📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Contas no vermelho!

- Advertisement -

Na passada semana foi apresentado o relatório e contas de FC Porto SAD. Os números revelados são verdadeiramente assustadores e a forma como foram “descontraidamente” e até “irresponsavelmente” divulgados ainda mais preocupação deixam nos adeptos portistas mais atentos.

Apesar de cumprir o compromisso assumido com a UEFA, apresentar um resultado líquido consolidado de cerca de 28 milhões de euros negativos é extremamente preocupante. Capitais próprios negativos em 38 milhões de euros é algo de extrema gravidade, ainda mais num clube acabado de se sagrar campeão nacional, e que na época transata poucos ou nenhuns investimentos fez.

Deixo aqui alguns apontamentos que servem para reflexão:
– Desvio de 65% do Orçamento.
– Crescimento do Passivo que ascende a 464 milhões de euros o mais alto dos clubes Portugueses.
– Recorde de custos operacionais, ultrapassando o orçamento em quase 15% por cento;
– Custos com pessoais (perto de 80 milhões) mais elevados da história do clube excedendo o orçamento pelo terceiro ano consecutivo, apesar de todas as restrições impostas ao treinador Sérgio Conceição.

Sérgio Conceição vai ser o verdadeiro “administrador” da SAD do FC Porto
Fonte: FC Porto

Depois temos a vertente desportiva que também tem de ser analisada no que às contratações diz respeito. Gastar mais de cinco milhões de euros em Waris em 77% do seu passe, gastar cerca de dois milhões de euros em Janko em 80% do seu passe, quando Maxi tinha renovado e se tinha contratado João Pedro e Éder Militão estava “controlado”, é algo inexplicável. Posso entender certas oportunidades de negócio, numa perspetiva de valorização futura, mas nunca num cenário destes que o clube atravessa. Pagar dois milhões de euros por 15% do passe de Otávio também é algo muito questionável.

Relativamente aos negócios com o Portimonense SC as dúvidas continuam no ar e não foram minimamente esclarecidas. Uma outra rubrica que gostaria de ver ser explicada é a que esta referenciada no quadro das aquisições como “outros” sendo que a quantia a que diz respeito supera os três milhões de euros.

Para culminar em beleza, a administração da SAD apesar destes resultados negativos ainda ousa aumentar os seus salários de forma significativa. Contas preocupantes, comportamentos alarmantes e uma “aparente” apatia ainda mais inquietante por parte dos sócios (principalmente aqueles com voz ativa na comunicação social).

Um bom ano desportivo é a única saída para o clube não cair no abismo. O “santo” Sérgio Conceição vai ter de voltar a fazer um milagre!

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lecce de Danilo Veiga e Tiago Gabriel bate Pisa na abertura da jornada 15 da Serie A

O Lecce derrotou o Pisa por 1-0, na jornada 15 da Serie A. Tiago Gabriel e Danilo Veiga foram titulares na equipa da casa.

Nantes goleado pelo Angers um dia após o despedimento de Luís Castro

O Angers recebeu e derrotou o Nantes de Anthony Lopes por 4-1, no encontro referente à 16ª. jornada da Ligue 1.

Union Berlin de Diogo Leite volta às vitórias e atrasa RB Leipzig na Bundesliga

O Union Berlin recebeu e venceu o RB Leipzig por 3-1, na jornada 14 da Bundesliga. Diogo Leite foi titular no encontro.

Al Rayyan de Artur Jorge mantém liderança da Taça do Catar com triunfo diante o Al Sadd

O Al Rayyan de Artur Jorge completou a reviravolta na vitória por 5-3 frente ao Al Sadd, mantendo a liderança da tabela da Taça do Catar.

PUB

Mais Artigos Populares

Salvador Blopa fechado no Sporting até 2030

Salvador Blopa já renovou contrato com o Sporting até 2030. O clube de Alvalade começou a trabalhar na renovação de vários ativos.

Kika Nazareth está de regresso aos treinos após lesão no tornozelo

Kika Nazareth voltou aos treinos do Barcelona depois de recuperar da lesão no joelho e pode regressar ao ativo já no próximo sábado.

Zinédine Zidane é o principal candidato para substituir Xabi Alonso no Real Madrid

Zinédine Zidane pode fazer um regresso ao Real Madrid, caso o clube decida despedir o atual treinador, Xabi Alonso.