Contas no vermelho dificultam gestão desportiva

- Advertisement -

Na semana passada o FC Porto apresentou o seu relatório e contas consolidado, relativo ao primeiro semestre de 2017/18. Como se previa, os resultados não são “famosos”: um resultado líquido negativo em cerca de 24 milhões de euros.

Este momento de dificuldades financeiras que o clube atravessa tem efeitos na gestão desportiva e isso foi bem notório nesta época. Certamente, também o será nos anos que se avizinham.

Em consequência disto o trabalho de Sérgio Conceição na planificação da próxima época não será uma tarefa fácil. O setor defensivo é o que mais mudanças irá sofrer: Casillas está em fim de contrato e, a não ser que baixe significativamente o seu salário, muito dificilmente permanecerá no Dragão. Maxi, também em fim de contrato, não vai renovar.

O mesmo acontece com Marcano e Diego Reyes, que não renovaram os seus contratos e, consequentemente, irão abandonar o clube. Depois existem dois processos de renovação que começam a ser preocupantes: Diogo Dalot e Ricardo Pereira terminam os seus contratos em 2019 e, ou renovam até ao final da época, ou então podemos ter casos semelhantes a Marcano e Reyes, que vão sair sem qualquer contrapartida financeira. Se a estrutura pressentir que dificilmente consegue renovar com ambos, então a melhor solução será uma venda já no próximo defeso.

Juntando a tudo isto existe a necessidade de vender, e dois dos jogadores com mais mercado são Alex Telles e Felipe, o que significaria uma reconstrução praticamente total do setor defensivo.

Danilo dificilmente vai-se manter no FC Porto
Fonte: FC Porto

No setor do meio campo o caso mais preocupante é Danilo. Jogador com muito mercado e com a presença no Mundial praticamente certa, dificilmente continuará de dragão ao peito. Herrera e Sérgio Oliveira são jogadores “apetecíveis”, mas acredito que possam continuar.

No setor atacante existem vários jogadores com muito mercado. Brahimi é um desses casos, embora a SAD do FC Porto detenha apenas 50% do seu passe, o que torna o negócio pouco apetecível. Marega e Aboubakar são os “possíveis negócios” mais interessantes: a SAD detém 100% dos seus passes e o mercado inglês e francês tem os dois jogadores referenciados. Corona pode ser uma das soluções para fazer um bom encaixe financeiro – a época não tem sido positiva, não é um indiscutível e a presença no Mundial pode ajudar na sua valorização.

Em suma, não será um defeso fácil para a “estrutura” portista. Vai ser um autêntico jogo de xadrez em que cada movimentação tem que ser muito bem refletida. A formação do clube pode ajudar na solução de alguns problemas, sendo que um scouting muito rigoroso é também uma das soluções. Convém relembrar que três dos jogadores chegados no mercado de inverno são por empréstimo (Osório, Paulinho e Waris), o que significa que acionar as opções de compra é outra decisão que terá que ser tomada.

Mas a garantia mais importante que os sócios e os adeptos do FC Porto querem ter é a da continuidade de Sérgio Conceição. Correm rumores de vários clubes italianos interessados nos serviços do técnico portista, mas acredito que a sua continuidade vai ser assegurada. Um último apontamento para a estratégia seguida pela SAD do FC Porto esta época. Na minha opinião é a mais correta e, se for continuada, levará rapidamente o clube para melhores condições financeiras.

Fonte: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e Sporting disputam guarda-redes e estão na disposição de pagar 2,5 milhões de euros

O Benfica e o Sporting estão de olho na contratação de Temirlan Anarbekov. Guarda-redes do Kairat Almaty na lista dos dois clubes portugueses.

Imprensa espanhola mete Jurgen Klopp fora da corrida pelo Real Madrid e José Mourinho ganha cada vez mais força

José Mourinho ganha força para o comando técnico do Real Madrid. Jurgen Klopp está fora da corrida, garantem em Espanha.

Durou pouco: Friburgo iguala num contra-ataque finalizado por Vincenzo Grifo

Após o Braga se adiantar no marcador, o Friburgo respondeu rapidamente com um golo apontado por Vicenzo Grifo.

Braga entra melhor nas meias-finais e Demir Tiknaz inaugura o marcador

O Braga abriu o marcador do jogo e da eliminatória frente ao Friburgo. Aos 8 minutos, Demir Tiknaz aproveitou o cruzamento de Victor Gómez.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo dirigente do Sporting elogia renovação de Rui Borges e reitera: «A época está em depressão sportinguista, mas não foi assim tão má»

Agostinho Abade, antigo dirigente do Sporting, comentou o momento do clube. Renovação de Rui Borges foi defendida.

Imprensa espanhola alerta Benfica: «Acho que o Mourinho é a melhor opção para o Real Madrid»

José Mourinho está a ser apontado ao Real Madrid. Em Espanha, o tema tem gerado constante debate na imprensa.

Já há 2 destinos disponíveis para acolher Sidny Cabral e dispostos a contratar o jogador do Benfica

Sidny Cabral pode não ficar no Benfica no mercado de verão. Polivalente cabo-verdiano tem interessados nos Países Baixos e na Grécia.