Estes são os jogos que decidem campeonatos

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Difícil. Muito difícil. É assim que, em poucas palavras, vejo a receção ao Vitória de Setúbal de José Couceiro. Por dois motivos: o Vitória de Setúbal é uma boa equipa e o FC Porto está desgastado do jogo de 4.ª feira, sobretudo, fisicamente.

Porque é que o VSF é uma boa equipa? Porque tem um bom treinador, porque sabe ter bola, porque sabe defender bem, porque tem um jogador chamado Frederico Venâncio (talvez o defesa central português em melhor forma na Liga NOS e um dos que tem mais qualidade), porque tem um bom meio-campo (João Amaral, João Carvalho, Costinha, Nuno Santos, etc..), porque tem jogadores experientes na frente (Meyong e Edinho) e porque tem um bom guarda-redes, Bruno Varela.

Esta boa equipa travou o SL Benfica, na 19ª jornada, e travou o FC Porto, na 9.ª jornada. Como? Eficácia ofensiva, qualidade no processo defensivo e não se limitar a apenas defender sem bola. Curiosamente, após vencer o Benfica, o Vitória nunca mais ganhou e somou 4 derrotas e 2 empates. Contudo, um dos empates foi com o SC Braga. Esta é uma boa notícia para o FC Porto, assim como também é o facto do VSFC já ter garantido os históricos “30 pontos”. Mas não se deve tomar isso como sinal de jogo fácil, pois na minha opinião não vai ser.

Soares deve ser titular frente ao Vitória FC Fonte: FC Porto
Soares deve ser titular frente ao Vitória FC
Fonte: FC Porto

A outra razão para termos um jogo difícil é o cansaço, que vai haver e que vai prejudicar.  O cansaço de Champions é um fator importante, que neste caso ainda é mais pelo desgaste extra que é jogar com 10 mais de metade do jogo.

Apesar de tudo isso, é obrigatório ganhar. Obrigatório porque já falhámos uma vez contra eles e as boas equipas não repetem os erros, porque estes jogos decidem campeonatos, e pela pressão extra que coloca no adversário direto, o SL Benfica. Afinal de contas, quem é que consegue evitar pensar que ganhar a quem ganhou ao rival é ganhar ao rival? Quase ninguém, e com certeza muitos jogadores do SL Benfica vão matutar no assunto. Muita gente diz que Kelvin decidiu o último tricampeonato do FCP, mas a verdade é que não foi ele. O SL Benfica perdeu aquele campeonato no jogo com o Estoril, Kelvin só deu o golpe final. Tudo isto faz este jogo muito importante. Tudo isto faz com que eu tenha muita vontade que o FCP ganhe amanhã.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por: Patrícia Nel

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.