Danilo Pereira vs. Rúben Neves: Foco nos Duelos Individuais ou na Construção?

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoO jogo do FC Porto frente ao FC Paços de Ferreira da passada semana foi marcado, para a generalidade dos adeptos portistas, por um empate sem golos que acabou por permitir ao SL Benfica distanciar-se na liderança da Liga NOS. Porém, o encontro marcou igualmente o regresso ao 11 inicial de Rúben Neves e, acima de tudo, uma exibição do jovem médio portista que evidenciou o que este pode trazer de diferente à equipa, na posição de trinco, relativamente a Danilo Pereira.

O que se pretende colocar em discussão não é a qualidade de ambos os futebolistas, mas antes as diferenças entre eles e a forma como essas mesmas diferenças se podem traduzir na dinâmica coletiva da equipa. Assim, se com Danilo Pereira a ocupar a posição de trinco o foco é colocado nos duelos individuais e na transição defensiva, com Rúben Neves este volta-se para a construção e para a transição e/ou organização ofensiva.

Perante este dado importa, desde logo, colocar uma questão para reflexão: na grande maioria dos encontros uma equipa com a dimensão do FC Porto passa mais tempo a disputar o momento defensivo ou o momento ofensivo do jogo?

Danilo
Fonte: FC Porto

Até há relativamente pouco tempo Danilo Pereira parecia tratar-se de um dos jogadores mais sobrevalorizados do FC Porto e do futebol português. Tratava-se de um futebolista que na dimensão física do jogo se destacava dos demais mas que apresentava problemas significativos mesmo ao nível do posicionamento. Porém, e sobretudo desde que Nuno Espírito Santo se encontra ao leme da equipa, Danilo ganhou agressividade na reação à perda da bola e, principalmente, uma maior capacidade de ocupação de espaços (sendo agora muito eficaz, por exemplo, a fechar os espaços interiores à progressão da equipa adversária). Contudo, e pese embora o facto de ser um futebolista que, pela sua velocidade, consegue progredir rapidamente com bola em transição ofensiva, este apresenta lacunas ao nível da tomada de decisão e da técnica de passe que limitam a ligação do jogo entre linhas.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Rúben Neves

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Filho de Thiago Silva convocado para a seleção de Sub-15 de Inglaterra

Iago Silva, de 14 anos e filho do internacional brasileiro Thiago Silva, foi convocado pela primeira vez para a seleção sub‑15 da Inglaterra, depois de se destacar nas camadas jovens do Chelsea.

Flamengo sonha com Darwin Núñez e avalia avançado da Premier League como alternativa

O elevado salário do avançado uruguaio afasta o interesse imediato do clube brasileiro, que mantém o internacional brasileiro no radar de Filipe Luís.

Pai de Rafael Leão lança música dedicada a Cristiano Ronaldo

No dia em que Cristiano Ronaldo celebra 41 anos, Frank Leão, nome artístico de António Leão e pai de Rafael Leão, lança uma música em sua homenagem.

Nuno Santos deixa mensagem após o regresso aos relvados pelo Sporting: «Muito feliz por voltar a fazer o que mais amo»

Nuno Santos deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado do Sporting voltou aos relvados no encontro da Taça de Portugal, frente ao AVS SAD.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

António Conceição destaca crescimento do Braga: «O FC Porto não tem a academia que o Braga tem neste momento

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador frisou o crescimento do Braga.

António Conceição e o sonho de treinar o Braga: «Acho que esse timing já passou e na minha cabeça já não existe esse pensamento»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador admitiu o amor pelo Braga.