Um clássico acima da média

- Advertisement -

Ponto prévio: a vitória do SL Benfica no clássico foi o resultado mais justo, tendo em conta toda a partida. Disso nem Sérgio Conceição duvidará, ainda que publicamente tenha atribuído pouco mérito ao seu principal rival na luta pelo título de campeão nacional. Os encarnados estudaram melhor a lição e Bruno Lage voltou a demonstrar que prepara o jogo como poucos treinadores em Portugal. Depois de José Mourinho ou Leonardo Jardim, podemos muito bem ter aqui outro treinador com armas suficientes para ter sucesso além-fronteiras.

Lage volta a vencer um clássico porque tem intervenientes de excelência, mas também – e talvez mais importante ainda – porque voltou a ser melhor ao nível da preparação do jogo. Em casa, os dragões tiveram muitas dificuldades para assumir o jogo, e só através de sucessivas transições rápidas nas costas da defesa – quase sempre à procura de Marega – é que conseguiram dar trabalho a uma (muito) jovem defesa encarnada, que continua a subir de nível, jogo após jogo.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mas mais do que o resultado, é importante olhar-se para o jogo. Finalmente podemos olhar e comentar o bom futebol praticado num grande clássico português. Claro que para isto ajuda que à frente dos dois clubes estejam dois treinadores que encararam o jogo de forma positiva: Conceição através da garra e Lage através do método. Duas abordagens perfeitamente válidas e que trazem benefícios para todos. Tal como na meia-final da Taça da Liga, voltámos a ter golos, espetáculo, emoção e, claro, polémica à mistura.

Para já, temos um novo líder, mas ainda há muito para ver. O campeonato está ao rubro e o Futebol português agradece.

Foto de Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix elogiado pela imprensa espanhola: «Não se enganou ao escolher a Arábia Saudita»

João Félix foi elogiado por parte da imprensa espanhola. O internacional português está na sua época de estreia pelo Al Nassr.

André Villas-Boas revela reação de Francesco Farioli ao abordar vinda de Thiago Silva: «Ficou encantado»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre a contratação de Thiago Silva. «Uma oportunidade de mercado que queríamos abraçar», referiu.

André Villas-Boas aborda vários temas à volta de Francesco Farioli: «Treinador à Porto»

André Villas-Boas recordou o primeiro contacto com Francesco Farioli e falou sobre a sua chegada e mercado de inverno, com elogios à mistura.

Thierry Henry com vários elogios para a Seleção Nacional: «É preciso respeitar essa equipa»

Thierry Henry deixou vários elogios à Seleção Nacional. «Acho que é preciso respeitar essa equipa», referiu o antigo avançado francês.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva e o empate do Manchester City: «Foi uma noite frustrante»

Bernardo Silva analisou o desfecho do Everton x Manchester City. Internacional português abordou ainda a tabela da Premier League.

Benfica define plano para a baliza: Anatoliy Trubin aberto a propostas

Tanto o Benfica como Anatoliy Trubin estão dispostos a ouvir propostas no mercado de verão. André Gomes poderá fazer parte do plantel encarnado em 2026/27.

Rodrigo Zalazar sonha com a final da Liga Europa pelo Braga e deixa garantia: «Vamos dar tudo»

Rodrigo Zalazar sonha com a presença do Braga na final da Liga Europa. O uruguaio promete entrega total na segunda mão frente ao Friburgo.