Como deve ser especial ser do Futebol Clube do Porto

- Advertisement -

hic sunt dracones

Depois de ter feito a visita ao Museu do Futebol Clube do Porto no ano passado e de ter ficado completamente estarrecido com tudo o que vi, esta semana consegui roubar algum tempo ao tempo para fazer a visita ao Estádio do Dragão. E que visita.

Às vezes torna-se complicado encontrar a razão em algo tão emocional. Como aquilo que sinto pelo Futebol Clube do Porto. Mas devo confessar que fascínio talvez seja a palavra certa para descrever a experiência dos últimos dias. Depois de ter visto, ao vivo, uma grande vitória por 2×1 frente ao Chelsea, foi-me dada a possibilidade de conhecer a arena onde os valorosos dragões, ano após ano, vão lutando por vitórias.

Relvado de muitas conquistas Fonte: FEUP
Relvado de muitas conquistas
Fonte: FEUP

E hoje quero falar-vos de uma simples vivência. O momento em que desci ao nível do relvado. Não se pode calcar o relvado, como já devem saber. Mas entrar ali, naquele espaço; olhar à minha volta… Os adeptos estão bem mais próximos do jogo do que aquilo que eu imaginava. Um jogador pode olhar para a bancada e reconhecer, perfeitamente, quem grita por ele jogo após jogo.

Não consigo imaginar maior motivação do que esta. Olhar à volta. Ver aqueles que jogo após jogo estão ali. Para o melhor mas também para o pior. A gritar, a apoiar. Ver os cânticos de júbilo, os festejos, os gritos de vitória. Mas também as faces de tristeza, de desilusão, de quem quer saltar para dentro do campo para tentar mudar o rumo dos acontecimentos…

Há pessoas que conseguem viver sonhos. E o sonho de ser jogador de futebol é comum a muitos mas concretizado por poucos. Estar ali dentro, pisar aquele relvado, ouvir o dragão a rugir por nós, ser a razão do seu grito audaz… Hoje, consigo finalmente perceber porque se pede que os jogadores “morram” em campo, que “suem sangue”.

A alegria de quem sente o clube Fonte: FC Porto
A alegria de quem sente o clube
Fonte: FC Porto

E percebi porque é que é tão especial fazer parte do Futebol Clube do Porto. E descobri que a cadeira 22 também pode ser uma cadeira de sonho.

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

EM DIRETO: Marco Silva antevê o duelo entre Benfica e Estoril Praia

Marco Silva realiza, a partir das 13h30, a conferência de imprensa de antevisão ao duelo da 4.ª jornada da Primeira Liga , entre Benfica e Estoril Praia.

Antigo alvo do FC Porto fechado como reforço do Eintracht Frankfurt

O Eintracht Frankfurt garantiu a contratação do defesa-central Lilian Brassier, a troco de 8,5 milhões euros. Francês esteve no radar do FC Porto.

Grande troca na Premier League: Richarlison pode estar de regresso ao Everton e Iliman Ndiaye aceita rumar ao Tottenham

Fabrizio Romano revela que Tottenham e Everton chegaram a um acordo para a troca de Richarlison por Iliman Ndiaye, faltando apenas a aprovação do brasileiro.

Benfica anuncia contratação de extremo brasileiro

Deivid Vieira, extremo brasileiro de 18 anos, deixou o S. João de Ver e vai integrar a equipa sub-23 do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

«Fui suplente de um dos melhores laterais-esquerdos do mundo» – Entrevista Bola na Rede a Yuri Ribeiro

O Bola na Rede esteve à conversa com Yuri Ribeiro. O lateral português fez um balanço geral sobre a sua carreira e deixou alguns palpites sobre o futuro.

Gonzalo Plata é reforço confirmado pelo Dínamo Moscovo

O Dínamo Moscovo anunciou a contratação de Gonzalo Plata. O extremo de 25 anos assinou um contrato válido até 2030.

Santiago Giménez a caminho do Dragão: Sabe quando chega o novo avançado do FC Porto

Santiago Giménez chega este domingo a Portugal para assinar pelo FC Porto, por empréstimo com cláusula de dezoito milhões de euros.