícia já foi adiantada na comunicação social, que dá conta de um entendimento entre o jogador e o clube azul e branco para a transferência do internacional português para a cidade Invicta. O negócio será oficializado no final da temporada, até porque os azuis e brancos têm ainda a final da Taça de Portugal para disputar e outras situações de mercado por resolver.

O guarda-redes completou a formação no Vitória de Guimarães e seguiu para o Tondela em 2011/2012, com um empréstimo em Amarante pelo caminho. Joga nos beirões há nove anos e o seu contrato termina no final deste mês, logo, foi pessoal a decisão de rumar aos dragões, embora haja um pequeno dedo de Vítor Baía. O atual vice-presidente do clube e responsável pela ligação do futebol sénior à estrutura do FC Porto teve participação direta nas negociações com os responsáveis do futuro guarda-redes portista, que tinha interesse de outros clubes portugueses, incluindo o Vitória de Guimarães, assim como propostas de clubes estrangeiros.

Cláudio Ramos é constantemente abordado durante os períodos de transferências e questiona-se frequentemente o porquê de ter permanecido tantos anos ao serviço do Tondela. O guardião português já demonstrou qualidade no campeonato português e demonstrou capacidade para dar o salto e jogar em outros palcos. A resposta será dada daqui para a frente. Resta saber de que forma poderia encaixar no elenco portista pois atuam lá dois guarda-redes de grande nível, e um deles com uma margem de progressão tremenda.

Marchesín foi o escolhido para substituir Iker Casillas no começo desta temporada prestes a terminar e foi uma das principais armas que levou a equipa à conquista do campeonato. O mexicano foi exímio durante este primeiro ano ao serviço do clube e salvou o FC Porto em momentos apertados. Errar todos erram e talvez se tenha sentido essa falha em Famalicão por ser na reta final da liga, contudo é difícil apontar-lhe outra igual. Os dragões desembolsaram perto de 8 milhões para adquiri-lo aos mexicanos do América e valeu cada cêntimo gasto. A dúvida recai agora para a continuidade do mesmo, tendo em conta que já tem 32 anos de idade e poderá surgir a oportunidade de atuar numa liga mais reconhecida na Europa.

Marchesín foi fundamental no título do FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Por outro lado, Diogo Costa jogou pouco, mas nunca acusou a pressão de representar um grande, mesmo em encontros com um grau de dificuldade maior. Foi o guarda-redes escolhido para disputar a Taça de Portugal, não vacilou em momentos cruciais, demonstrou-se seguro e sem medo nas saídas. Na verdade, o FC Porto parece ter aqui um guarda-redes para vários anos.

Como será então feita a gestão da baliza portista com uma chegada de Cláudio Ramos praticamente certa? Será uma venda de Marche, um empréstimo de Diogo Costa ou a permanência dos três?

Em caso de saída de Marchesín, surgem sérias dúvidas sobre quem será o titular, isto porque Claúdio tem muita experiência neste campeonato e parece já estar preparado para defender a baliza de um grande e Diogo Costa, com os encontros disputados este ano, mostra-se já capaz para ser o número um e construir o seu legado nos azuis e brancos.

Em caso de empréstimo do internacional das camadas jovens portuguesas, é irreal Marchesín não ser o titular pelas garantias dadas durante esta época, logo Cláudio Ramos seria alternativa para jogos da Taça e quem sabe das competições europeias.

Recorde-se que existem ainda outros jovens à espreita e possíveis soluções no futuro, como Mouhamed Mbaye, que foi utilizado no encontro frente ao Moreirense para receber a medalha de campeão, e ainda Francisco Meixedo, que esteve presente no banco contra o Sporting de Braga, todavia, sem direito a estreia.

De qualquer das formas, a transferência de Cláudio Ramos seria vista com bons olhos pela nação portista, pelo reconhecimento da sua qualidade, e por se aplicar, atualmente, na política da SAD, tendo em conta que o jogador chegará a custo zero.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

 

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto De Zerbi desolado depois de perder a Supertaça de França: «Nunca chorei depois de perder e hoje chorei quando entrei no balneário»

Roberto De Zerbi mostrou-se desolado com a derrota na Supertaça de França. Marselha perdeu com o PSG nos penáltis.

Atlético Madrid define preço para vender Thiago Almada em janeiro

Thiago Almada pode deixar o Atlético Madrid em janeiro. Colchoneros colocaram o médio no mercado e definiram preço do jogador.

Lenda do Manchester United elogia Ruben Amorim: «A sua honestidade e a sua visão das coisas eram bastante revigorantes»

Michael Owen deixou elogios ao trabalho feito por Ruben Amorim no Manchester United. Antigo avançado vê méritos no treinador.

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim e causa polémica: «Alex Ferguson anda a pairar como se fosse mau cheiro»

Roy Keane comentou a atualidade do Manchester United. A lenda dos red devils deixou críticas à gestão do clube e falou de Sir Alex Ferguson.

PUB

Mais Artigos Populares

Guarda-redes do Alverca com interessado no Brasil

Matheus Mendes pode deixar o Alverca nesta janela de transferências. Guarda-redes é alvo do Sport e pondera regresso ao Brasil.

Thiago Silva pode ser titular no FC Porto x Benfica: eis a situação

Thiago Silva pode fazer a sua estreia no FC Porto frente ao Benfica. Dragões recebem águias nos quartos de final da Taça de Portugal.

Onde ver o Inter Milão x Nápoles crucial para a luta pelo título da Serie A?

O Inter Milão recebe o Nápoles numa jornada importante na luta pela Serie A. Nerazzurri chegam depois de aumentar vantagem no topo.