E agora, presidente?

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

A situação já era insustentável há muito tempo e acaba mesmo por pecar por demasiado tardia. Julen Lopetegui já não é treinador do FC Porto e não deixa, de forma alguma, saudades aos adeptos portistas. Mas desengane-se quem pensa que o problema do treinador espanhol foi a falta de títulos. Não, não foi. Isso foi apenas uma consequência da falta de ideias que a equipa azul-e-branca demonstrava em campo. Felizmente, para Lopetegui, o talento que existe no reino do Dragão ia chegando para aguentar o barco. A ironia? É que o FC Porto de Lopetegui alcançou, há cerca de uma semana e meia, o primeiro lugar da tabela classificativa.

Três jogos sem vencer foi o suficiente para abrir a porta de saída ao treinador espanhol. Uma porta que surgiu já no final da época passada quando o FC Porto não conquistou qualquer título. Julen Lopetegui teimou em manter a porta fechada durante bastante tempo mas a entrada em falso na Liga dos Campeões já deixava antever que o ano poderia ser complicado no reino do Dragão. Poderemos fazer um grande exercício de memória e tentar perceber onde e quando é que o legado de Lopetegui começou a quebrar. Penso, porém, que esta análise acaba por ser bastante pessoal. Muitos irão dizer que nunca apoiaram a contratação de um treinador sem experiência. Outros defenderão que Lopetegui começou a cair quando o FC Porto empatou na Luz na época transata. Enfim… muitos foram os momentos em que Lopetegui, cheio de ilusión, acabou por esgotar a paciência dos adeptos.

Lopetegui já era um homem só no comando dos dragões Fonte: FC Porto
Lopetegui já era um homem só no comando dos dragões
Fonte: FC Porto

Mas a culpa não é só de Lopetegui. Não foi apenas o treinador espanhol que falhou embora este acabe por assumir um protagonismo óbvio. A culpa é também do presidente que decidiu fazer uma aposta pessoal num treinador sem experiência nenhuma para fazer frente a um treinador com demasiada qualidade no campeonato português e que colocava as expetativas pontuais demasiado altas. Foi uma aposta arriscada e que acabou por sair furada. Perante um futebol tão pobre, e independentemente de termos atingido os quartos-de-final da Liga dos Campeões, exigia-se trocas no comando técnico. Estendo a culpa também aos adeptos como já escrevi no meu artigo de opinião.

Pinto da Costa Pedroto
Foi assim há tanto tempo?
Fonte: FC Porto

O reino do Dragão exulta de alegria. Eu ainda estou bastante reticente em relação a esta decisão. Porquê? Não me interpretem mal… é um alívio ver Lopetegui fora do comando técnico do FC Porto! Mas há um problema ainda maior que se coloca neste momento. Quem é que vai querer assumir o comando de um clube que à primeira falha irá exigir a cabeça do treinador? Quem é que vai querer ser treinador do FC Porto sabendo que o público já mal apoia a equipa? E agora, presidente?

 

Foto de Capa: FC Porto

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lesão de Lamine Yamal pode afastá-lo até ao Mundial 2026: Eis os detalhes

Lamine Yamal abandonou o Barcelona x Celta de Vigo por lesão após marcar o único golo da partida. Internacional espanhol não deve voltar antes do final da temporada.

Título da Premier League pode ser decidido nos detalhes: Eis os critérios de desempate

A cinco jornadas do fim, Manchester City e Arsenal disputam o título da Premier League empatados a 70 pontos.

Imprensa inglesa mete Francesco Farioli nos 4 principais alvos do Chelsea que procura novo treinador

Francesco Farioli está na lista do Chelsea para suceder a Liam Rosenior. Técnico do FC Porto é um dos três nomes mais altos na lista dos blues.

Maxi Araújo admite: «Podíamos acabar o ano quase sem nada, mas merecemos isto»

Maxi Araújo analisou a passagem do Sporting à final da Taça de Portugal. Leões vão ao Jamor pelo terceiro ano consecutivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão analisa apuramento do Sporting para a final da Taça de Portugal e desvaloriza cansaço: «Não sinto que estejamos esgotados»

Francisco Trincão analisou a passagem do Sporting à final da Taça de Portugal. Leões vão ao Jamor pelo terceiro ano consecutivo.

Rui Silva admite queixas físicas nos últimos minutos do FC Porto x Sporting: «Na coxa, no gémeo, no tornozelo…»

Rui Silva analisou a passagem do Sporting à final da Taça de Portugal. Leões vão ao Jamor pelo terceiro ano consecutivo.

Nicolás Otamendi, António Silva, Gonçalo Oliveira e Joshua Wynder: eis o ponto de situação sobre os defesas do Benfica

O Benfica tem no centro da defesa a prioridade para começar a delinear o plantel da próxima época. Há quatro nomes em análise.