Estes são os jogos que decidem campeonatos

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Difícil. Muito difícil. É assim que, em poucas palavras, vejo a receção ao Vitória de Setúbal de José Couceiro. Por dois motivos: o Vitória de Setúbal é uma boa equipa e o FC Porto está desgastado do jogo de 4.ª feira, sobretudo, fisicamente.

Porque é que o VSF é uma boa equipa? Porque tem um bom treinador, porque sabe ter bola, porque sabe defender bem, porque tem um jogador chamado Frederico Venâncio (talvez o defesa central português em melhor forma na Liga NOS e um dos que tem mais qualidade), porque tem um bom meio-campo (João Amaral, João Carvalho, Costinha, Nuno Santos, etc..), porque tem jogadores experientes na frente (Meyong e Edinho) e porque tem um bom guarda-redes, Bruno Varela.

Esta boa equipa travou o SL Benfica, na 19ª jornada, e travou o FC Porto, na 9.ª jornada. Como? Eficácia ofensiva, qualidade no processo defensivo e não se limitar a apenas defender sem bola. Curiosamente, após vencer o Benfica, o Vitória nunca mais ganhou e somou 4 derrotas e 2 empates. Contudo, um dos empates foi com o SC Braga. Esta é uma boa notícia para o FC Porto, assim como também é o facto do VSFC já ter garantido os históricos “30 pontos”. Mas não se deve tomar isso como sinal de jogo fácil, pois na minha opinião não vai ser.

Soares deve ser titular frente ao Vitória FC Fonte: FC Porto
Soares deve ser titular frente ao Vitória FC
Fonte: FC Porto

A outra razão para termos um jogo difícil é o cansaço, que vai haver e que vai prejudicar.  O cansaço de Champions é um fator importante, que neste caso ainda é mais pelo desgaste extra que é jogar com 10 mais de metade do jogo.

Apesar de tudo isso, é obrigatório ganhar. Obrigatório porque já falhámos uma vez contra eles e as boas equipas não repetem os erros, porque estes jogos decidem campeonatos, e pela pressão extra que coloca no adversário direto, o SL Benfica. Afinal de contas, quem é que consegue evitar pensar que ganhar a quem ganhou ao rival é ganhar ao rival? Quase ninguém, e com certeza muitos jogadores do SL Benfica vão matutar no assunto. Muita gente diz que Kelvin decidiu o último tricampeonato do FCP, mas a verdade é que não foi ele. O SL Benfica perdeu aquele campeonato no jogo com o Estoril, Kelvin só deu o golpe final. Tudo isto faz este jogo muito importante. Tudo isto faz com que eu tenha muita vontade que o FCP ganhe amanhã.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por: Patrícia Nel

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há data para o regresso de Oskar Pietuszewski a Portugal

Oskar Pietuszewski regressa a Portugal na manhã da próxima quinta-feira. O extremo de 17 anos esteve na Polónia a realizar os exames finais do ensino secundário.

Carlos Vicens não desfaz dúvida em relação a Ricardo Horta: «Teremos de ser cautelosos»

Carlos Vicens não garantiu que Ricardo Horta possa ser utilizado na partida contra o Friburgo, para a Europa League.

João Moutinho antevê Friburgo x Braga: «Teremos um grande desafio pela frente»

João Moutinho marcou presença na sala de imprensa do Europa Park Stadion, para fazer a antevisão do Friburgo x Braga.

João Moutinho responde ao Bola na Rede: «O meu jogo é tentar fazer o melhor para ajudar o Braga»

João Moutinho respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, na antevisão ao jogo entre o Braga e o Friburgo, relativo à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Jamie Carragher entre os parabéns ao Arsenal e o ataque ao Atlético Madrid: «Tentaram artes obscuras, mas não ofereceram nada»

Jamie Carragher parabenizou o Arsenal e teceu duras críticas ao Atlético Madrid. Antigo defesa criticou equipa de Diego Simeone.

Arsenal dá a conhecer decisão tomada em março quanto ao futuro de Mikel Arteta depois do apuramento para a final da Champions League

Mikel Arteta vai continuar no Arsenal. Técnico receberá novo contrato no verão, uma decisão já tomada há dois meses.

Unai Emery na antevisão ao Aston Villa x Nottingham Forest da meia-final da Europa League: «Era um sonho atingir outra final e acredito que...

Unai Emery realizou a antevisão ao Aston Villa x Nottingham Forest, referente à segunda mão da meia-final da Europa League.