fc porto cabeçalho

Difícil. Muito difícil. É assim que, em poucas palavras, vejo a receção ao Vitória de Setúbal de José Couceiro. Por dois motivos: o Vitória de Setúbal é uma boa equipa e o FC Porto está desgastado do jogo de 4.ª feira, sobretudo, fisicamente.

Porque é que o VSF é uma boa equipa? Porque tem um bom treinador, porque sabe ter bola, porque sabe defender bem, porque tem um jogador chamado Frederico Venâncio (talvez o defesa central português em melhor forma na Liga NOS e um dos que tem mais qualidade), porque tem um bom meio-campo (João Amaral, João Carvalho, Costinha, Nuno Santos, etc..), porque tem jogadores experientes na frente (Meyong e Edinho) e porque tem um bom guarda-redes, Bruno Varela.

Esta boa equipa travou o SL Benfica, na 19ª jornada, e travou o FC Porto, na 9.ª jornada. Como? Eficácia ofensiva, qualidade no processo defensivo e não se limitar a apenas defender sem bola. Curiosamente, após vencer o Benfica, o Vitória nunca mais ganhou e somou 4 derrotas e 2 empates. Contudo, um dos empates foi com o SC Braga. Esta é uma boa notícia para o FC Porto, assim como também é o facto do VSFC já ter garantido os históricos “30 pontos”. Mas não se deve tomar isso como sinal de jogo fácil, pois na minha opinião não vai ser.

Soares deve ser titular frente ao Vitória FC Fonte: FC Porto
Soares deve ser titular frente ao Vitória FC
Fonte: FC Porto

A outra razão para termos um jogo difícil é o cansaço, que vai haver e que vai prejudicar.  O cansaço de Champions é um fator importante, que neste caso ainda é mais pelo desgaste extra que é jogar com 10 mais de metade do jogo.

Anúncio Publicitário

Apesar de tudo isso, é obrigatório ganhar. Obrigatório porque já falhámos uma vez contra eles e as boas equipas não repetem os erros, porque estes jogos decidem campeonatos, e pela pressão extra que coloca no adversário direto, o SL Benfica. Afinal de contas, quem é que consegue evitar pensar que ganhar a quem ganhou ao rival é ganhar ao rival? Quase ninguém, e com certeza muitos jogadores do SL Benfica vão matutar no assunto. Muita gente diz que Kelvin decidiu o último tricampeonato do FCP, mas a verdade é que não foi ele. O SL Benfica perdeu aquele campeonato no jogo com o Estoril, Kelvin só deu o golpe final. Tudo isto faz este jogo muito importante. Tudo isto faz com que eu tenha muita vontade que o FCP ganhe amanhã.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por: Patrícia Nel

Comentários