E agora, presidente?

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

A situação já era insustentável há muito tempo e acaba mesmo por pecar por demasiado tardia. Julen Lopetegui já não é treinador do FC Porto e não deixa, de forma alguma, saudades aos adeptos portistas. Mas desengane-se quem pensa que o problema do treinador espanhol foi a falta de títulos. Não, não foi. Isso foi apenas uma consequência da falta de ideias que a equipa azul-e-branca demonstrava em campo. Felizmente, para Lopetegui, o talento que existe no reino do Dragão ia chegando para aguentar o barco. A ironia? É que o FC Porto de Lopetegui alcançou, há cerca de uma semana e meia, o primeiro lugar da tabela classificativa.

Três jogos sem vencer foi o suficiente para abrir a porta de saída ao treinador espanhol. Uma porta que surgiu já no final da época passada quando o FC Porto não conquistou qualquer título. Julen Lopetegui teimou em manter a porta fechada durante bastante tempo mas a entrada em falso na Liga dos Campeões já deixava antever que o ano poderia ser complicado no reino do Dragão. Poderemos fazer um grande exercício de memória e tentar perceber onde e quando é que o legado de Lopetegui começou a quebrar. Penso, porém, que esta análise acaba por ser bastante pessoal. Muitos irão dizer que nunca apoiaram a contratação de um treinador sem experiência. Outros defenderão que Lopetegui começou a cair quando o FC Porto empatou na Luz na época transata. Enfim… muitos foram os momentos em que Lopetegui, cheio de ilusión, acabou por esgotar a paciência dos adeptos.

Lopetegui já era um homem só no comando dos dragões Fonte: FC Porto
Lopetegui já era um homem só no comando dos dragões
Fonte: FC Porto

Mas a culpa não é só de Lopetegui. Não foi apenas o treinador espanhol que falhou embora este acabe por assumir um protagonismo óbvio. A culpa é também do presidente que decidiu fazer uma aposta pessoal num treinador sem experiência nenhuma para fazer frente a um treinador com demasiada qualidade no campeonato português e que colocava as expetativas pontuais demasiado altas. Foi uma aposta arriscada e que acabou por sair furada. Perante um futebol tão pobre, e independentemente de termos atingido os quartos-de-final da Liga dos Campeões, exigia-se trocas no comando técnico. Estendo a culpa também aos adeptos como já escrevi no meu artigo de opinião.

Pinto da Costa Pedroto
Foi assim há tanto tempo?
Fonte: FC Porto

O reino do Dragão exulta de alegria. Eu ainda estou bastante reticente em relação a esta decisão. Porquê? Não me interpretem mal… é um alívio ver Lopetegui fora do comando técnico do FC Porto! Mas há um problema ainda maior que se coloca neste momento. Quem é que vai querer assumir o comando de um clube que à primeira falha irá exigir a cabeça do treinador? Quem é que vai querer ser treinador do FC Porto sabendo que o público já mal apoia a equipa? E agora, presidente?

 

Foto de Capa: FC Porto

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca garante interesse de Galatasaray em Alan Varela: eis os planos do FC Porto

Alan Varela está na mira do Galatasaray. FC Porto não tem intenção de vender médio argentino neste mercado de inverno.

Rafa Silva continua na mira do Benfica

O Benfica não esquece Rafa Silva. Futuro do avançado português tem sido tema de discussão na Luz e no Besiktas.

Andreas Schjelderup mais perto de trocar Benfica por clube de Itália: eis as novidades

O Parma está otimista em contratar Andreas Schjelderup ao Benfica. Emblema italiano prepara contrato até 2030 para o extremo.

Sporting pensa em empréstimo de Alisson Santos e há tem interessados em Portugal

Emprestar Alisson Santos é uma opção em cima da mesa para o Sporting. Extremo brasileiro tem interessados em Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.