📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

De inofensivos a letais

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

“As equipas constroem-se de trás para a frente.” Esta é uma das frases mais batidas no futebol e, aparentemente, foi essa a forma de pensar de Nuno Espírito Santo (NES) quando começou a trabalhar na preparação da equipa do FC Porto para a temporada que entra agora na recta final. E, apoiados numa dupla de centrais  (Felipe e Marcano) com um nível de entendimento a roçar a perfeição, um Danilo que dá lições sobre como jogar como médio-defensivo no futebol contemporâneo e um grupo de laterais experientes e de elevada qualidade, desde cedo os Dragões mostraram que chegar à baliza de Casillas não seria tarefa para qualquer um.

Experiência na defesa e juventude no ataque foi a fórmula que NES encontrou para enfrentar a primeira fase da época. No entanto, a irreverência que os mais novos dão à equipa traz um custo associado: falta de nervo nos momentos mais difíceis. E, com isto, chego a Novembro, o mês dos zero golos. Este período podia ter comprometido seriamente as aspirações do FC Porto para esta época, mas, por ironia do destino, quando faltavam dois ou três minutos para novo empate a zero, aparece Rui Pedro, o mais inexperiente de todos mas com uma classe de quem anda nisto há anos, e atira os Dragões para a vitória.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Desde esse dia até à data de hoje, várias coisas mudaram. O plantel foi reformulado, o modelo táctico foi ajustado e, não menos importante, o calendário ficou mais aliviado. Apenas uma coisa se manteve inalterada: o apoio incondicional dos adeptos. Mas isso não chega de forma gratuita. Foram os jogadores que, ao terem uma atitude de entrega total jogo após jogo, azar após azar, prejuízo após prejuízo (falo das arbitragens mais infelizes, claro) , fizeram os portistas perceber que 2016/2017 marcava o regresso do Porto “à Porto”.

Essa atitude perante as adversidades é o que mantém o FC Porto na luta pelo primeiro lugar ainda hoje, mas, por si só, isso não valeria de muito. De nada adianta ter vontade quando não há capacidade para fazer as coisas bem. E, talvez com isso em mente, os responsáveis Azuis e Brancos em conjunto com a equipa técnica, optaram por emagrecer o grupo de trabalho no mercado de Inverno. As saídas foram várias e houve apenas a entrada de Soares. E que bela contratação que o brasileiro se está a revelar.

Foto de Capa: FC Porto

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim reage ao empate do Manchester United frente ao Wolverhampton

O Manchester United empatou frente ao Wolverhampton, num encontro válido pela 19.ª jornada da Premier League.

Eis o valor da cláusula de rescisão de Sidny no Benfica

Sidny foi confirmado esta terça-feira como reforço do Benfica. O jogador conta com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

RD Congo, Senegal e Benim apuram-se para os oitavos de final da CAN

Durante a noite desta terça-feira, a RD Congo, o Senegal e o Benim conseguiram apurar-se para os oitavos de final da CAN.

Lusitânia Lourosa bate Torreense e regressa aos triunfos na Segunda Liga

O Lusitânia Lourosa venceu o Torreense por uma bola a zero, num encontro válido pela 16.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Ivo Pinto e a carreira de Alen Halilovic: «Era esquerdino, baixinho, tinha ginga, era muito parecida à do Messi. O que complicou foi mesmo...

Ivo Pinto representa atualmente o Fortuna Sittard. O lateral direito português é colega de Alen Halilovic, antiga promessa mundial.

José Sá faz uma das defesas do ano frente ao Manchester United de Ruben Amorim

José Sá está a ser um dos protagonistas do encontro entre o Wolverhampton e o Manchester United, jogo da Premier League.

Chelsea tropeça contra o Bournemouth e Nuno Espírito Santo soma empate

O Chelsea e o Bournemouth empataram a duas bolas durante a noite desta terça-feira, em jogo da 19.ª jornada da Premier League.