📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Contas no vermelho!

- Advertisement -

Na passada semana foi apresentado o relatório e contas de FC Porto SAD. Os números revelados são verdadeiramente assustadores e a forma como foram “descontraidamente” e até “irresponsavelmente” divulgados ainda mais preocupação deixam nos adeptos portistas mais atentos.

Apesar de cumprir o compromisso assumido com a UEFA, apresentar um resultado líquido consolidado de cerca de 28 milhões de euros negativos é extremamente preocupante. Capitais próprios negativos em 38 milhões de euros é algo de extrema gravidade, ainda mais num clube acabado de se sagrar campeão nacional, e que na época transata poucos ou nenhuns investimentos fez.

Deixo aqui alguns apontamentos que servem para reflexão:
– Desvio de 65% do Orçamento.
– Crescimento do Passivo que ascende a 464 milhões de euros o mais alto dos clubes Portugueses.
– Recorde de custos operacionais, ultrapassando o orçamento em quase 15% por cento;
– Custos com pessoais (perto de 80 milhões) mais elevados da história do clube excedendo o orçamento pelo terceiro ano consecutivo, apesar de todas as restrições impostas ao treinador Sérgio Conceição.

Sérgio Conceição vai ser o verdadeiro “administrador” da SAD do FC Porto
Fonte: FC Porto

Depois temos a vertente desportiva que também tem de ser analisada no que às contratações diz respeito. Gastar mais de cinco milhões de euros em Waris em 77% do seu passe, gastar cerca de dois milhões de euros em Janko em 80% do seu passe, quando Maxi tinha renovado e se tinha contratado João Pedro e Éder Militão estava “controlado”, é algo inexplicável. Posso entender certas oportunidades de negócio, numa perspetiva de valorização futura, mas nunca num cenário destes que o clube atravessa. Pagar dois milhões de euros por 15% do passe de Otávio também é algo muito questionável.

Relativamente aos negócios com o Portimonense SC as dúvidas continuam no ar e não foram minimamente esclarecidas. Uma outra rubrica que gostaria de ver ser explicada é a que esta referenciada no quadro das aquisições como “outros” sendo que a quantia a que diz respeito supera os três milhões de euros.

Para culminar em beleza, a administração da SAD apesar destes resultados negativos ainda ousa aumentar os seus salários de forma significativa. Contas preocupantes, comportamentos alarmantes e uma “aparente” apatia ainda mais inquietante por parte dos sócios (principalmente aqueles com voz ativa na comunicação social).

Um bom ano desportivo é a única saída para o clube não cair no abismo. O “santo” Sérgio Conceição vai ter de voltar a fazer um milagre!

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Andrew bisa e volta a ser eleito Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal

Andrew vence pela segunda vez consecutiva a distinção de Guarda-Redes do Mês. Hornícek e Diogo Costa superados.

Benfica FM arranca esta semana: eis a data e horário

O Benfica confirma que a Benfica RM (rádio do clube) arrancará esta semana. 11 de dezembro, quinta-feira, pelas 19h04.

Golos extraordinários e um duelo que ferveu até ao fim | Marco 09 1-1 Fafe

Há jogos que se analisam. E há jogos que se sentem. O Marco 09 x AD Fafe foi um misto dos dois.

Técnico do Lens elogia treinadores portugueses: «Dou muito crédito ao que fazem»

Pierre Sage elogiou os treinadores portugueses. O técnico do Lens, que lidera a Ligue 1, formou-se em Portugal, no Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges chama jovens: quem são as 2 grandes novidades que estiveram no treino do Sporting desta segunda-feira?

O Sporting treinou durante esta segunda-feira, tendo em vista o encontro frente ao Bayern Munique, para a Champions League.

Sporting em risco de revolução nas asas do ataque: a situação e as opções para as próximas semanas

O Sporting não vai poder contar com Geny Catamo nas próximas semanas, devido à presença do moçambicano na CAN. Geovany Quenda também deve ser baixa.

Alarmes ligados em Alvalade: Geovany Quenda arrisca paragem

Geovany Quenda encontra-se lesionado num pé e prepara-se para ser submetido a mais exames, que podem dar más notícias ao Sporting.