Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és

eternamocidade

Depois da vitória tranquila no Dragão frente ao Atlético para a Taça de Portugal, chega um dos jogos mais importantes para a temporada azul e branca. Dia 12 de Janeiro, pelas 16 horas, quando Benfica e FC Porto começarem a disputar o clássico da 15ª jornada, serão muitas as respostas dadas no relvado da Luz.

Com a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal, uma perspetiva de apuramento para as meias-finais da Taça da Liga e a liderança do campeonato, podia-se pensar que o FC Porto chegava ao Estádio da Luz na confiança máxima para enfrentar a equipa de Jorge Jesus. Apesar de no mundo do futebol serem os resultados a ditar o destino de treinadores, jogadores e dirigentes, no FC Porto essa é uma premissa nem sempre aplicável. A inconstância exibicional no Dragão ao longo da primeira metade da época, a que se junta a péssima prestação em Alvalade para a Taça da Liga, faz os portistas questionar-se sobre que equipa vão encontrar na Luz.

Não é menos verdade que a uma semana do clássico, e ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, ainda não se sabe bem qual será o onze de Paulo Fonseca: jogará Otamendi ou Maicon? Carlos Eduardo ou Defour? Licá, Kelvin ou até Quaresma? São muitas as dúvidas que por esta altura inquietam Fonseca e os adeptos portistas. É sabido que portistas e encarnados não estão a passar pela melhor das fases, mas também é de senso comum que é nestes jogos que as verdadeiras equipas se revelam. Quer FC Porto quer Benfica vêm de goleadas e exibições consistentes, mas a fraca resistência de Atlético e Gil Vicente fazem do próximo clássico um jogo imperdível.

A Luz pode vir a ser o palco do regresso de Quaresma / Fonte: Desportugal
A Luz pode vir a ser o palco do regresso de Quaresma / Fonte: Desportugal

No que aos portistas diz respeito, penso que posso afirmar que o jogo na Luz será o mais importante da curta carreira de Paulo Fonseca enquanto treinador. Em termos práticos, este será o seu primeiro clássico “a sério” disputado fora de portas enquanto técnico portista. Frente ao rival de sempre, os adeptos portistas duvidam da real capacidade deste Porto de repetir o que tem feito nas últimas deslocações à Luz. Controlando, dominando e ganhando, os portistas têm saído por cima das últimas deslocações ao terreno do maior rival. Contudo, algo parece indiscutível: mais do que um clássico, mais do que três pontos, o jogo do próximo domingo é uma prova de afirmação da equipa portista. No clássico da Luz, a dúvida passa por perceber que FC Porto é que vamos encontrar: se um FC Porto dominador, como nas últimas exibições em casa, ou uma equipa temerária, como vimos na Liga dos Campeões.

Os fantasmas à volta da equipa portista continuam bem vivos, e só uma equipa a puxar dos galões pode retirar as dúvidas que ainda a envolvem. Com ou sem Quaresma, com ou sem o duplo pivô, o dia 12 de Janeiro representa uma autêntica “prova dos 9” para a equipa e para o treinador. Por isso mesmo, a Luz será palco de um jogo onde veremos afinal de contas o que vale esta equipa pois, tal como dizia Goethe, “diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. Cabe ao FC Porto a resposta.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Erik ten Hag já rejeitou uma proposta para regressar aos bancos

Erik ten Hag foi recentemente despedido do comando técnico do Bayer Leverkusen. O treinador deu uma nega ao Twente.

Manchester United: Ruben Amorim na corda bamba e há português a ser associado

Ruben Amorim terá que apresentar resultados o mais rapidamente possível. Marco Silva está a ser analisado pelo Manchester United.

Golo de ex-Braga faz a diferença: Espanyol é destaque na La Liga

O Espanyol venceu o Mallorca e subiu ao terceiro posto da La Liga, conquistando 10 pontos em quatro jornadas.

Fim da linha: Valência e jogador português procuram separar os seus caminhos já em janeiro

André Almeida deverá deixar de ser jogador do Valência no próximo mercado de transferências. O médio vai embarcar numa nova aventura.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola fala sobre o futuro e deixa desejo: «Não quero que se lembrem de mim»

Pep Guardiola é atualmente o técnico do Manchester City e é um dos nomes mais conhecidos do futebol mundial.

Antigo internacional escocês pede José Mourinho no Rangers: «Rezo para que ele se interesse por um trabalho como este»

Derek Ferguson assumiu que gostava de ver José Mourinho a treinar o Rangers. O antigo médio está a favor do despedimento de Russel Martin.

Sporting treinou nesta terça-feira e Rui Borges chamou 3 jovens para a sessão

O Sporting realizou mais uma sessão de treino nesta terça-feira, com vista à preparação do encontro frente ao Kairat. Lucas Taibo, Salvador Blopa e Rafael Nel foram as novidades.