Diferentes, mas todos iguais

cabeçalho fc porto

Nos últimos dias, a esfera mediática mundial tem sido dominada por aquele que já é conhecido como o “naufrágio da humanidade”. A fotografia do corpo de uma criança de 3 anos, caída na praia, já sem vida, teve lugar (discutivelmente ou não) em praticamente todos os meios de comunicação, portugueses incluídos.

O que tem o futebol a ver com isto? Pouco ou nada, dirão muitos. Muito, digo eu. É nestes momentos que se põem de parte as diferenças. O futebol também nos tenta incutir isto, sem descurar a expressão das rivalidades que se situe dentro dos limites do bom senso. Adeptos deste clube ou daquele que se juntam em torno de uma causa, que, neste caso específico, assume contextos preocupantes no que é relativo à humanidade em si e à humanidade dentro de cada um.

O FC Porto assumiu a iniciativa. Através de uma carta endereçada a Michel Platini, presidente da UEFA, os azuis e brancos apelam à solidariedade dos restantes 31 clubes que figuram na fase de grupos da Liga dos Campeões. A ideia consiste em pedir um donativo de um euro por cada bilhete vendido para o jogo que cada equipa realizar em casa, nas duas primeiras jornadas; no caso do FC Porto, tudo será posto em prática antes do jogo frente ao Chelsea, no dia 29 de setembro. O somatório de todos os donativos servirá para ajudar os migrantes.

Aqui fica o exemplar da mensagem:

11951961_10153613921664485_3721322189097771867_n
A carta do FC Porto a apelar à solidariedade dos clubes da ‘Champions’
Fonte: fcporto.pt

As mensagens que a UEFA e a FIFA passam (sobre o fair-play e o racismo) também apelam ao bom senso de cada um e esta é uma iniciativa equiparável. Os abraços podem ser dados fora do relvado e das bancadas. Este é um abraço que milhares de pessoas podem dar a cada um dos migrantes.

Não me pretendo alongar muito mais. O brilhantismo da ideia fala por si. Falta apenas dizer que a considero louvável e que espero assistir à adesão total por parte dos visados (julgo que todos esperamos). E que, desta vez, todas as diferenças sejam deixadas de lado. Todas. Clubísticas, pessoais… Todas. No fundo, é um favor que o FC Porto e todos os outros fazem à Humanidade.

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Como 1907 contrata jogador do Real Madrid por 2,5 milhões de euros

Jacobo Ramón vai mudar-se para Espanha e reforçar o Como 1907. Central espanhol aumenta colónia da Roja nos italianos.

Arsenal tinha prometido algo especial para esta segunda-feira e já o anunciou

O Arsenal anunciou o design do segundo equipamento. Anúncio nas redes sociais havia causado expectativa entre os adeptos.

Victor Froholdt falha o jogo do Copenhaga na Champions League e já prepara mudança do FC Porto

Victor Froholdt não vai a jogo nos encontros do Copenhaga na 2.ª pré-eliminatória da Champions League. Médio a caminho do FC Porto.

Olheiro BnR | Enzo Barrenechea

Com apenas 24 anos, Enzo Alan Barrenechea consolidou-se como uma das revelações mais sólidas do futebol europeu.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o sorteio completo da terceira pré-eliminatória da Conference League

A UEFA realizou esta segunda-feira o sorteio da terceira pré-eliminatória da Confeence League. Santa Clara conhece possível destino.

FC Porto quer receber 65+10 milhões de euros por Diogo Costa

O Manchester City está interessado em contratar Diogo Costa. FC Porto pretende receber 65+10 milhões de euros pelo guarda-redes.

Sporting empata com Farense em jogo particular

O Sporting empatou 1-1 com o Farense em jogo particular. Leões voltam à ação esta segunda-feira à noite contra o Sunderland.