Um clássico acima da média

- Advertisement -

Ponto prévio: a vitória do SL Benfica no clássico foi o resultado mais justo, tendo em conta toda a partida. Disso nem Sérgio Conceição duvidará, ainda que publicamente tenha atribuído pouco mérito ao seu principal rival na luta pelo título de campeão nacional. Os encarnados estudaram melhor a lição e Bruno Lage voltou a demonstrar que prepara o jogo como poucos treinadores em Portugal. Depois de José Mourinho ou Leonardo Jardim, podemos muito bem ter aqui outro treinador com armas suficientes para ter sucesso além-fronteiras.

Lage volta a vencer um clássico porque tem intervenientes de excelência, mas também – e talvez mais importante ainda – porque voltou a ser melhor ao nível da preparação do jogo. Em casa, os dragões tiveram muitas dificuldades para assumir o jogo, e só através de sucessivas transições rápidas nas costas da defesa – quase sempre à procura de Marega – é que conseguiram dar trabalho a uma (muito) jovem defesa encarnada, que continua a subir de nível, jogo após jogo.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mas mais do que o resultado, é importante olhar-se para o jogo. Finalmente podemos olhar e comentar o bom futebol praticado num grande clássico português. Claro que para isto ajuda que à frente dos dois clubes estejam dois treinadores que encararam o jogo de forma positiva: Conceição através da garra e Lage através do método. Duas abordagens perfeitamente válidas e que trazem benefícios para todos. Tal como na meia-final da Taça da Liga, voltámos a ter golos, espetáculo, emoção e, claro, polémica à mistura.

Para já, temos um novo líder, mas ainda há muito para ver. O campeonato está ao rubro e o Futebol português agradece.

Foto de Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica garante renovações de 2 jovens promessas

Anísio Cabral e José Neto vão renovar contrato com o Benfica até 2031. Águias também trabalham no dossiê de Daniel Banjaqui.

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Milão qualifica-se para as meias-finais da Taça de Itália

O Inter Milão bateu o Torino por duas bolas a uma durante a noite desta quarta-feira, em jogo dos quartos de final da Taça de Itália.

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.