Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és

eternamocidade

Depois da vitória tranquila no Dragão frente ao Atlético para a Taça de Portugal, chega um dos jogos mais importantes para a temporada azul e branca. Dia 12 de Janeiro, pelas 16 horas, quando Benfica e FC Porto começarem a disputar o clássico da 15ª jornada, serão muitas as respostas dadas no relvado da Luz.

Com a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal, uma perspetiva de apuramento para as meias-finais da Taça da Liga e a liderança do campeonato, podia-se pensar que o FC Porto chegava ao Estádio da Luz na confiança máxima para enfrentar a equipa de Jorge Jesus. Apesar de no mundo do futebol serem os resultados a ditar o destino de treinadores, jogadores e dirigentes, no FC Porto essa é uma premissa nem sempre aplicável. A inconstância exibicional no Dragão ao longo da primeira metade da época, a que se junta a péssima prestação em Alvalade para a Taça da Liga, faz os portistas questionar-se sobre que equipa vão encontrar na Luz.

Não é menos verdade que a uma semana do clássico, e ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, ainda não se sabe bem qual será o onze de Paulo Fonseca: jogará Otamendi ou Maicon? Carlos Eduardo ou Defour? Licá, Kelvin ou até Quaresma? São muitas as dúvidas que por esta altura inquietam Fonseca e os adeptos portistas. É sabido que portistas e encarnados não estão a passar pela melhor das fases, mas também é de senso comum que é nestes jogos que as verdadeiras equipas se revelam. Quer FC Porto quer Benfica vêm de goleadas e exibições consistentes, mas a fraca resistência de Atlético e Gil Vicente fazem do próximo clássico um jogo imperdível.

A Luz pode vir a ser o palco do regresso de Quaresma / Fonte: Desportugal
A Luz pode vir a ser o palco do regresso de Quaresma / Fonte: Desportugal

No que aos portistas diz respeito, penso que posso afirmar que o jogo na Luz será o mais importante da curta carreira de Paulo Fonseca enquanto treinador. Em termos práticos, este será o seu primeiro clássico “a sério” disputado fora de portas enquanto técnico portista. Frente ao rival de sempre, os adeptos portistas duvidam da real capacidade deste Porto de repetir o que tem feito nas últimas deslocações à Luz. Controlando, dominando e ganhando, os portistas têm saído por cima das últimas deslocações ao terreno do maior rival. Contudo, algo parece indiscutível: mais do que um clássico, mais do que três pontos, o jogo do próximo domingo é uma prova de afirmação da equipa portista. No clássico da Luz, a dúvida passa por perceber que FC Porto é que vamos encontrar: se um FC Porto dominador, como nas últimas exibições em casa, ou uma equipa temerária, como vimos na Liga dos Campeões.

Os fantasmas à volta da equipa portista continuam bem vivos, e só uma equipa a puxar dos galões pode retirar as dúvidas que ainda a envolvem. Com ou sem Quaresma, com ou sem o duplo pivô, o dia 12 de Janeiro representa uma autêntica “prova dos 9” para a equipa e para o treinador. Por isso mesmo, a Luz será palco de um jogo onde veremos afinal de contas o que vale esta equipa pois, tal como dizia Goethe, “diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. Cabe ao FC Porto a resposta.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal quer retirar extremo ao Chelsea e já fez proposta

O Arsenal está interessado em contratar Noni Madueke ao Chelsea. Há proposta e negociações já começaram nesse sentido.

Quem está presente no arranque da pré-época do Sporting? Há novidades

O Sporting arrancou esta terça-feira a pré-temporada. Kochorasvili e Alisson são as principais novidades em Alcochete.

Luís Castro explica ida para o Nantes e ainda diz: «Ninguém quer jogar futebol para correr. Eu quero jogar com a bola»

Luís Castro é o novo treinador do Nantes. Técnico português já foi apresentado e explicou decisão da mudança de clube.

Atenção, Viktor Gyokeres: Arsenal perto de fechar Sesko por 75 milhões de euros

O Arsenal está cada vez mais próximo de contratar Benjamin Sesko por 75 milhões de euros. Porta quase fechada para Viktor Gyokeres

PUB

Mais Artigos Populares

Marcos Leonardo emociona-se após o Al Hilal eliminar Manchester City: «Passei por momentos difíceis nestes últimos 2 meses»

O Al Hilal surpreendeu o Manchester City e avançou para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025. Marcos Leonardo emocionado.

Vitória SC fecha defesa-central que atua na Segunda Liga

O Vitória SC está a fechar a contratação de Thiago Balieiro. Defesa-central atua no Leixões e está a caminho de Guimarães.

José Fonte vai ou não renovar com o Casa Pia? Eis a resposta

José Fonte continua no Casa Pia por mais uma temporada. Defesa-central de 41 anos apresenta-se esta terça-feira.