Contas no vermelho dificultam gestão desportiva

- Advertisement -

Na semana passada o FC Porto apresentou o seu relatório e contas consolidado, relativo ao primeiro semestre de 2017/18. Como se previa, os resultados não são “famosos”: um resultado líquido negativo em cerca de 24 milhões de euros.

Este momento de dificuldades financeiras que o clube atravessa tem efeitos na gestão desportiva e isso foi bem notório nesta época. Certamente, também o será nos anos que se avizinham.

Em consequência disto o trabalho de Sérgio Conceição na planificação da próxima época não será uma tarefa fácil. O setor defensivo é o que mais mudanças irá sofrer: Casillas está em fim de contrato e, a não ser que baixe significativamente o seu salário, muito dificilmente permanecerá no Dragão. Maxi, também em fim de contrato, não vai renovar.

O mesmo acontece com Marcano e Diego Reyes, que não renovaram os seus contratos e, consequentemente, irão abandonar o clube. Depois existem dois processos de renovação que começam a ser preocupantes: Diogo Dalot e Ricardo Pereira terminam os seus contratos em 2019 e, ou renovam até ao final da época, ou então podemos ter casos semelhantes a Marcano e Reyes, que vão sair sem qualquer contrapartida financeira. Se a estrutura pressentir que dificilmente consegue renovar com ambos, então a melhor solução será uma venda já no próximo defeso.

Juntando a tudo isto existe a necessidade de vender, e dois dos jogadores com mais mercado são Alex Telles e Felipe, o que significaria uma reconstrução praticamente total do setor defensivo.

Danilo dificilmente vai-se manter no FC Porto
Fonte: FC Porto

No setor do meio campo o caso mais preocupante é Danilo. Jogador com muito mercado e com a presença no Mundial praticamente certa, dificilmente continuará de dragão ao peito. Herrera e Sérgio Oliveira são jogadores “apetecíveis”, mas acredito que possam continuar.

No setor atacante existem vários jogadores com muito mercado. Brahimi é um desses casos, embora a SAD do FC Porto detenha apenas 50% do seu passe, o que torna o negócio pouco apetecível. Marega e Aboubakar são os “possíveis negócios” mais interessantes: a SAD detém 100% dos seus passes e o mercado inglês e francês tem os dois jogadores referenciados. Corona pode ser uma das soluções para fazer um bom encaixe financeiro – a época não tem sido positiva, não é um indiscutível e a presença no Mundial pode ajudar na sua valorização.

Em suma, não será um defeso fácil para a “estrutura” portista. Vai ser um autêntico jogo de xadrez em que cada movimentação tem que ser muito bem refletida. A formação do clube pode ajudar na solução de alguns problemas, sendo que um scouting muito rigoroso é também uma das soluções. Convém relembrar que três dos jogadores chegados no mercado de inverno são por empréstimo (Osório, Paulinho e Waris), o que significa que acionar as opções de compra é outra decisão que terá que ser tomada.

Mas a garantia mais importante que os sócios e os adeptos do FC Porto querem ter é a da continuidade de Sérgio Conceição. Correm rumores de vários clubes italianos interessados nos serviços do técnico portista, mas acredito que a sua continuidade vai ser assegurada. Um último apontamento para a estratégia seguida pela SAD do FC Porto esta época. Na minha opinião é a mais correta e, se for continuada, levará rapidamente o clube para melhores condições financeiras.

Fonte: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix e Samú Costa marcam no triunfo do Al Nassr e Al Ittihad escorrega: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 1.ª jornada da Liga Saudita, o Al Nassr superou o Al Fateh de José Gomes por 3-0 e o Al Ittihad empatou a um golo com o Al Kholood.

Jakub Kiwior marcou para o FC Porto, mas o VAR acabou por anular o golo

O Rio Ave recebe o FC Porto na 2.ª jornada da Primeira Liga. Jakub Kiwior apontou o segundo golo dos dragões, mas acabou anulado após análise do VAR.

Alavés aproveita vantagem numérica e vence o Getafe no jogo de abertura da La Liga

A época 2026/27 da La Liga arrancou com um triunfo por 3-0 do Alavés na receção ao Getafe. Visitantes alinharam com 10 jogadores desde os 43 minutos.

Gonçalo Moreira bisa na vitória do Benfica B em Leiria e Torreense empata com o Penafiel: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B bateu a UD Leiria por 2-1 e o Torreense não foi além do empata a dois golos na receção ao Penafiel, em jogos da 2.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Newcastle insiste e entra em contacto direto com o Bayern Munique por João Palhinha

O Newcastle deu início às negociações com o Bayern Munique para a aquisição de João Palhinha. Emblema alemão não quer emprestar com opção ou obrigação de compra.

Rui Vitória, José Morais e Paulo Sousa saem vitoriosos na jornada inaugural: Eis os resultados do dia na Liga dos Emirados Árabes Unidos

Na 1.ª jornada da Liga dos EAU, Rui Vitória estreou-se no Al Wasl com uma vitória por 5-1 sobre o United FC, assim como o Shabab Al Ahli, enquanto o Al Sharjah venceu por 3-1.

Santa Clara derrota Académico de Viseu na estreia no Fontelo

Na segunda jornada da Primeira Liga, o Santa Clara venceu pela margem mínima na visita ao terreno do Académico de Viseu.