Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és

- Advertisement -

eternamocidade

Depois da vitória tranquila no Dragão frente ao Atlético para a Taça de Portugal, chega um dos jogos mais importantes para a temporada azul e branca. Dia 12 de Janeiro, pelas 16 horas, quando Benfica e FC Porto começarem a disputar o clássico da 15ª jornada, serão muitas as respostas dadas no relvado da Luz.

Com a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal, uma perspetiva de apuramento para as meias-finais da Taça da Liga e a liderança do campeonato, podia-se pensar que o FC Porto chegava ao Estádio da Luz na confiança máxima para enfrentar a equipa de Jorge Jesus. Apesar de no mundo do futebol serem os resultados a ditar o destino de treinadores, jogadores e dirigentes, no FC Porto essa é uma premissa nem sempre aplicável. A inconstância exibicional no Dragão ao longo da primeira metade da época, a que se junta a péssima prestação em Alvalade para a Taça da Liga, faz os portistas questionar-se sobre que equipa vão encontrar na Luz.

Não é menos verdade que a uma semana do clássico, e ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, ainda não se sabe bem qual será o onze de Paulo Fonseca: jogará Otamendi ou Maicon? Carlos Eduardo ou Defour? Licá, Kelvin ou até Quaresma? São muitas as dúvidas que por esta altura inquietam Fonseca e os adeptos portistas. É sabido que portistas e encarnados não estão a passar pela melhor das fases, mas também é de senso comum que é nestes jogos que as verdadeiras equipas se revelam. Quer FC Porto quer Benfica vêm de goleadas e exibições consistentes, mas a fraca resistência de Atlético e Gil Vicente fazem do próximo clássico um jogo imperdível.

A Luz pode vir a ser o palco do regresso de Quaresma / Fonte: Desportugal
A Luz pode vir a ser o palco do regresso de Quaresma / Fonte: Desportugal

No que aos portistas diz respeito, penso que posso afirmar que o jogo na Luz será o mais importante da curta carreira de Paulo Fonseca enquanto treinador. Em termos práticos, este será o seu primeiro clássico “a sério” disputado fora de portas enquanto técnico portista. Frente ao rival de sempre, os adeptos portistas duvidam da real capacidade deste Porto de repetir o que tem feito nas últimas deslocações à Luz. Controlando, dominando e ganhando, os portistas têm saído por cima das últimas deslocações ao terreno do maior rival. Contudo, algo parece indiscutível: mais do que um clássico, mais do que três pontos, o jogo do próximo domingo é uma prova de afirmação da equipa portista. No clássico da Luz, a dúvida passa por perceber que FC Porto é que vamos encontrar: se um FC Porto dominador, como nas últimas exibições em casa, ou uma equipa temerária, como vimos na Liga dos Campeões.

Os fantasmas à volta da equipa portista continuam bem vivos, e só uma equipa a puxar dos galões pode retirar as dúvidas que ainda a envolvem. Com ou sem Quaresma, com ou sem o duplo pivô, o dia 12 de Janeiro representa uma autêntica “prova dos 9” para a equipa e para o treinador. Por isso mesmo, a Luz será palco de um jogo onde veremos afinal de contas o que vale esta equipa pois, tal como dizia Goethe, “diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. Cabe ao FC Porto a resposta.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.