📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Diamante em bruto… Quase polido

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

O ciclo infernal terminou. O FC Porto passou, embora sem distinção de maior, no exame conjunto que os desafios com Dínamo de Kiev, Benfica, Moreirense e Chelsea representaram, sobrevivendo a uma fase que será, por certo, uma das mais (se não vier a ser mesmo a mais) difíceis de toda a temporada. Os únicos “senãos” que coloco aqui prendem-se com os empates registados na capital ucraniana e em Moreira de Cónegos. Se, num dos lados, o resultado não se pode catalogar como mau (em Kiev), não deixou de ficar um amargo na boca pela forma como o segundo golo do Dínamo aconteceu. Em Moreira de Cónegos, a mesma coisa, com a agravante de se tratar de um adversário de muito menor potencial e menor valia e pela diminuição da vantagem sobre os concorrentes diretos na Liga (valeu o empate do Sporting no Bessa).

No entanto, a principal ilação a retirar deste ciclo já passado é, para mim, a afirmação é o amadurecimento definitivos do grande jogador que (já) é Rúben Neves. Confesso que começou por me maravilhar desde a pré-temporada 2014/15, mas algumas atuações menos seguras – não más, porque Rúben é daqueles que não sabem jogar mal -, principalmente em jogos de grau de dificuldade elevado, levaram-me a crer que mais tempo era necessário. Continua a ser, que não haja dúvidas. Por muito bom que um jogador seja, aos 18 anos precisa de muita mais rodagem, mas não engana.

Rúben Neves já é um dos patrões do meio-campo portista Fonte: Facebook Rúben Neves
Rúben Neves já é um dos patrões do meio-campo portista
Fonte: Facebook Rúben Neves

Desta feita, o médio foi lançado às feras e conseguiu dominá-las, ora a golpe de chicote (com exibições mais personalizadas e assentes na raça), ora com voz mansa, quase numa melodiosa canção, como é o futebol que lhe sai dos pés. Rúben Neves dá acutilância ao jogo portista. Clarividência e intensidade, coisa que terá aprendido recentemente, dado que esse era o tal ponto fraco da época transata. Pode jogar a trinco, ou mais adiantado. Diferenças? Quase nulas. Joga tão bem num lado como no outro. Um patrão. Vergou os poderosos médios do Chelsea. Fez encolher a equipa milionária de Mourinho e Abramovich, porque encheu o campo com o seu futebol. Não esteve sozinho, pois claro, mas, por vezes, deu a ideia de que poderia estar, que daria conta do recado. Acima de tudo, é um orgulho ver um diamante em bruto precoce das escolas portistas impor-se com a naturalidade com que Rúben Neves o faz. Os gigantes já andam ao seu encalço. Normalíssimo. Mas mais dois aninhos na incubadora do Dragão serão o ideal. Aí será, não um senhor jogador, mas um mestre de miolos. Já não há dúvidas. É uma pedra preciosa em bruto, pela idade, mas claramente lapidada. Veja-se lá: até os sub-21 já parecem pouco para ele…

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho lança Farense x Benfica: «Faremos três ou quatro alterações em relação ao último jogo»

José Mourinho fez a antevisão do Farense x Benfica. Jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal joga-se no Algarve.

Jogador do Nápoles oferecido ao Benfica: «Espero que saia, porque precisa de confiança»

Lorenzo Lucca foi apontado ao Benfica. Diretor do Corrire dello Sport garante que o avançado foi oferecido aos encarnados.

Samuel Dahl na lista do Manchester United de Ruben Amorim para a defesa

O Manchester United tem Samuel Dahl na lista de alvos para o lado esquerdo da defesa. Boa fase do lateral do Benfica destacada.

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

PUB

Mais Artigos Populares

Brendan Rodgers assume comando do Al Qadisiyah e vai treinar Otávio

Brendan Rodgers foi confirmado como sucessor de Míchel no Al Qadisiyah. O norte-irlandês estava livre após deixar o Celtic.

Farense reforça ataque com Anthony Carter, o melhor marcador da Segunda Liga na época passada

Anthony Carter chega ao Farense por empréstimo do Santa Clara, com opção de compra. Emblema algarvio já oficializou contratação.

AC Milan ‘blinda’ Alexis Saelemaekers com contrato de longa duração até 2031

O AC Milan segura Alexis Saelemaekers por mais seis anos, elogiando o seu espírito de sacrifício e papel fundamental na conquista da última Serie A.