📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Danilo Pereira vs. Rúben Neves: Foco nos Duelos Individuais ou na Construção?

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoO jogo do FC Porto frente ao FC Paços de Ferreira da passada semana foi marcado, para a generalidade dos adeptos portistas, por um empate sem golos que acabou por permitir ao SL Benfica distanciar-se na liderança da Liga NOS. Porém, o encontro marcou igualmente o regresso ao 11 inicial de Rúben Neves e, acima de tudo, uma exibição do jovem médio portista que evidenciou o que este pode trazer de diferente à equipa, na posição de trinco, relativamente a Danilo Pereira.

O que se pretende colocar em discussão não é a qualidade de ambos os futebolistas, mas antes as diferenças entre eles e a forma como essas mesmas diferenças se podem traduzir na dinâmica coletiva da equipa. Assim, se com Danilo Pereira a ocupar a posição de trinco o foco é colocado nos duelos individuais e na transição defensiva, com Rúben Neves este volta-se para a construção e para a transição e/ou organização ofensiva.

Perante este dado importa, desde logo, colocar uma questão para reflexão: na grande maioria dos encontros uma equipa com a dimensão do FC Porto passa mais tempo a disputar o momento defensivo ou o momento ofensivo do jogo?

Danilo
Fonte: FC Porto

Até há relativamente pouco tempo Danilo Pereira parecia tratar-se de um dos jogadores mais sobrevalorizados do FC Porto e do futebol português. Tratava-se de um futebolista que na dimensão física do jogo se destacava dos demais mas que apresentava problemas significativos mesmo ao nível do posicionamento. Porém, e sobretudo desde que Nuno Espírito Santo se encontra ao leme da equipa, Danilo ganhou agressividade na reação à perda da bola e, principalmente, uma maior capacidade de ocupação de espaços (sendo agora muito eficaz, por exemplo, a fechar os espaços interiores à progressão da equipa adversária). Contudo, e pese embora o facto de ser um futebolista que, pela sua velocidade, consegue progredir rapidamente com bola em transição ofensiva, este apresenta lacunas ao nível da tomada de decisão e da técnica de passe que limitam a ligação do jogo entre linhas.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Rúben Neves

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia com treinador definido para a partida frente ao Benfica

Gonçalo Brandão vai ser o treinador do Casa Pia na frente ao Benfica. Ainda assim Alexandre Santana mantém-se na ficha de jogo como técnico principal.

Francisco Benítez reage às declarações de Rui Costa: «Tem sérios problemas de memória, ou está, mais uma vez, a mentir»

Francisco Benítez, antigo candidato à presidência do Benfica em 2021, criticou as palavras de Rui Costa sobre o facto de não terem existido apenas duas candidaturas em 2021.

Paulo Simão: conhece melhor o irmão de Rafael Leão que continua em grande no Sporting e fez a diferença frente à Juventus

Paulo Simão é irmão de Rafael Leão e tem ganho relevância na formação dos leões, marcando um dos golos dos leões frente à Juventus.

Lenda do Manchester United pede mais liderança aos jogadores mais experientes dos red devils: «Deviam estar a jogar muito melhor do que estão»

O antigo capitão do Manchester United, Gary Neville, apontou o dedo aos jogadores mais experientes do plantel do Manchester United, incluindo Bruno Fernandes, Casemiro, Harry Maguire e Matthijs de Ligt, pedindo-lhes maior responsabilidade em campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador-adjunto português na equipa técnica do novo selecionador da Sérvia

O treinador adjunto português, Nuno Gomes vai acompanhar Veljko Paunovic na seleção da Sérvia. Os dois estão juntos desde 2020.

FC Porto reage ao processo disciplinar devido à denúncia de Fábio Veríssimo e ataca rivais: «Na perspetiva do FC Porto, persistem graves problemas na...

O FC Porto reagiu ao processo disciplinar aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF. Em causa, uma alegada pressão dos dragões ao árbitro Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga.

Terça-feira começa com empate entre Sporting e Juventus para a Youth League

A Juventus e o Sporting empataram durante esta terça-feira 2-2, em jogo da quarta jornada da Youth League.