Diferentes, mas todos iguais

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

Nos últimos dias, a esfera mediática mundial tem sido dominada por aquele que já é conhecido como o “naufrágio da humanidade”. A fotografia do corpo de uma criança de 3 anos, caída na praia, já sem vida, teve lugar (discutivelmente ou não) em praticamente todos os meios de comunicação, portugueses incluídos.

O que tem o futebol a ver com isto? Pouco ou nada, dirão muitos. Muito, digo eu. É nestes momentos que se põem de parte as diferenças. O futebol também nos tenta incutir isto, sem descurar a expressão das rivalidades que se situe dentro dos limites do bom senso. Adeptos deste clube ou daquele que se juntam em torno de uma causa, que, neste caso específico, assume contextos preocupantes no que é relativo à humanidade em si e à humanidade dentro de cada um.

O FC Porto assumiu a iniciativa. Através de uma carta endereçada a Michel Platini, presidente da UEFA, os azuis e brancos apelam à solidariedade dos restantes 31 clubes que figuram na fase de grupos da Liga dos Campeões. A ideia consiste em pedir um donativo de um euro por cada bilhete vendido para o jogo que cada equipa realizar em casa, nas duas primeiras jornadas; no caso do FC Porto, tudo será posto em prática antes do jogo frente ao Chelsea, no dia 29 de setembro. O somatório de todos os donativos servirá para ajudar os migrantes.

Aqui fica o exemplar da mensagem:

11951961_10153613921664485_3721322189097771867_n
A carta do FC Porto a apelar à solidariedade dos clubes da ‘Champions’
Fonte: fcporto.pt

As mensagens que a UEFA e a FIFA passam (sobre o fair-play e o racismo) também apelam ao bom senso de cada um e esta é uma iniciativa equiparável. Os abraços podem ser dados fora do relvado e das bancadas. Este é um abraço que milhares de pessoas podem dar a cada um dos migrantes.

Não me pretendo alongar muito mais. O brilhantismo da ideia fala por si. Falta apenas dizer que a considero louvável e que espero assistir à adesão total por parte dos visados (julgo que todos esperamos). E que, desta vez, todas as diferenças sejam deixadas de lado. Todas. Clubísticas, pessoais… Todas. No fundo, é um favor que o FC Porto e todos os outros fazem à Humanidade.

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal: Já são conhecidas as 25 convocadas para iniciar a qualificação para o Mundial 2027

Francisco Neto revelou as 25 jogadoras convocadas para as duas primeiras jornadas da qualificação de Portugal para o Mundial 2027, com três novidades.

José Mourinho volta a falar em exclusivo à BTV: eis o horário da antevisão do Benfica x AVS SAD

José Mourinho vai fazer a antevisão ao Benfica x AVS SAD em exclusivo à BTV. Técnico não fará conferência de imprensa.

Onde ver o Dérbi do Minho entre o Braga e o Vitória SC?

A 23.ª jornada conta no cardápio com um Dérbi do Minho. O Braga recebe o Vitória SC para a Primeira Liga.

Jogo em canal aberto: onde ver o Moreirense x Sporting da Primeira Liga?

O Moreirense recebe o Sporting na 23.ª jornada da Primeira Liga. Jogo tem transmissão televisiva em canal aberto.

PUB

Mais Artigos Populares

Recorda o motivo pelo qual Gianluca Prestianni vai falhar o Benfica x AVS SAD

Gianluca Prestianni é baixa confirmada do Benfica para o confronto diante do AVS SAD. Argentino cumpre suspensão por cartões amarelos.

Real Madrid lança comunicado depois do alegado episódio de racismo na Luz: «Agradece o apoio unânime e o carinho que o nosso jogador Vinícius...

O Real Madrid divulgou um comunicado na sequência do alegado episódio de racismo contra Vinícius Júnior. Espanhóis garantem colaboração.

Treinador do Bodo/Glimt após vencer o Inter Milão: «Não fizemos uma grande partida, até tivemos sorte»

Kjetil Knutsen, treinador do Bodo/Glimt analisou a vitória da sua equipa frente ao Inter Milão, na primeira mão do play-off da Champions League.