Estes são os jogos que decidem campeonatos

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Difícil. Muito difícil. É assim que, em poucas palavras, vejo a receção ao Vitória de Setúbal de José Couceiro. Por dois motivos: o Vitória de Setúbal é uma boa equipa e o FC Porto está desgastado do jogo de 4.ª feira, sobretudo, fisicamente.

Porque é que o VSF é uma boa equipa? Porque tem um bom treinador, porque sabe ter bola, porque sabe defender bem, porque tem um jogador chamado Frederico Venâncio (talvez o defesa central português em melhor forma na Liga NOS e um dos que tem mais qualidade), porque tem um bom meio-campo (João Amaral, João Carvalho, Costinha, Nuno Santos, etc..), porque tem jogadores experientes na frente (Meyong e Edinho) e porque tem um bom guarda-redes, Bruno Varela.

Esta boa equipa travou o SL Benfica, na 19ª jornada, e travou o FC Porto, na 9.ª jornada. Como? Eficácia ofensiva, qualidade no processo defensivo e não se limitar a apenas defender sem bola. Curiosamente, após vencer o Benfica, o Vitória nunca mais ganhou e somou 4 derrotas e 2 empates. Contudo, um dos empates foi com o SC Braga. Esta é uma boa notícia para o FC Porto, assim como também é o facto do VSFC já ter garantido os históricos “30 pontos”. Mas não se deve tomar isso como sinal de jogo fácil, pois na minha opinião não vai ser.

Soares deve ser titular frente ao Vitória FC Fonte: FC Porto
Soares deve ser titular frente ao Vitória FC
Fonte: FC Porto

A outra razão para termos um jogo difícil é o cansaço, que vai haver e que vai prejudicar.  O cansaço de Champions é um fator importante, que neste caso ainda é mais pelo desgaste extra que é jogar com 10 mais de metade do jogo.

Apesar de tudo isso, é obrigatório ganhar. Obrigatório porque já falhámos uma vez contra eles e as boas equipas não repetem os erros, porque estes jogos decidem campeonatos, e pela pressão extra que coloca no adversário direto, o SL Benfica. Afinal de contas, quem é que consegue evitar pensar que ganhar a quem ganhou ao rival é ganhar ao rival? Quase ninguém, e com certeza muitos jogadores do SL Benfica vão matutar no assunto. Muita gente diz que Kelvin decidiu o último tricampeonato do FCP, mas a verdade é que não foi ele. O SL Benfica perdeu aquele campeonato no jogo com o Estoril, Kelvin só deu o golpe final. Tudo isto faz este jogo muito importante. Tudo isto faz com que eu tenha muita vontade que o FCP ganhe amanhã.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por: Patrícia Nel

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave x Sporting: Luis Suárez bisa na partida e assina o 4-0 na primeira parte

O Rio Ave recebe o Sporting na 4.ª jornada da Primeira Liga. Luis Suárez apontou o quarto golo da equipa de Rui Borges.

Cristiano Ronaldo decisivo dá vitória ao Al Nassr frente ao Al Taawon: Eis os resultados do dia na Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo marcou o golo da vitória do Al Nassr sobre o Al Taawon por duas bolas a uma no campeonato da Arábia Saudita.

Conrad Harder na rota do Sevilha: Eis os detalhes sobre o futuro do ex-Sporting

O Sevilha está a negociar o empréstimo do jovem avançado dinamarquês Conrad Harder, antigo jogador do Sporting que pertence atualmente ao Leipzig.

Geny Catamo e Luis Suárez dilatam vantagem do Sporting frente ao Rio Ave

O Rio Ave recebe o Sporting na 4.ª jornada da Primeira Liga. Geny Catamo dilatou a vantagem dos leões ao minuto 19'.

PUB

Mais Artigos Populares

Flávio Gonçalves coloca Sporting em vantagem em Vila do Conde

O Rio Ave recebe o Sporting na 4.ª jornada da Primeira Liga. Flávio Gonçalves inaugurou o marcador a favor dos leões.

Leiria bate Tondela por 2-0 no único jogo do dia na Segunda Liga

O Leiria recebeu e venceu o Tondela por dois a zero, com golos de Fernandez e Ondo na segunda parte do encontro.

Hat-trick de ex-Famalicão na vitória do Racing Santander sobre o Elche de Martín Anselmi

O ex-Famalicão Zabiri assinou um hat-trick na vitória do Racing Santander sobre o Elche de Martín Anselmi por três bolas a duas.