Com “inteligência” mas sem Fair Play financeiro

- Advertisement -

 

fc porto cabeçalho

Duas semanas após a rescisão do contrato que ligava Nuno Espírito Santo ao FC Porto foi finalmente apresentado o senhor que se segue no lugar de treinador dos azuis e brancos: Sérgio Conceição. Não sendo propriamente uma surpresa, esta foi uma opção que dividiu opiniões entre os adeptos do clube que, ao longo das últimas semanas, sempre foram fazendo notar que as suas preferências para substituir Nuno Espírito Santo eram outras, com Marco Silva à cabeça dessas mesmas preferências.

Em relação ao FC Porto 2017/18 pouco se poderá prever porque, como é sabido, são esperadas algumas saídas do plantel e, como tal, não se sabe que recursos humanos terá Sérgio Conceição ao seu dispor. Uma coisa é certa: à imagem de Conceição associa-se a intempestividade, a figura de um líder que tem no grito a forma de impor a sua lei dentro do balneário e na própria estrutura dos clubes.

Porém, foi essa mesma imagem que o novo treinador do FC Porto procurou desmistificar nas mais importantes declarações prestadas pelo mesmo aquando da cerimónia de apresentação como treinador dos azuis e brancos: “Isto de se ganhar no grito já não existe. Ter ambição e raça é importante, mas é preciso muito mais do que isso. É preciso inteligência e que os jogadores percebam o que o treinador quer.” Caso Sérgio Conceição consiga traduzir esta mensagem nos treinos e no futebol a praticar pela equipa que irá orientar então o FC Porto terá feito uma excelente aposta para o cargo porque o futebol atual está, efetivamente, já muito longe de ser jogado unicamente na base dos pressupostos defendidos por Nuno Espírito Santo na mais mediática conferência de imprensa realizada na última temporada futebolística.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Pese embora as palavras de Conceição deem alguma esperança aos adeptos do FC Porto, não basta ao clube ter um bom treinador para conquistar títulos, já que um plantel com escassa qualidade individual dificilmente poderá competir com um SL Benfica de boa saúde financeira e organizacional. Soube-se na passada 6ª feira que o FC Porto será multado pela UEFA em 700 mil euros por incumprimento do fair play financeiro, valor esse que pode ascender a 2,2 milhões de euros caso as metas acordadas até 2020/21 não sejam cumpridas pelos azuis e brancos.

Assim sendo, o clube vê-se obrigado a reduzir os seus prejuízos, atualmente na ordem dos 58 milhões de euros, para 30 milhões no ano financeiro que termina em 2017, para 20 milhões em 2018, e finalmente para 10 milhões em 2019. Foi ainda acordado pelo FC Porto, para 2018 e 2019, uma redução do rácio entre despesas com pessoal e receitas, assim como ao nível dos custos financeiros. A somar às sanções monetárias o FC Porto não poderá, em 2017/18, inscrever os habituais 25 futebolistas nas competições internacionais, ficando este número limitado a 22 e a 23 na temporada 2018/19.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sem João Palhinha: Bayern Munique leva a melhor sobre o RB Leipzig

O Bayern Munique recebeu e venceu o RB Leipzig por três bolas a uma, num encontro particular realizado este sábado.

Surpresa: PSG estava perto de contratar jogador mas negociação complicou-se e deve cair

O PSG estava muito perto de garantir a contratação de Zion Suzuki, mas a negociação pelo guarda-redes está muito perto de cair.

Amar Dedic sai do Benfica: a nova terceira opção das águias para a posição de lateral direito

Amar Dedic vai deixar de ser jogador do Benfica para se juntar ao Newcastle United. As águias contam com Alexander Bah e Daniel Banjaqui.

Mercado: alvo do Barcelona vai passar a ter cláusula de 75 milhões de euros

Georges Mikautadze é um dos ativos do Villarreal mais cobiçados. O avançado passará a ter uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting já treinou e Rui Borges contou com grande novidade

O Sporting realizou este sábado o primeiro treino em Alcochete, depois da vitória dos leões contra o Vitória SC.

Mercado: antigo alvo do FC Porto perto de mudar de clube por 25 milhões de euros

Aleksey Batrakov prepara-se para trocar de clube neste mercado de transferências de verão. O russo vai rumar ao Galatasaray.

Sporting sela posição: porta fechada até janeiro

O Sporting tem a posição de extremo esquerdo totalmente fechada, depois da compra de Nestory Irankunda ao Watford.