Dia com história para o FC Porto

- Advertisement -

Dia de aniversários no reino do Dragão. Algumas das maiores “lendas” do FC Porto, Vítor Baía, Rabah Madjer e Sérgio Conceição celebraram neste dia 11 de setembro datas históricas nas suas carreiras. Foi no dia 11 de Setembro de 1988 que Vítor Baia fez a sua estreia pela equipa principal do FC Porto. Tudo aconteceu num jogo contra o Vitória SC, na cidade berço. Jozef Mlynarczyk tinha-se lesionado e Zé Beto estava a contas com um processo disciplinar, surgiu então a oportunidade e o “menino” de 18 anos começou uma carreira absolutamente brilhante que o tornara no maior guarda-redes da história do clube.

Naquela noite, o apito final fixou o empate a uma bola no marcador, mas mesmo assim, Vítor Baía admite ter saído satisfeito. Depois da estreia voltou a sentar-se no banco de suplentes. A titularidade surgiu apenas com a chegada de Artur Jorge ao clube.

Em toda a carreira, só representou outro clube além do FC Porto, o Barcelona, nas temporadas de 1996/97 e 1997/98. Rapidamente voltou à Invicta para voltar a defender a baliza dos ‘azuis e brancos’. Fez 54 jogos pelos atuais campeões espanhóis, 566 pelo FC Porto e 80 pela seleção nacional –  um total de 700 jogos na sua carreira.

Vítor Baía é um dos jogadores do Futebol Mundial com mais títulos conquistados. São 33 títulos, sendo que pelo FC Porto conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, uma Taça UEFA, 10 Campeonatos, cinco Taças de Portugal e nove Supertaças. Foi ainda considerado o melhor guarda-redes da Europa em 2004. Vítor Baía foi na, minha opinião, o melhor guarda-redes da história do Futebol Português e um dos melhores de sempre do Futebol Mundial.

O dia mais mágico da história do FC Porto
Fonte: FC Porto

No dia 11 de setembro de 1996 o atual treinador azul e branco Sérgio Conceição fez a sua estreia na Liga dos Campeões num jogo disputado em Milão, onde o FC Porto venceu o AC Milan por 3-2 num jogo épico. Dois golos de Jardel e um de Artur deram a vitória aos portistas que eram orientados por António Oliveira. Uma vitória estrondosa contra um AC Milan recheado de estrelas como Maldini, Panucci, Roberto Baggio e Weah entre outros.

No dia 11 de setembro de 1985 o maior génio que passou pelo FC Porto assinava pelo clube. Faz 33 anos que o Argelino Rabah Madjer assinou contrato com os azuis e brancos e a sua marca ficará para sempre na história do clube. O “calcanhar de Viena” é na, minha opinião, o momento mais marcante da história do clube, o dia em que o FC Porto conquistou a Europa, o dia em que ainda muito jovem chorei ao ver os Alemães rendidos a tanto talento, o dia em o FC Porto nunca mais foi o mesmo. Rabah Madjer foi o “Maradona” de África.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Georgiy Sudakov falha convocatória da Ucrânia para o embate com a Geórgia

Ao contrário de Anatoliy Trubin, Georgiy Sudakov não foi incluido na lista de 23 convocados para o Geórgia x Ucrânia.

Portugal já está na Suécia e arranca preparação para defrontar a Dinamarca

A comitiva da Seleção Nacional viajou esta manhã até Malmo, na Suécia, onde realizará a preparação para o duelo com a Noruega.

Bis de Darwin Núñez e assistência de Maxi Araújo na goleada do Uruguai frente à Coreia do Sul

Durante a manhã desta segunda-feira, o Uruguai goleou 4-1, num jogo particular disputado em Seuol, capital da Coreia do Sul.

Ténis: Nuno Borges cruza-se com Novak Djokovic em Pequim e Francisco Cabral discute título em Hangzhou

Nuno Borges vai abrir o China Open com um duelo frente a Novak Djokovic. Em Hangzhou, Francisco Cabral garantiu um lugar na final do ATP 250.

PUB

Mais Artigos Populares

Papo de Bola #114 – Fim das Bets abala o futebol brasileiro?

O novo episódio do “Papo de Bola” aborda a nova medida anunciada pelo governo brasileiro, que impede a realização de apostas desportivas em todo o território, e as consequências que esta decisão poderá trazer.

Bernardo Silva e a entrada dura sobre Martin Odegaard: «É futebol, amigo»

Martin Odegaard não gostou da entrada tardia de Bernardo Silva perto do apito final, levando a uma troca de palavras intensas entre os médios.

Gilberto Mora pode rumar à Europa: os 2 gigantes interessados

Gilberto Mora pode mudar-se para a Europa num dos próximos mercados. O Barcelona e o Real Madrid estão interessados no médio ofensivo.