📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Cruzar ou Não Cruzar, Eis a Questão

- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2

Na atualidade, e ainda que não tanto como num passado recente, o futebol tende a ser analisado, sobretudo por parte dos adeptos, com recurso substancial à estatística. Os treinadores são avaliados com base nos resultados desportivos que obtêm (esquecendo-se frequentemente a qualidade dos futebolistas que têm ao seu dispor), os avançados são avaliados com base no número de golos que marcam (esquecendo-se frequentemente a capacidade que a equipa apresenta para lhes fazer chegar a bola em boas condições para finalizar), os médios ofensivos são avaliados com base no número de assistências que fazem para golo (esquecendo-se frequentemente o número de lances de perigo potencialmente perdidos caso a decisão dos mesmos tivesse sido outra que não a procura pelo último passe).

Facebook Oficial de Ricardo Quaresma
Facebook Oficial de Ricardo Quaresma

É com base na sua qualidade de drible, mas também nas suas estatísticas, que os adeptos sempre tenderam a considerar, por exemplo, que Ricardo Quaresma é um excelente futebolista. As 56 assistências para golo realizadas em 216 jogos de dragão ao peito sempre foram apontadas como indicador de sucesso da passagem do atleta pelo FC Porto. Contudo, tende a subvalorizar-se o contexto no qual essas assistências são realizadas, sendo que tal apenas pode ser analisado observando atentamente o jogo. No caso particular de Ricardo Quaresma é irrefutável a sua qualidade nos duelos individuais, mas também é evidente que as 56 assistências para golo realizadas ao serviço do FC Porto resultaram mormente de cruzamentos para a área, arma da qual o futebolista usa e abusa levando, em alguns casos, à não criação de oportunidades flagrantes de golo caso a opção fosse outra que não cruzar a bola para a área.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diego Simeone elogia Griezmann após vitória frente ao Valência: «Está na história do clube, lenda absoluta»

Diego Simeone encheu Antoine Griezmann de elogios após a vitória frente ao Valência. Avançado francês marcou um golaço.

Enzo Barrenechea confessa que esteve perto do FC Porto

Enzo Barrenechea assumiu que esteve perto de ser jogador do FC Porto. O jogador representa atualmente o Benfica.

Estará perdoado? Mohamed Salah alcança novo marco histórico da Premier League

Mohamed Salah voltou a jogar pelo Liverpool depois de duas semanas conturbadas e alcançou um novo recorde na Premier League.

Argentina pode falhar o Mundial 2026 após o presidente da federação ser acusado de crimes financeiros

A participação da seleção argentina no Mundial 2026 pode estar em causa devido a uma investigação criminal ao presidente Claudio Tapia.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Algumas mudanças foram estratégicas, outras não»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Luis Suárez: «Queríamos voltar à senda das vitórias»

Luis Suárez analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Gustavo Assunção: «Uma derrota pesada, não merecemos pelo trabalho que estamos a fazer»

Gustavo Assunção analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.